sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mercedes-Benz reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e social

A Mercedes-Benz do Brasil, em sintonia com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, lança a campanha “Caminhos para o Novo Mundo”, iniciativa que visa divulgar ações da empresa e engajar colaboradores e parceiros rumo a um futuro sustentável para todos que movem o mundo.

Em seu site institucional foi criada uma página que reúne essas ações já em andamento, que compreendem os aspectos ambientais, sociais e econômicos, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Em alinhamento com a Daimler, estamos compartilhando nossa estratégia ESG no País, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Nossa responsabilidade com o Meio Ambiente com a Sociedade e com boa governança sempre nos guiaram ao longo dos 65 anos da Empresa no País, mas, agora, vão além de nosso corebusiness de produzir caminhões e ônibus e desenvolver serviços. Além de nossos negócios, a Mercedes-Benz segue firme no propósito de mover o mundo, reforçando o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, garantindo qualidade de vida, recursos naturais e segurançapara um futuro mais sustentável. Isso vai muito além do nosso olhar para a produção, para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e compatibilidade ambiental, o que já fazemos e entregamos com excelência aos nossos clientes. Essa transparência compartilha tantos os nossos avanços e aspirações quanto o nosso olhar mais atento a todos os componentes desse futuro responsável e sustentável para todos.”

A campanha “Caminhos para o Novo Mundo” reforça os pilares da sustentabilidade praticados globalmente pela Daimler e pela Mercedes-Benz no Brasil, como redução de emissões, mobilidade e qualidade de vida para as cidades, segurança no trânsito, respeito aos direitos humanos e economia circular.

- Publicidade -

Para o lançamento da campanha, o site da marca destaca ações que são referência da Mercedes-Benz do Brasil como as Unidades Móveis de Saúde, o movimento “A Voz Delas”, a Fazenda Urbana, as Fábricas 4.0, a estratégia do Comitê de Diversidade, o Programa profissionalizante “Estrelas do Amanhã” e Linha Renov, de reciclagem e reaproveitamento de peças veiculares.

Conheça as primeiras ações destacadas na campanha Caminhos para um Novo Mundo

Unidades Móveis de Saúde beneficiarão quase 400 mil pessoas – O acesso a serviços de saúde é um dos grandes desafios no Brasil.

Ciente de sua responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira, a Mercedes-Benz uniu-se a parceiros para desenvolver Unidades Móveis de Saúde com os caminhões e ônibus da marca.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A expectativa é que mais de 250 mil pessoas sejam atendidas em três anos nas carretas puxadas pelos caminhões e 144 mil nos ônibus, beneficiando assim quase 400 mil cidadãs e cidadãos brasileiros.

Os espaços de atendimento são implementados em caminhões e ônibus Mercedes-Benz a fim de fornecer assistência médica a comunidades carentes de diversas regiões do País, além de participarem da campanha de vacinação contra o coronavírus e se dedicarem às ações com foco na saúde do caminhoneiro

No total, são oito caminhões e dois ônibus utilizados como unidades móveis de saúde que atendem especialidades como oncologia, odontologia, ginecologia, oftalmologia e telemedicina, além de vacinação contra a COVID-19, treinamento de profissionais de saúde para combate à pandemia e até mesmo pequenas cirurgias.

O projeto conta com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e parceiros.

O governo alemão investiu mais de 4,5 milhões de Euros nessa iniciativa, com a Mercedes-Benz do Brasil contribuindo com o equivalente a 1 milhão de Euros em força de trabalho (não monetário).

“A Voz Delas” visa melhorias para caminhoneiras e cristais – Estrada não é apenas lugar de homem.

Para melhorar a estrutura em rodovias, visando o conforto das mulheres caminhoneiras e das esposas de motoristas (chamadas tradicionalmente de cristais), que muitas vezes acompanham seus maridos em viagens, nasceu o projeto “A Voz Delas”..

O projeto levanta as principais necessidades das mulheres e envolve empresas, parceiros e a sociedade em geral para solucioná-las.

Assim, a empresa viabiliza iniciativas e recursos voltados a um ambiente melhor e mais seguro para as mulheres nas estradas e no transporte, valorizando as profissionais do volante e as oportunidades de trabalho.

O site A Voz Delas (avozdelas.com.br), por exemplo, é um facilitador e reúne notícias do setor, vídeos explicativos sobre temas variados (saúde, bem-estar, segurança, dicas de condução e outros), além de compartilhar histórias inspiradoras de caminhoneiras.

Em 2019, em uma dessas iniciativas, a Mercedes-Benz do Brasil contribuiu com a reforma e revitalização do banheiro feminino de um movimentado posto de gasolina na cidade de Cachoeira Alta, interior de Goiás e, em

2021, a promoção “Na Direção dos Seus Sonhos” premiou 30 mulheres com os custos para obtenção da carteira de habilitação na categoria C.

Fazenda Urbana: sem agrotóxicos e redução nas emissões de CO2 – A Mercedes-Benz do Brasil possui a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo.

Inaugurada em 2019 e localizada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a estufa foi construída com o objetivo de oferecer alimentação mais saudável para os quase 9 mil colaboradores desta unidade.

Desenvolvido em parceria com a BeGreen, startup de sustentabilidade, responsável por administrar a rotina da estufa, o projeto tem capacidade para produzir mais de 2,6 mil quilos de hortaliças sem agrotóxicos – ou 44 mil pés de verduras, ervas e temperos por mês –, e dedica parte de sua produção para doações a instituições apoiadas pela Mercedes-Benz.

