A PPG (NYSE:PPG) acaba de divulgar seu relatório de popularidade de cores automotivas de 2020, indicando que tons de azul continuam a crescer em popularidade. O azul subiu para 9% da participação global de cores – um aumento de 1% em relação a 2019.
A tendência reforça a previsão de cores automotivas da PPG em 2019, que antecipava que as vendas de automóveis azuis aumentariam nos próximos quatro anos. Os especialistas da PPG acreditam que a pandemia de Covid-19 provavelmente aumentará ainda mais a preferência pela cor.
“A COVID-19 fez com que consumidores se concentrassem em seus desejos e prioridades”, afirma Misty Yeomans, gerente de estilização de cores da PPG para as Américas. “O azul é uma cor otimista e reconfortante, que transmite confiança, confiabilidade, segurança, recuperação e esperança. Também está associado à natureza, limpeza e tecnologia voltada para o futuro”.
Embora o azul tenha se mantido estável na maioria das regiões, houve um aumento de 1% nos mercados da Ásia-Pacífico, representando praticamente todo o crescimento global da cor. Na América do Norte, o azul detinha 10% da participação nas cores, mas se tornou ainda mais popular em minivans, carros compactos e carros esportivos. O azul já responde por 15% do segmento de carros esportivos da região.
Na Europa, o azul ocupa 11% do mercado. As vendas de veículos azuis de luxo, de médio porte e subcompactos cresceram 1% em todo o continente no ano passado. Na China, a compra de veículos subcompactos azuis aumentou 4% e de carros azuis de médio porte 2%, porém, a preferência pela cor caiu 6% nas minivans.
À medida que o movimento em direção ao azul continua, Yeomans espera que a cor apareça em tons mais vívidos ou dessaturados, tons luxuosos das profundezas do mar e tons com uma leve influência de turquesa.
“Tons azul-água de inspiração digital combinam versatilidade com uma sensação de juventude e um espírito novo”, explica Yeomans. “O surgimento do mercado de veículos elétricos (EV) também impulsionará o crescimento de tons vibrantes e efeitos interessantes, como cores mutáveis. Também estamos vendo o azul ser utilizado mais amplamente em acabamentos, logotipos e outras aplicações em acessórios”.
A demanda do consumidor e a necessidade de acomodar tecnologias de direção autônoma ajudaram o branco a permanecer a cor mais popular do mundo. Enquanto a preferência pelos tons de branco caiu 1% em relação a 2019, os tons sólidos e metálicos da cor atingiram 34% dos carros comprados em todo o mundo em 2020, de acordo com o relatório da PPG. Isso foi verificado em 41% dos automóveis da região Ásia-Pacífico, um aumento de 1% em relação a 2019, e 36,5% na América do Sul, onde a demanda caiu 2,5%. Na América do Norte, o branco metálico saltou substancialmente no segmento de carros de luxo, de 21% no ano anterior para 38% em 2020.
“Os tons de branco também refletem o desejo dos consumidores por simplicidade refinada e versatilidade em tempos turbulentos”, explica Yeomans. “Além dos brancos perolados e metálicos, já muito populares, antecipamos uma nova dimensão de estilos em branco no mercado automotivo, criando um toque aconchegante e sofisticado, tais como tons cremosos de marfim ou tons ósseos e efeitos cerâmicos. O branco também é altamente compatível com as emergentes tecnologias de radar e LiDAR, possibilitando os veículos autônomos”.
Combinados, os tons de verde, azul e outros tons naturais representaram 16% da participação global de cores automotivas. Esse número é consistente em todas as regiões, exceto na América do Sul, onde o branco, o prata, o preto e o cinza praticamente eliminam esses tons.
“O vermelho é uma cor consistente e um importante segmento no mercado automotivo, mantendo-se estável em 8% mundialmente”, afirma Yeomans. “Essa cor ganhará um novo impulso com as inovações de EVs devido à sua natureza de destaque e sua associação com modelos esportivos. Ano após ano, vemos maior interesse em tons vermelho cromáticos intensos”.
Mantendo-se estável em 18% em comparação a 2019, o preto manteve sua popularidade como cor central devido à sua versatilidade e potencial de design dramático.
“Efeitos e acabamentos que incorporam tons de preto permitem revelações artísticas na maneira como as cores se combinam, destacando tons ocultos e adicionando um toque dramático às possibilidades de novos pigmentos e acabamentos desenvolvidos nessa família de cores”, conclui Yeomans.
Globalmente, uma ligeira diminuição na popularidade do prata foi equilibrada por um aumento correspondente na preferência pelo cinza. Os tons de prata caíram de 15% em 2019 para 12% em 2020. Os tons de cinza aumentaram de 10% para 12% no mesmo período.
A PPG prevê que o cinza permanecerá uma cor básica popular para os estilistas automotivos, impulsionados pelo ressurgimento de materiais de concreto e pedra, além do apelo contínuo dos tons de cerâmica e metal. A paleta do cinza mudará para tons mais quentes com influências do castanho, enquanto tons de cinza flexionados em azul manterão sua modernidade.
A influência da natureza também será aparente nos estilos prateados, de acordo com os especialistas da PPG. Tons mais quentes e mais orgânicos refletirão ainda mais as preferências atuais dos consumidores, ao mesmo tempo que se alinham com a natureza altamente compatível dos tons mais claros, incluindo os tons de branco, com as novas tecnologias de radar e LiDAR.
Como a PPG cobre mais superfícies do que qualquer outra empresa, e suas cores de tinta são distribuídas em mais de 70 países, o desenvolvimento das tendências de cores é um esforço global e intercultural. A colaboração entre mais de 20 especialistas em cores da PPG proporciona a criação das tendências de cores da empresa e as preferências do consumidor, resultando em uma voz unificada no direcionamento das cores.
Os estilistas de cores da PPG em todo o mundo são especializados nos setores que envolvem eletrônicos, arquitetura, automotivo e aeroespacial. Esses especialistas analisam o comportamento do consumidor, as tendências de materiais de construção, as preferências de bem-estar e muito mais para realizar uma previsão acurada de cores, ressoando e refletindo as atuais preferências do consumidor, abrangendo culturas, regiões e mercados.