O Fiat Argo/Cronos, produzido na Argentina e no Brasil, com dois airbags frontais e sem ESC padrão, ganhou zero estrela no mais recente protocolo do Latin NCAP.
O modelo popular atingiu 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ??das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O Argo/Cronos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo mostrou proteção no impacto frontal de média a baixa e proteção no impacto lateral pobre para o ocupante adulto, ganhando zero estrela neste teste.
A falta de airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão e a baixa pontuação de chicote cervical limitaram o resultado na proteção do ocupante adulto.
A pontuação de proteção do ocupante infantil foi baixa principalmente por causa da sinalização do veículo que não atende aos requisitos do Latin NCAP. À medida que o fabricante do veículo melhorar a sinalização, é provável que o resultado melhore para a proteção dos ocupantes infantis.
A proteção de pedestres apresentou o pior desempenho desde que o Latin NCAP começou a avaliar a proteção de pedestres em 2020, o veículo tem proteção passiva pobre e não oferece AEB Pedestres para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres.
Do Sistema de Assistência à Segurança, o Argo/Cronos só conseguiu pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR) para o motorista, uma vez que o veículo não oferece ESC padrão, ou outras tecnologias como Detecção de Ponto Cego, AEB, Sistema de Suporte de Pistas (LSS).
No entanto, a Fiat anunciou que irá melhorar este veículo em breve e solicitará que seja reavaliado para demonstrar as melhorias.
Resultado do teste de auditoria do Fiat Argo/Cronos 2019 – Como parte dos procedimentos regulares, o Latin NCAP realizou o teste de auditoria do Fiat Argo/Cronos publicado em 2019. O Latin NCAP avaliou o Fiat Argo/Cronos em 2019, fabricado na Argentina e no Brasil, alcançando três estrelas para ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção do ocupante infantil. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento.
O resultado dos testes de auditoria mostrou que no impacto lateral a cabeça do adulto registrou valores elevados que ultrapassam os limites dos valores permitidos, levando a zero ponto na cabeça (cabeça na cor vermelha) e, portanto, zero estrela para o resultado deste modelo.
Consequentemente, os novos cálculos foram realizados e o resultado foi reduzido para zero estrela para o ocupante adulto. O resultado de 2019 foi atualizado no site do Latin NCAP.
Fiat Argo/Cronos (2 airbags) – O Fiat Argo/Cronos foi testado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. No impacto frontal o veículo apresentou comportamento estrutural instável e proteção média a baixa.
O impacto lateral mostrou baixa proteção. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção pobre para o pescoço com um grande ângulo de deflexão do encosto durante o teste, o que também representa um risco para os ocupantes do banco traseiro.
O veículo proporciona proteção decente para ambas as crianças; no entanto, a decisão de não fornecer a marcação de acordo com os requisitos do Latin NCAP afetou a pontuação dinâmica.
A proteção dos pedestres em segurança passiva é baixa e não é compensada pela presença de AEB Usuários Vulneráveis das Estradas (VRU) com bom desempenho.
O ESC não é padrão no Argo/Cronos e, juntamente com um Aviso de Cinto de Segurança (SBR) exclusivo para o motorista, levou a baixas pontuações em Sistemas de Assistência à Segurança.