A carga tributária brasileira é algo fora do comum quando comparamos com os demais mercados, e quando o assunto é automóvel a situação é ainda pior.
Durante uma coletiva de imprensa, o presidente da Volkswagen do Brasil e América Latina, Pablo Di Si, apontou que reduzir o imposto na cadeia automotiva é o principal caminho da indústria, afirmando que 54% do valor de um automóvel no Brasil é apenas imposto.
“Queremos um País industrializado? Não falo só do setor automobilístico. Qual o futuro da indústria no Brasil? Vejo coisas na contramão, por exemplo, o aumento de impostos no Estado de São Paulo”, comentou Di Si durante a live.
Considerando a informação da alta carga tributária no setor automotivo, quanto custariam os principais modelos da Volks sem esses abusivos impostos?
O utilitário esportivo mais vendido da Volkswagen, o T-Cross passou por consecutivos aumentos de preço no ano passado e sua versão de entrada, ainda com câmbio manual, custa cerca de R$ 97.490. Quem optar por câmbio automático, irá gastar mais de R$ 100 mil.
Utilizando como exemplo a versão 200 TSI, de 116 cv e câmbio automático de 6 velocidades, que atualmente custa R$ 105.490, custaria R$ 48.525 sem os 54% em impostos. Ou seja, o equivalente ao preço de um Renault Kwid.
Outro modelo de sucesso da Volks é o Nivus. A verão Highline 200 TSI 128 cv Aut. 6 velocidades com função Tiptronic Total Flex 5 portas tem preço sugerido de R$ 104.090. Sem os 54% de impostos: R$ 47.881,40.
Quem procura um bom veículo para frota ou locadoras, o Volkswagen Gol ainda tem vida nesse segmento e foi o quinto mais vendido em 2020 no Brasil. Seu preço é de R$ 54.150, na versão 1.0 com motor 1.0 três cilindros de até 75 cv com câmbio manual. Sem impostos inclusos, o valor diminui para aproximadamente R$ 24.909.