sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Ecosport é o utilitário esportivo com menor desvalorização da categoria

Responsável por inaugurar a categoria de SUVs compactos no Brasil quando as demais marcas nem pensavam no assunto, há mais de 12 anos, o Ford EcoSport se consolidou como o veículo de melhor custo-benefício da categoria. Tanto é que o modelo leva seu sucesso de vendas também para o mercado de usados (que não para de crescer neste momento) e mantém seu valor de revenda elevado.

De acordo com a agência AutoInforme, o EcoSport é o modelo que menos desvaloriza no segmento de SUVs compactos, com apenas 11,1% de depreciação após um ano de uso – contra uma média de 14,4% dos carros brasileiros em geral. Além do volume de vendas quando 0 km, diversos fatores influenciam na desvalorização (ou não) de um veículo: marca, capilaridade da rede, cuidados em relação ao pós-venda, segmento e, claro, a boa aceitação no mercado de usados. No caso do EcoSport, a robustez de ser um utilitário esportivo também conta pontos, sendo um dos ingredientes responsáveis por manter o modelo íntegro por mais tempo.

- Publicidade -

Outro aspecto que influencia diretamente no valor de revenda é o baixo custo de reparo, mais um item no qual o EcoSport é líder da categoria. De acordo com o ranking CARGroup do Cesvi Brasil (Centro de Estudos e Segurança Veicular), o modelo da Ford é pelo menos 12 pontos melhor que o concorrente mais próximo. Numa avaliação que varia de 1 a 60 pontos, quanto menor a pontuação, menor o custo de reparo do veículo – incluindo valor de peças e mão de obra necessárias.

“A liderança do EcoSport em reparabilidade é mais um fator que reflete o avanço e a alta qualidade do seu projeto global”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford. Vale lembrar também que, além de fácil de reparar, o EcoSport foi o primeiro carro do Brasil a receber cinco estrelas na proteção a adultos no teste de impacto do Latin NCAP, e três estrelas na proteção para crianças, incluindo o sistema de fixação Isofix para cadeirinhas infantis.

Tanto o resultado no teste de reparabilidade (com impacto em baixa velocidade) quanto no teste de proteção aos ocupantes (com impacto a 64 km/h contra barreira deformável), o EcoSport comprovou sua construção robusta e de alta qualidade. O modelo tem a carroceria produzida com aços de alta e ultra-alta resistência nas colunas centrais, travessas dianteiras e assoalho, e até seis airbags (dependendo da versão).

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn