Entre 2009 e 2014 a Ford Transit foi vendida no mercado brasileiro importada diretamente da Turquia. Agora será a vez do modelo vir do Uruguai, o que deve acontecer nos próximos meses. Como é produzido no país vizinho, o modelo não pagará Imposto de Importação para vir ao Brasil.
O primeiro lote da Transit já saiu da linha de montagem da Nordex, empresa especializada em produzir veículos também para outras marcas, finalizou a produção de 15 unidades da versão Minibus, conforme noticiou o site Autoblog Uruguay.
A operação da Transit é em sistema de SKD, com kits semiprontos que vêm da fábrica da Turquia e são apenas montados no Uruguai. Mas já é suficiente para receber a isenção da tarifa para os países do Mercosul, desde que tenha 30% de conteúdo local – a meta da Ford é produzir entre 5 mil e 8 mil unidades por ano para atender a essa região.
A sua linha de motores tem diversas opções entre versões a gasolina e a diesel, mas espera-se que o mercado brasileiro deva receber a motorização Duratorq 2.2 turbodiesel de 160 cv e 385 Nm, que é a mesma que equipa a picape Ranger oferecida por aqui, o que facilitaria sua manutenção no país.
A Nordex recebeu um investimento de US$ 50 milhões da Ford (com geração de 200 empregos diretos) para montar a Transit, mas ela também produz veículos comerciais para outras marcas, como Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Kia Bongo. Já está nos planos da empresa a fabricação da picape Peugeot Landtrek no ano que vem, também com previsão de ser lançada no Brasil.