PSA Peugeot Citroën vendeu 2,939 milhões de veículos, um crescimento de 4,3% em relação a 2013.
Progressão dos resultados do Grupo em um mercado em crescimento, porém ainda frágil
– As vendas do Grupo totalizaram 1 761 000 unidades na Europa, crescendo +8,1% em relação a 2013.
O crescimento do Grupo na Europa reflete a boa aceitação do PEUGEOT 308, eleito carro do ano 2013, com 56 900 unidades vendidas, assim como os resultados positivos do CITROËN C4 Cactus.
– Os emplacamentos da PEUGEOT progrediram 6,2 %, com 952 000 unidades. A modernidade e a coerência da gama, associadas à exigência de qualidade do serviço, reforçaram a atratividade da marca, propiciando, com a aplicação do net pricing pelas redes de distribuição, um crescimento robusto e rentável. Indicador de referência, a PEUGEOT progrediu 0,3 ponto no canal de vendas a particulares.
– A CITROËN, que privilegiou os canais de distribuição mais rentáveis, cresceu acima do mercado, fechando em 7,2 %. Resultado: 689 000 emplacamentos e aumento da participação no mercado nos principais países (França, Grã-Bretanha, Espanha e Alemanha). Essa dinâmica é fruto de uma bem-sucedida ofensiva em termos de produto, com destaque para o Novo C4 Picasso, líder europeu dos monovolumes (120 000 vendas em 2014), e do sucesso dos 3 lançamentos do ano: Novo Jumper em abril (31 000 vendas), Novo C1 (41 000 vendas) e C4 Cactus (42 000 vendas) em junho.
– A DS efetuou 85 900 vendas, focando nos canais de venda mais rentáveis de modo a preservar, no longo prazo, o valor residual de seus modelos. 61 pontos de venda dedicados (58 DS SALON e 3 DS STORE) foram abertos até hoje. O ano de 2014 foi marcado por uma oferta tecnológica reforçada, com destaque para seis novas motorizações e uma nova assinatura luminosa Xenon Full LED.
Região China & Sudeste Asiático
Novos recordes de vendas na China para as três marcas PEUGEOT, CITROËN e DS: o país torna-se o primeiro mercado do Grupo PSA
– O mercado chinês teve um novo e significativo aumento, com um crescimento de +11,5%. As vendas do Grupo totalizaram 734 000 unidades, com uma participação no mercado de 4,4%, ante 3,6% em 2013.
– A PEUGEOT vendeu 386 565 unidades na China, estabelecendo um novo recorde anual, com uma progressão de 43,1% de suas vendas, a maior entre o top 20 do mercado. Os PEUGEOT 3008 e 2008 foram bastante beneficiados com o crescimento do segmento SUV, realizando um terço das vendas da Dongfeng PEUGEOT. No segmento C (52 % do mercado VP chinês) o lançamento do novo PEUGEOT 408 foi bem-sucedido, com 30 943 vendas efetuadas em quatro meses. Além disso, a Marca promoveu o desenvolvimento de sua rede, com 100 novas concessionárias em 2014.
– A CITROËN também teve um crescimento superior ao do mercado, registrando uma progressão de 14,3% e obtendo um novo recorde, com 320 000 unidades vendidas. Assim, de cada quatro vendas da CITROËN no mundo, mais de uma é realizada na China, confirmando a posição do país como primeiro mercado da Marca (à frente da França). Esse desempenho deve-se essencialmente ao sucesso dos últimos lançamentos: o Novo CITROËN C-Elysée, best-seller da Dongfeng CITROËN com mais de 100 000 vendas em 2014 e o CITROËN C4-L, que totalizou mais de 66 000 vendas no ano.
O lançamento de um novo modelo em dezembro, o SUV C3-XR, veio reforçar a gama. Além disso, esses resultados contaram com o apoio da rede da Dongfeng CITROËN, cada vez mais densa e reconhecida, tendo obtido o 1º lugar no ranking JD Power 2014 SSI (Sales Satisfaction Index).
– Graças a sua oferta de produtos premium, constituída pelos modelos DS 5, DS 5LS e DS 6, todos os três produzidos em Shenzhen e lançados no intervalo de apenas um ano, as vendas da DS decolaram na China (26 000 carros). Paralelamente, a marca desenvolveu ativamente sua rede de distribuição, com 80 DS STORE que abrangem as 60 cidades mais importantes da China. A China representa hoje 22% dos emplacamentos mundiais da Marca, ante 2% em 2013.
Regiões Eurásia, América Latina, Oriente Médio & África, Ásia-Pacífico
Nas outras regiões do mundo, os mercados tiveram uma conjuntura difícil em 2014 (recessão das vendas de veículos, taxas de câmbio desfavoráveis). Dessa forma, a PSA Peugeot Citroën priorizou sua rentabilidade, com a adoção de uma política de preços rigorosa.
– Na Eurásia, o Grupo priorizou a produção local do PEUGEOT 408 e do CITROËN C4 Sedan, que tiveram conjuntamente uma participação de 8% no seu segmento na Rússia, com 6 500 e 9 000 unidades vendidas, respectivamente.
– Na América Latina, num contexto econômico difícil, as vendas do Grupo totalizaram 200 000 unidades e o Grupo reforçou sua posição na Argentina, com uma participação no mercado de 15,1%. Os resultados dos últimos lançamentos foram positivos: PEUGEOT 208 com 49 000 vendas e CITROËN C4 Lounge com mais de 13 000 vendas. O CITROËN C3 se manteve bem, com 35 300 vendas.
– Na região Oriente Médio & África, a prioridade foi o aumento da rentabilidade, num contexto cambial adverso. O Grupo manteve posições dominantes em diversos países, obtendo a liderança na Tunísia e nos DOM (departamentos ultramarinos franceses) e a segunda posição no Marrocos. A marca PEUGEOT ficou em segundo lugar na Argélia e registrou uma forte progressão no Egito, com 77% de vendas suplementares.
Os modelos PEUGEOT 301 e CITROËN C-Elysée mantiveram a liderança em 2014, contabilizando respectivamente 30 400 e 14 800 unidades vendidas. Os modelos destaque PEUGEOT 2008 e 308 só foram lançados no meio do ano (com 8 400 e 7 400 unidades vendidas, respectivamente). As vendas de VUL progrediram na comparação com 2013.
– Na região Índia-Pacífico, foi registrado um crescimento das vendas graças aos bem-sucedidos lançamentos dos PEUGEOT 2008 (1000 pedidos em 3 meses) e 308 (3 200 vendas), assim como do CITROEN C4 Picasso (1450 vendas).
Sobre os resultados comerciais, os diretores das marcas se manifestaram:
Para Maxime Picat, Diretor Geral da PEUGEOT « 2014 foi um ano de sucessos comerciais para a marca PEUGEOT, com um crescimento de 5,4% das vendas mundiais e um desempenho notável no mercado chinês, com uma progressão de mais de 43%. Sucesso igualmente com a « globalização da gama com terminação 8 », materializada pela forte demanda do 308 e dos crossover 2008 e 3008, o que nos permite abordar 2015 com confiança »
Para Linda Jackson, Diretora Geral da CITROËN : « 2014 foi um ano muito dinâmico para a CITROËN : um duplo título de campeão do mundo de WTCC, uma progressão das vendas de 4% e quatro lançamentos que materializam a renovação da marca. Mais do que nunca, a CITROËN põe a criatividade e a tecnologia ao serviço do bem-estar.»
Para Yves BONNEFONT, Diretor Geral da DS: « Em junho de 2014, nós afirmamos nossa ambição de fazer da DS uma marca premium mundial, com uma estratégia de longo prazo baseada no enriquecimento de nossa gama e no desenvolvimento mundial progressivo. 2014 foi um ano de decolagem rápida para a DS na China, com o lançamento bem-sucedido de dois novos modelos. »