Desde a inauguração, a Fazenda Urbana já produziu mais de 30 toneladas de hortaliças.

Durante a pandemia, foram destinadas a doação cerca de 240 kg de verduras para a IAM (Instituição Assistencial Meimei) e 380 kg para a CUFA (Central Única de Favelas).

Além disso, nesses dois anos, a Fazenda Urbana teve um aumento de 220% de produtividade e reduziu em 30% os resíduos orgânicos gerados no processo de higienização das hortaliças.

A produção de verduras é 100% hidropônica e totalmente livre de agrotóxicos, promovendo mais diversidade nutritiva no cardápio.

Toda a produção da Fazenda Urbana é feita em um espaço ao lado do restaurante da Empresa.

Dessa maneira, não há emissão de CO2 no transporte, nem desperdício de alimentos por deslocamento.

Fábricas 4.0 reduzem o consumo de papel e de energia – A Mercedes-Benz do Brasil é a primeira fabricante de veículos comerciais do País no universo da Indústria 4.0.

Atualmente, a Empresa possui Linhas de Caminhões, de Cabinas e de Chassis de Ônibus com aplicação do conceito 4.0, além de serviços que conectam fábrica, veículos, rede de concessionários e clientes.

Além das vantagens operacionais e de segurança no ambiente de trabalho, bem como de ergonomia e produtividade para os colaboradores, as tecnologias da Indústria 4.0 também trazem ganhos para o meio ambiente na medida em que transformações foram realizadas nas fontes de energia elétrica que reduziram em 56% o consumo de energia.

Com a ampliação da automatização e digitalização de processos, a Empresa alcançou mais benefícios ambientais, refletidos na diminuição do consumo de papel.

Em dois anos de operação, para se ter uma ideia, a produção 4.0 da Mercedes-Benz do Brasil reduziu o consumo de 10,4 milhões de folhas de papel para impressão, o que equivale a quase 150 árvores que deixaram de ser cortadas.

A Empresa mantém mais de 2 milhões de m² de áreas preservadas em torno de suas unidades localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP), Iracemápolis (SP) e Juiz de Fora (MG), o que corresponde a mais de 260 campos de futebol.

Diversidade e inclusão como pilares da sustentabilidade empresarial – A valorização das pessoas é outro importante pilar nos caminhos para um novo mundo.

Nesse sentido, a Mercedes-Benz acredita que a diversidade e a inclusão são elementos fundamentais de sustentabilidade empresarial, promovendo mais respeito, experiências plurais dentro e fora da Companhia e contribuindo positivamente para os negócios.

Desde o final de 2017, foi criado o Comitê de Diversidade e Inclusão, que conta com 100 voluntários de diferentes áreas estratégicas da Empresa.

Esse grupo desenvolve estratégias para tratar desses temas por diferentes canais de comunicação, promovendo ações baseadas em quatro grupos: Gênero, Raça, LGBTQI+ e PCDs (pessoas com deficiência).

A Empresa também é signatária da ONU Mulheres, que trabalha para ampliar os esforços mundiais em defesa dos Direitos Humanos das mulheres, e participa ativamente dos grupos para Diversidade na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e na VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).

Esse conjunto de ações já trouxe o reconhecimento da Mercedes-Benz nas edições de 2020 e de 2019 do Prêmio AB Diversidade (organizado pelo grupo editorial Automotive Business, em parceria com a MHD Consultoria).

As categorias premiadas foram “boas práticas”, “inclusão de colaboradores com mais de 50 anos”, “participação de PCDs no quadro colaborativo” e “liderança engajada”.

“Estrelas do Amanhã” abre horizontes para jovens profissionais – A Mercedes-Benz colabora com a preparação profissional de jovens aprendizes por meio do projeto “Estrelas do Amanhã”.

Idealizado por um grupo de trainees da Empresa, em 2014, o programa, que conta com a parceria do Senai, oferece cursos profissionalizantes nas áreas de Planejamento e Controle de Produção, Auxiliar Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.

Já são mais de 200 jovens formados pelo “Estrelas do Amanhã”, que incentiva o crescimento profissional e pessoal das novas gerações.

Os participantes recebem orientação sobre carreira, informações sobre cursos universitários e dicas comportamentais em entrevistas para concorrer a vagas no mercado de trabalho.

Os alunos com melhor desempenho também são premiados com um curso de inglês.

Linha Renov se destaca pelas práticas da economia circular – Desde 2004, a Mercedes-Benz do Brasil pratica o conceito de economia circular com a linha de peças remanufaturadas Renov.

É o maior portfólio do mercado, com mais de 300 itens para caminhões, ônibus e veículos comerciais leves da Linha Sprinter.

O ganho ambiental para o cliente é garantido. A Mercedes-Benz recupera as peças desgastadas aplicando o mesmo nível de qualidade exigido na produção de itens novos, o que garante total segurança e confiabilidade.

Ao mesmo tempo, com esse processo elimina-se o descarte de materiais, além de otimizar custos, o que torna o preço das peças remanufaturadas extremamente atrativo, em torno de 40% mais acessível.

As peças usadas entram como parte do pagamento da peça remanufaturada e conta com a mesma garantia de uma peça nova.

“Essa campanha é apenas o início das divulgações de novos caminhos para o mundo novo. É deste mundo que a Mercedes-Benz quer fazer parte, atendendo aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, liderando a nossa indústria, agindo de forma responsável e cuidando do meio ambiente e da sociedade como um todo”, conclui Deppen.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil