sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Qual o melhor motor: turbo ou aspirado?

A compra de um novo veículo implica em escolhas. Não apenas temos que decidir entre as necessidades para escolher esse ou aquele modelo, mas também considerar o combustível, eficiência energética, como também outras alternativas que vamos comentar em nosso artigo.

Para quem acompanhar as novidades dos fabricantes automotivos, é cada vez maior a presença dos motores turbo, enquanto os aspirados começam a perder espaço.

- Publicidade -

Nos últimos anos, as regulamentações principalmente na Europa começaram a ser mais rigorosas em termos de emissões de poluentes dos veículos. Por esse motivo, os fabricantes tiveram que continuar oferecendo a mesma potência, mas com menos poluição.

Neste contexto, a tendência tem sido substituir os motores aspirados que eram utilizados, por motores mais modernos e eficientes (superalimentados ou turboalimentados).

Essa tendência não se estende apenas a modelos mais esportivos, é cada vez maior nos modelos oferecidos no Brasil, por exemplo o Chevrolet Onix, um dos mais vendidos em nosso mercado, tem motorização turbo. Já a Peugeot acaba de lançar o Novo 208 com motor aspirado. Então, quais as diferenças entre um motor turbo e um aspirado?

- Publicidade -

Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape.

Isso significa que nos motores mais modernos, a pressão aumenta entre 0,5 e 1,5 bar em relação à pressão atmosférica.

Tendo em conta o funcionamento de um motor e outro, certas diferenças podem ser estabelecidas:

- Publicidade -

Os motores turbo precisam de uma manutenção muito mais completa que os aspirados, já que trabalham a temperaturas mais altas e, se ocorrer uma avaria, o reparo será relativamente mais caro.

Fundamentalmente deve-se dar atenção especial às trocas de óleo para assegurar que todas as partes do motor estejam perfeitamente lubrificadas e operem sem qualquer problema.

O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais rápida.

No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente.

Em um motor convencional, para alcançar a aceleração máxima, você deve usar a mudança de marcha para chegar ao limite. Isto não acontece com um aspirado, onde é possível dirigir com folga suficiente em marchas longas.

No consumo também encontramos diferenças notáveis entre um motor e outro. De fato, uma das grandes vantagens que os fabricantes geralmente comunicam é a redução do consumo que é obtida com um motor turbo.

Esta afirmação tem certas nuances, já que é verdade que um consumo menor comparado com um aspirado é alcançado se a mesma potência e certas situações forem levadas em consideração.

No entanto, se constantemente submetemos o motor turbo a velocidade máxima, o custo do combustível será maior. Por outro lado, os motores aspirados não são muito suscetíveis à aceleração, o que reflete um consumo menor na potência máxima se comparado a um turbo.

Concentrando-se na confiabilidade, de maneira geral não são encontradas grandes distinções, exceto pelo fato de que o motor aspirado inclui uma peça a menos, a turbina e, com isso, um componente a menos que pode quebrar. Além disso, os motores turbo incluem um reforço para que suportem a alta pressão criada ao funcionar.

Ao dirigir um veículo que possui um motor turbo, você perceberá como a direção é muito mais agressiva e energética. No caso dos aspirados, a sensação é muito diferente, pois oferece uma maior suavidade.

Como os motores turbo estão cada vez mais presentes, você deve levar em conta que se diferenciam em dos tipos: fixos e variáveis.

Um turbo compressor variável é responsável por dosar a quantidade de gases de escape que passam pela turbina e, consequentemente, regula a pressão do turbo. Esse aspecto influencia positivamente a resposta e o desempenho oferecidos ao motor.

A busca por mais eficiência energética, menores emissões de poluentes e a manutenção do prazer da condução, sem perder durabilidade, confiabilidade e disponibilidade do veículo faz com que os motores turbo levem vantagem na briga atual com os aspirados.

Mecânica Online

Volvo Cars – 09 de outubro de 2020. Um dia que vai entrar para a história da Volvo Cars Brasil. A marca sueca ultrapassou chegou à segunda posição em vendas no segmento Premium no acumulado de 2020. No total, a Volvo emplacou 5.171 carros até o momento no Brasil, chegando à marca de 15,9% de share no segmento Premium.

Nitrogênio como opção para calibragem. Vale mesmo a pena? – Análise da Continental Pneus revela que embora seja fato que o nitrogênio traz vantagens sobre o ar comprimido devido às suas características físico-químicas, é bastante comum ele acabar por atrapalhar ao invés de ajudar a conservar os pneus. Um bom hábito de calibração garante que os pneus desempenhem suas funções da melhor forma possível, independentemente de ser nitrogênio ou ar comprimido.

Óleo ideal – A troca de óleo é uma manutenção constante em carros e motos. Para facilitar esse processo, a YPF Brasil, acaba de lançar o aplicativo Meu óleo ideal. A plataforma indica o produto correto para cada veículo, além de informar o ponto de venda mais próximo, para que o consumidor ou trocador possam realizar a manutenção de forma adequada.

==============================================
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn