Na campanha da redução do consumo de recursos naturais, a Fundação Toyota do Brasil tem obtido conquistas expressivas por meio do projeto Ambientação, realizado há seis anos em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Sorocaba (SP) e Guaíba (RS).
A ação, que identifica problemas no consumo de água e energia das escolas públicas, oferece soluções sustentáveis por meio do modelo de gestão, Toyota Business Practices, que muito além dos processos fabris, pode ser aplicado em qualquer área.
Em uma realidade de escassez de recursos naturais, esse modelo nos ensina como entrar na onda do consumo sustentável, contribuindo com o meio ambiente. Veja no infográfico como você pode adotar quatro passos simples para reduzir o consumo de água na sua casa.
Resultados
Essa metodologia tem sido tão positiva que no primeiro semestre, em Indaiatuba, as 46 escolas municipais, que participaram do projeto Ambientação, superaram a meta e reduziram 5% no consumo de água. Na terceira edição realizada em Guaíba, as 13 escolas reduziram cerca de 10% do consumo de energia. O de água foi ainda mais expressivo: 34% de economia. Também foi implementado 100% do gerenciamento de resíduos em todas as unidades.
Vale ressaltar ainda a importância e a necessidade da manutenção preventiva em encanamentos, vasos sanitários, torneiras e sempre consultar o hidrômetro para não haver desperdício de água.
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.