Alemanha, a ZF, como fornecedora de sistemas abrangentes para mobilidade sustentável, apresenta suas inovações em mobilidade elétrica e computadores centrais.
“Mobilidade da Próxima Geração. Agora.” – Poucas vezes um lema da ZF foi tão adequado como este da IAA Mobility 2021 em Munique, quando as necessidades de mobilidade da sociedade estão em pleno avanço.
A ZF vê um grande potencial para o futuro da mobilidade e, portanto, concentra-se em novos conceitos de mobilidade e acionamento sustentáveis e abrangentes, com tecnologias já disponíveis.
Dentro da IAA, a ZF apresenta uma estreia mundial e uma estreia europeia.
“A mobilidade sustentável torna-se tangível para as pessoas. Com seus produtos e soluções, a ZF ajuda a estabelecer isso na sociedade, tornando-a cada vez mais visível na vida cotidiana”, disse o CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider, na IAA Mobility.
“Nunca uma IAA foi tão adequada para falar sobre mobilidade como um todo. Isso convém muito bem na ZF, porque estamos alinhados em quase todas as áreas da mobilidade.”
Kit Modular eDrive – O lançamento mundial do Kit Modular eDrive representa a inovação da ZF na área de eletromobilidade.
A empresa reúne toda a experiência de sua equipe de mobilidade elétrica em soluções de sistemas, componentes e controle de software em uma plataforma flexível.
Todos os novos e-drives do Kit Modular eDrive oferecem melhorias significativas em densidade de potência, peso e eficiência.
Transmissões otimizadas, bem como conceitos de refrigeração e lubrificação altamente eficientes, reduzem as perdas mecânicas em até 70%. Para isso, a ZF conta com sua especialização em transmissões.
Além disso, inovações patenteadas em unidades eletrônicas de potência estão incluídas no sistema modular. Isso oferece vantagens tangíveis para a indústria automotiva.
“Entre todas as figuras-chave de nosso Kit Modular eDrive, uma é a mais importante para nós: a redução do tempo de desenvolvimento de novos e-drives em até 50%. Isso foi possível por meio de uma base técnica comum, assim como o desenvolvimento multiplataforma dos componentes, sinergia e maior grau de maturidade desde o início”, explicou Scheider.
O Kit Modular eDrive da ZF também oferece aos fabricantes uma grande margem de manobra nas prioridades de design, entre desempenho e eficiência, pois oferece maior variedade de aplicação.
De carros compactos ao segmento premium, atende configurações de 75 a 400 kW de potência e de 350 a 540 Nm de torque.
A abordagem modular consistente do Kit Modular eDrive serve como um complemento ideal para as estratégias de plataforma para os clientes ZF: desde montadoras estabelecidas até novos clientes automotivos e empresas de tecnologia.
Como resultado, a ZF agora oferece às montadoras a base exata necessária para a próxima geração de veículos elétricos à bateria.
ZF ProAI – Veículos automatizados e autônomos exigem o poder de supercomputadores sobre rodas. O coração dos veículos do futuro é a unidade de computação central, pois ela permite novas funções com desempenho apropriado à segurança, eficiência e conforto.
A ZF desenvolveu um computador de alto desempenho como base, o ZF ProAI, lançado na Europa na IAA Mobility. Atualmente é o supercomputador mais flexível e potente para a indústria automotiva.
Até 66% mais potente e 70% mais eficiente – O ZF ProAI está disponível em níveis de desempenho escalonáveis de 20 a 1.000 TeraOPS.
Em comparação à versão anterior, a ZF aumentou o desempenho em até 66% e reduziu o consumo de energia em até 70%.
Isso resulta em uma excelente eficiência energética de três TeraOPS por watt. Ao mesmo tempo, todas as variantes do ZF ProAI foram implementadas em uma plataforma uniforme, medindo apenas 24 x 14 x 5 cm. Isso significa que ocupa menos espaço do que um tablet.
O ZF ProAI é adequado a todos os tipos de veículos e níveis de direção automatizada ou autônoma, do nível 2 ao nível 5.
” Anos atrás, a ZF colocou seu foco estratégico consistentemente em tecnologias para mobilidade da próxima geração. Isso agora vale a pena, pois não estamos mostrando ideias para o futuro no IAA, mas sim soluções prontas para produção, as quais nossos clientes já podem solicitar e que estarão em breve moldando a mobilidade das pessoas nas ruas”, disse Wolf-Henning Scheider.
“Em nossa avaliação, a direção autônoma após o Nível 4 ou 5 se estabelecerá inicialmente no segmento de veículos comerciais e transporte urbano de passageiros. Já atuamos no mercado de transportes com sistemas autônomos, entre outros”.
A rota para a energia verde: neutralidade para o clima dez anos antes – A ZF garantiu, em uma Rota de Energia Verde, como todas as atividades da empresa se tornarão neutras para o clima até 2040, dez anos antes do previsto no Acordo Climático de Paris.
A sustentabilidade é um critério obrigatório para a ZF e, como um marco importante, as emissões de CO2 nas localidades da ZF devem ser reduzidas em 80% até 2030, em comparação a 2019.
A ZF também assume a responsabilidade por sua cadeia de suprimentos e a fase de uso de seus produtos. O objetivo é reduzir, até 2030, as chamadas emissões de Escopo 3 em 40%, também comparadas a 2019.
E os colaboradores também podem desempenhar um papel pioneiro pois 80% dos carros da empresa, recentemente encomendados na ZF da Alemanha, são elétricos.
Além disso, a ZF subsidia a instalação de sistemas de carregamento para veículos da empresa e haverá equipamentos de carregamento no local de trabalho em todas as unidades da ZF, em todo o mundo, até o final de 2021.
Na Alemanha, mais de 50.000 funcionários também podem alugar, através da ZF, uma bicicleta ou e-bike.
“Desempenhamos um papel importante na formação da geração de energia a partir de fontes renováveis”, comenta Wolf-Henning Scheider.
“Hoje, 25% de todas as turbinas eólicas já contêm uma transmissão ZF. Essas turbinas sozinhas podem fornecer energia renovável a até 100 milhões de residências, e outro milhão é adicionado a cada mês.”