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VOAR, serviço de atendimento emergencial da Volvo, celebra 40 anos

O VOAR (Volvo Atendimento Rápido) está completando quatro décadas de atividade, com mais de 1 milhão de atendimentos realizados desde 1981.

Lançado nos primeiros anos de operação da marca no Brasil, o serviço emergencial da Volvo foi o pioneiro no setor de transportes comerciais no país.

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Hoje, é referência no segmento, ao contribuir para que a frota da marca tenha altíssima disponibilidade, com rápida solução de ocorrências em todo o continente.

A Volvo lançou o VOAR logo depois de começar a produzir veículos em Curitiba (PR), quando a rede de concessionárias ainda estava em formação no país.

“Foi uma iniciativa inovadora e que o mercado de caminhões e ônibus não conhecia. Não existiam centrais para atendimento 24h e com ligação gratuita. Com o VOAR, o transportador podia, e ainda pode, se sentir seguro e protegido todo o tempo”, lembra Leandro Brito, gerente de serviços da Volvo.

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Desde aquela época, a marca segue garantindo que seus veículos sejam atendidos em qualquer parte do território nacional a qualquer momento, mesmo durante a noite, finais de semana e feriados.

Alta disponibilidade – “Nossa promessa de atendimento pontual e de qualidade sempre foi religiosamente cumprida”, afirma Brito. Para isso, o VOAR sempre funcionou dentro da fábrica da Volvo em Curitiba.

“Fazemos questão de manter nossa equipe ‘em casa’, com total integração com nossos times de engenharia e comercial. Isso garante mais rapidez e agilidade, além de atualização em tempo real de nossa equipe técnica com as mais recentes tecnologias dos veículos Volvo”, assegura Aline Steiner, coordenadora do VOAR.

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Atualmente, o serviço faz parte da área de Uptime Center da Volvo e conta com uma equipe de 27 pessoas.

Todos atuam com altas metas de qualidade e estão em constante treinamento para acompanhar as mudanças dos veículos.

“Estou há 19 anos no VOAR e me impressiono com os avanços. Hoje temos veículos conectados, com uma alta tecnologia embarcada, ainda mais seguros e avançados. E os técnicos também tiveram de evoluir. Temos uma equipe superespecializada, engajada para a melhoria contínua”, afirma Emerson Bialeski, técnico de atendimento.

Solução pode ser remota – Para entrar em contato com o VOAR, o motorista pode pressionar o botão VAS on Call no painel do veículo Volvo, ou ligar para um número de telefone gratuito, o 08000 41 6161.

Cada vez que o botão é acionado, uma equipe entra em ação para fazer a leitura remota dos códigos e propor soluções para imediata resolução.

Todo o diagnóstico da ocorrência é feito remotamente. “Perto de 50% dos problemas relatados pelos motoristas são resolvidos por telefone, sem a necessidade do deslocamento de um técnico ao local”, explica Aline Steiner.

“Nosso compromisso é atender os motoristas e clientes o mais rápido possível, assim como manter os veículos Volvo rodando o maior tempo”, complementa.

Com uma estrutura e um layout supermoderno, a central do VOAR abriga um grande painel de monitoramento onde estão as principais informações dos atendimentos.

Nele, os técnicos da fábrica acompanham o andamento em tempo real das chamadas e verificam uma variedade de outros dados para facilitar as ações. É ali que se faz a gestão da disponibilidade do veículo e do eventual deslocamento de técnicos da concessionária, caso necessário.

Anjos da estrada – O VOAR garante cobertura em todo o território brasileiro, além do Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia.

Os técnicos são bilíngues e estão preparados para atender qualquer tipo de situação. Quando acionado o VAS On Call, eles automaticamente recebem informações sobre o chassi do veículo, sua localização e uma série dados importantes para solucionar a falha.

A rapidez e a agilidade são facilitadas pela alta tecnologia dos veículos Volvo.

É ótimo trabalhar com diagnóstico de um Volvo. O próprio veículo, com toda tecnologia embarcada, nos auxilia na resolução, pois o acesso às informações via conectividade é muito fácil”, destaca Marcelo Prestes, técnico de atendimento do VOAR. Ele lembra que os clientes reagem positivamente ao atendimento e que a equipe já foi chamada, várias vezes, de “anjos da estrada”.

VOAR Mobile – O VOAR tem ainda um aplicativo que permite o acompanhamento dos atendimentos em tempo real pelo smartphone.

Algumas etapas que antes eram feitas por ligações telefônicas são agora realizadas diretamente pelo App VOAR Mobile, oferecendo informação cada vez mais rápida e precisa para os motoristas.

Na tela do celular é possível ver quando o técnico da concessionária notifica sua saída para o atendimento, relata eventual atraso, chegada ao local da ocorrência e o término do reparo.

Os motoristas recebem as informações automaticamente e na central do VOAR, na fábrica da Volvo, os técnicos acompanham as notificações e movimentações do mecânico por meio de um grande mapa projetado no painel de monitoramento.

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