Na apresentação do plano estratégico Renaulution do Groupe Renault, a Renault levantou o véu sobre a sua estratégia para os próximos cinco anos e além. Com a Renaulution, a marca Renault abraça as mudanças do mercado automotivo.
Com sua “Nouvelle Vague”, a Renault trará modernidade na indústria automotiva ao se tornar uma marca de tecnologia, serviços e energia limpa.
A Renault manterá sua liderança na transição energética por meio de solução eletrificada e de hidrogênio, oferecendo a mistura mais verde da Europa até 2025.
Quanto à tecnologia, a Renault alavancará o “Software République”, um ecossistema aberto dedicado a software, dados, cibersegurança e microeletrônica. Isso abastecerá a linha da Renault com serviços conectados. O valor virá de uma melhor distribuição do mix em favor do segmento C.
Argumentos decisivos em apoio – A inovação está no coração da marca Renault há 120 anos. A marca tem ativos fortes para substanciar sua ambição de ser a ‘Nouvelle Vague’.
A Renault é líder no mercado europeu de veículos elétricos com mais de 10 anos de profunda experiência em mobilidade elétrica, serviços e mais de 300.000 veículos vendidos.
A Renault também inventou o E-TECH, uma tecnologia híbrida que inclui mais de 150 patentes e que se baseia na experiência elétrica e na F1 da marca.
A Fábrica de Software reúne mais de 1000 engenheiros especializados em software, dados e serviços em nuvem, que logo se juntarão a muitos outros.
Uma unidade industrial única, a Re-fábrica de Flins, a primeira fábrica de economia circular específica para mobilidade da Europa, também incorpora a modernidade da Renault.
O novo R5 é a Nouvelle Vague: está fortemente ligado à sua história, mas é o futuro, tornando os carros elétricos populares.
Três campos de competitividade
A Renault irá evoluir para:
– uma marca de tecnologia , com uma abordagem de ecossistema que visa criar OEMs e fornecedores de mobilidade de próxima geração líderes mundiais. Este ecossistema chamado “Software République” permitirá que a Renault, outros membros fundadores e futuros parceiros desenvolvam expertise conjunta, construam know-how europeu e defendam nossa soberania em tecnologias-chave, de big data a eletrônica. Também permitirá à Renault equipar seus veículos com os principais sistemas de inteligência artificial e segurança cibernética.
– uma marca Serviço , que oferece a melhor conectividade e serviços de alta tecnologia integrados nativamente em nossos veículos. Em 2022, a Renault apresentará My Link, um novo sistema de infoentretenimento com Google integrado. A Renault será a primeira montadora a trazer os serviços do Google para carros de massa.
Tornando-se mais inteligentes a cada dia, nossos veículos vão ganhando valor com o tempo. Eles também viverão mais. Além disso, a Renault vai tentar quebrar o ciclo consumista e gerar valor até o fim da vida útil dos veículos, tudo graças à sua Re-Factory em Flins (França).
A planta irá recondicionar mais de 100.000 carros usados por ano, reaproveitar Diesel LCV e convertê-los em biogás e EV puro.
A Renault também tem uma clara vantagem no que diz respeito à segunda vida e ao fim da vida das baterias. O controle dessas partes da cadeia de valor tem potencial para gerar novos business cases e valor.
– uma marca Clean Energy , tornando-se líder na transição energética. Desafiando os líderes nos mercados híbridos graças à sua revolucionária tecnologia E-TECH, a Renault manterá sua liderança no mercado elétrico com novas famílias de produtos baseadas em nossas duas plataformas elétricas dedicadas CMF-EV e CMF-B EV. A marca também oferecerá soluções completas de hidrogênio prontas para o mercado para LCVs. A meta é atingir o mix mais verde do mercado europeu.
Quanto ao alcance, a Renault fará um double-down tanto na eletrificação quanto na melhoria do mix. Uma linha reposicionada ajudará a marca a reconquistar seu assento dianteiro no segmento C, ao mesmo tempo que reforça sua liderança no segmento B. Até 2025 serão lançados 14 modelos (7 elétricos e 7 veículos C / D) com a ambição de que os segmentos superiores respondam por 45% das vendas até o mesmo ano.
Em 2025, a Renault lançará 14 veículos principais. 7 serão totalmente elétricos e 7 no segmento C / D. Todos os nossos novos modelos terão uma versão elétrica ou híbrida.
Renault 5 Prototype: o renascimento de um carro de culto, mais moderno do que nunca – A alma de uma marca está em suas raízes. Sem cair no passado, ela tem que se reconectar a ele e buscar inspiração para encontrar o espírito dos tempos gloriosos.
Esse é o papel do Protótipo Renault 5, mostrar que a Renault vai democratizar o carro elétrico na Europa com uma abordagem moderna ao carro popular e essencial.
O protótipo do Renault 5 é um carro urbano bonito, do tamanho de um alfinete, que leva um dos sucessos atemporais da Renault para o futuro com um toque moderno, 100% elétrico.
A Renault apresenta o protótipo Renault 5, mostrando o que a Renaulution significa quando se trata de produto.
Manteve o lado divertido, anticrise e travesso, com reflexos amarelos. A equipe de design de Gilles Vidal foi inspirada por um modelo cult do passado da Renault, mundialmente conhecido, o R5. O protótipo do Renault 5 possui características fortes do design original. A abordagem moderna também é evidente nos acabamentos e materiais escolhidos.
O R5 é imediatamente reconhecível, mas graças a um tratamento moderno de linhas e superfícies niveladas com detalhes futuristas (luzes, face frontal …), o resultado está decididamente no espírito dos tempos atuais.
Os elementos de estilo retirados do design original de uma forma moderna escondem funções muito modernas: a entrada de ar do capô esconde a escotilha de carregamento, as luzes traseiras incluem flaps aerodinâmicos e os faróis de nevoeiro no pára-choque são luzes diurnas. Há até um aceno ao original ‘5’ na grade lateral, nas rodas e no logotipo traseiro.
A frente e o teto têxtil retirado do mundo dos móveis estão cheios de ‘charme francês’, um toque de travessura, personagem que puxa as cordas do coração. Os logotipos dianteiro e traseiro acendem-se, dando ‘vida’ ao carro. A bandeira francesa nos retrovisores para sublinhar o lado “inventado na França” do veículo.