De acordo com um relatório recente do Automotive News, a Toyota retomou as operações de seus 16 veículos e-Palette nos Jogos Paraolímpicos às 15h de terça-feira em Tóquio.
Agora sabemos mais detalhes do incidente e o que exatamente deu errado. Em um cruzamento na vila paraolímpica na última quinta-feira, um Toyota e-Palette colidiu com o veterano do judô japonês Aramitsu Kitazono quando ele entrou na faixa de pedestres.
A Toyota afirmou que em operações normais, o veículo autônomo para automaticamente quando seus sensores detectam um pedestre entrando em um cruzamento. Em seguida, os dois operadores de segurança humana a bordo reiniciam manualmente as operações quando confirmam que é seguro prosseguir.
No entanto, no incidente de quinta-feira, tanto o e-Palette quanto seus operadores a bordo acionaram os freios tarde demais. Como resultado, Kitazono foi atingido pelo veículo a 1 a 2 km/h. Seus ferimentos resultaram em hematomas, impedindo-o de competir nos Jogos no último fim de semana.
De acordo com a mídia local em Tóquio, o operador a bordo pensou erroneamente que o deficiente visual Kitazono perceberia que o e-Palette estava se aproximando e pararia de andar.
Depois de vários dias sem operações com o e-Palette, a Toyota irá agora retomar os passeios autônomos com medidas de segurança adicionais em vigor.
Além disso, a Toyota compartilhou várias das medidas adicionais agora em vigor para garantir que outra colisão não aconteça.
Primeiro, os sons de aviso em cada e-Palette ficarão mais altos. Além disso, todos os operadores do e-Palette verão treinamento adicional cobrindo uma ampla gama de cenários potenciais – como quando um atleta com deficiência visual está andando na faixa de pedestres, por exemplo.
Os operadores agora também realizarão todas as acelerações e paradas manualmente. Para garantir ainda mais a segurança dos pedestres, a infraestrutura dos Jogos Paraolímpicos terá um aumento do número de diretores de tráfego humano nos cruzamentos, passando de seis para mais de 20.
Alguns guias de tráfego serão especificamente dedicados a direcionar veículos, enquanto outros se concentrarão na navegação segura de pedestres. A Toyota também disse que continuará a trabalhar para refinar e melhorar sua tecnologia de direção autônoma durante os Jogos Paraolímpicos.
O presidente da Toyota permanece em dúvida sobre tecnologias autônomas
Durante um pedido de desculpas no YouTube após o incidente na semana passada, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, lamentou as tecnologias de direção autônoma, afirmando que “os veículos autônomos ainda não são realistas para estradas normais”.
Apesar das evidências de que a colisão da semana passada foi principalmente um erro humano, Toyoda manteve seu ceticismo sobre a direção autônoma , embora sua empresa fornecesse quase vinte máquinas autodirigidas para transportar com segurança atletas olímpicos e paraolímpicos.
Para saber mais | Após colisão com atleta, Toyota suspende todos os veículos autônomos em jogos no Japão