Pelo segundo ano consecutivo, o Porsche Club Brasil promoveu o Route Tour entre o Porsche Center São Paulo e o Circuito Panamericano, o moderno complexo multipistas da Pirelli em Elias Fausto (SP).
Realizado no sábado (14 de agosto), o Route Tour teve 75 Porsches inscritos, dos quais 41 foram classificados ao final do concurso de regularidade realizado entre os pontos de partida e de chegada.
A lista de inscritos contemplou todos os modelos da atual linha Porsche: 911, 718 (Boxster e Cayman), Macan, Cayenne, Panamera e Taycan – este, competindo pela primeira vez e inaugurando a participação de um carro 100% elétrico em uma competição promovida pelo Porsche Club Brasil.
A largada simbólica foi dada no Porsche Center São Paulo e o percurso válido para a classificação do Route Tour foi iniciado no km 34 da Rodovia dos Bandeirantes.
Por ser um passeio em vias públicas, os participantes deveriam manter uma média de velocidade obedecendo aos limites de cada trecho das estradas incluídas no roteiro.
Na chegada ao Route Tour, os participantes foram divididos em três grupos distintos, sempre orientados pela equipe de pilotos instrutores da 2DRIVE formada por Rodrigo Hanashiro, Gastão Fráguas, Marcelo Henriques, Alan Massaini, Lindomar Costa, Junior Teixeira, Douglas Salles, James Garcia e Márcio Lopes.
As atividades aconteceram na pista de Dry Handling (traçado de asfalto seco), sob orientação de um carro madrinha; no circuito de Off Road, com modelos Cayenne; e na Ação Especial Slalom & Stop, com dois 911 (versões Carrera e Carrera S). Esta última foi cronometrada e valeu pontos para a Porsche Club Cup.
No fim da programação, as cinco duplas mais bem colocadas (as que perderam menos pontos no Route Tour) receberam troféus.
A dupla vencedora, Ricardo Vivolo e Luiz Durval, competiu com um 718 Spyder e perdeu 13 pontos ao longo do percurso.
Rodrigo Cirilo e Detlef Attwig, também com 718 Spyder, terminaram em segundo lugar com 33 pontos perdidos.
Entre as duplas “familiares”, a mais bem sucedida foi a formada por Marcelo e Verônica Valentini, pai e filha, com um 718 Boxster GTS 4.0: terceiro lugar com 55 pontos perdidos.
Para incentivar o caráter amigável do Porsche Club Brasil, o regulamento prevê atribuição de pontos em dobro para quem formar dupla com cônjuge ou familiar nos route tours e provas de regularidade em autódromos.
Entre as equipes, as três primeiras colocadas abriram vantagem sobre as demais. A Porsche Virus mantém a liderança (112,5 pontos), seguida pela 23 Porsche Racing (101,5) e Ultralokos Motorsport (97).
Toda a programação e montagem do evento foram feitas de maneira a preservar o distanciamento social e as normas de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias.
Além da obrigatoriedade de uso de máscaras e da farta disponibilidade de álcool gel nas dependências da Stuttgart e do Circuito Panamericano, os participantes receberam instruções por meio eletrônico.
A higienização dos ambientes e do mobiliário foi constante durante todo o dia e o pódio foi montado com degraus espaçados.
Os carros especiais expostos no Circuito Panamericano foram o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport (campeão do Endurance Brasil em 2017 com Marcel Visconde e Ricardo Mauricio), um 911 Targa 4S Heritage Design Edition, um 911 Turbo S e um 718 Spyder configurados pela Porsche Exclusive Manufaktur. Os clientes receberam brindes oferecidos pela Mariá Spa do Cabelo e pela doceria Sweet Nana.
Stuttgart, a sua referência Porsche no Brasil – A Stuttgart iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi importadora oficial da marca alemã no Brasil.
Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito concessionárias em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O histórico e a presença em seis estados fazem da Stuttgart a referência em Porsche no Brasil.