As parcerias estratégicas são relevantes para o crescimento de qualquer organização atualmente, sobretudo nos ramos ligados à tecnologia e inovação, como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) ou a junção de ambos que resulta no conceito AIoT.
Esse tipo de tática garante um crescimento sustentável do negócio e vantagens competitivas para todos os envolvidos.
A transformação digital é complexa e, por isso, dificilmente as empresas têm todas as habilidades e ferramentas necessárias para realizar projetos de forma completa, mesmo que tenha diversos talentos, meios e competências à disposição.
Por esse motivo, as parcerias estratégicas na área de AIoT surgem como um elo importante para complementar as competências das organizações e promover a inovação de forma completa.
União de expertises colaboram para o desenvolvimento da AIoT na Bosch – Mundialmente, a Bosch já firmou diversas relações visando fomentar desenvolvimento de tecnologias e soluções AIoT e segue aberta para novas oportunidades e investimentos, além de trabalhar continuamente para contribuir com a transformação digital.
Dentro das inovações com base no AIoT, a empresa criou o seu próprio Centro de Inteligência Artificial (BCAI), que opera em sete localidades no mundo e conta com cerca de 270 especialistas em IA trabalhando em 185 projetos relacionados à essa tecnologia.
Um exemplo de parceria estratégica resultou em uma solução universal de IA para a área de manufatura, o Nexeed Manufacturing Execution System (MES) que coleta, processa e analisa os dados automaticamente de diferentes fontes quase em tempo real.
Outro exemplo ocorre no campus de IA em Tübingen, o Cyber Valley da Alemanha. Nesta, uma joint venture de pesquisa realizada entre as indústrias, governos e entidades de ensino, buscam impulsionar a pesquisa avançada de IA e transferir rapidamente as descobertas para aplicações industriais.
A Bosch e o Grupo PTV também firmaram uma parceria em Stuttgart, Alemanha, com o intuito de buscar inovações para melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões provenientes do tráfego nas cidades.
A nova parceria combina o know-how da Bosch em mensuração, modelagem e análise de dados com o conhecimento em planejamento e simulação de tráfego da PTV, a fim de fornecer às cidades ferramentas que possibilitem conciliar mobilidade e qualidade do ar de forma eficiente.
No PTV Vissim, os planejadores de cidade e tráfego podem imediatamente ver como as diferentes mensurações do trânsito, como o controle de sinal adaptado, afetam as emissões do veículo e a qualidade do ar.
Parcerias estratégicas também fomentam o desenvolvimento da AIoT no Brasil
Curitiba Connectory – O Connectory é um espaço de inovação aberta que funciona como uma plataforma de cocriação para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novos modelos de negócios que envolvam AIoT em diversos setores de atuação.
O Connectory está inserido em diversas regiões do mundo, como Brasil, Chicago, Guadalajara, Londres, Stuttgart e Xangai.
No Brasil, o Curitiba Connectory é o primeiro da América do Sul e tem parceria com o Distrito Spark CWB, localizado no prédio da FAE Business School, e atua com foco as áreas de agronegócios, transformação digital, IoT, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial.
IPT – Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial – Com foco na Indústria 4.0, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com o setor privado e mais 28 universidades e instituições nacionais e internacionais, lançou a Plataforma IAsmin, um Centro de Inteligência Artificial.
A Bosch é uma das parceiras dessa iniciativa juntamente com a Siemens, Siemens Energy, Braskem, Klabin e Stellantis, que tem como objetivo equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, além de desenvolver e disponibilizar aplicações IA.
Senai Paraná – Hub de IA – Junto a 12 outras organizações, a empresa é uma das patrocinadoras do Hub de Inteligência Artificial do Senai no Paraná, um ecossistema que une startups que queiram experimentar e provar suas soluções de forma ágil, acessível e fácil.
A finalidade dessa colaboração é acelerar a adoção de novas tecnologias pelas indústrias brasileiras, atuando como um Centro de Provas de Conceito de IA.
PUC Paraná – Formação profissional – A Bosch também é parceira da PUCPR em uma iniciativa que conta com o apoio da Hotmilk, o ecossistema de inovação da Universidade, com objetivo fomentar a inovação, por meio da qualificação de pessoas em programas de pós-graduação stricto sensu.
Ao todo, 19 colaboradores da empresa integraram os programas de pós-graduação da PUCPR e se tornarão pesquisados nas áreas de IA, mecânica e ciência de dados.
O grupo está desenvolvendo um sistema que utiliza a Inteligência Artificial e o machine learning (aprendizado de máquinas) para antecipar falhas de montagem na linha de produção da Bosch.
Com essa tecnologia, a empresa será capaz de economizar tempo, reduzir erros e aprimorar a qualidade de seus processos.