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Uma via de mão dupla: o Taycan como uma reserva da rede elétrica

Até agora, a eletricidade para a eletromobilidade fluía principalmente em uma única direção – do ponto de carregamento ao veículo. Isso pode mudar em breve com aplicações do veículo para a rede.

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No futuro, quando os carros elétricos não estiverem sendo dirigidos pelas pessoas, também poderão retroalimentar a rede elétrica pública.

Como parte de um amplo conjunto de veículos, poderão atuar efetivamente como usina de energia e ajudar a fornecer o que é conhecido como energia de compensação – energia elétrica que equilibra as flutuações na rede elétrica.

Em um teste realista feito pela Porsche, a operadora de energia elétrica TransnetBW e a empresa de consultoria Intelligent Energy System Services (IE2S) demonstraram que a energia elétrica de compensação pode ser armazenada nas baterias de alta tensão de um conglomerado inteligente de carros elétricos.

Cinco modelos Taycan de produção em série foram conectados à rede elétrica através do Porsche Home Energy Manager (HEM), tanto em ambiente doméstico quanto em condições laboratoriais. Especialistas da Porsche Engineering já haviam adaptado o software desses centros de controle previamente para o teste de campo.

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“A tecnologia de carregamento do Porsche Taycan e os nossos produtos Home Energy Manager e Mobile Charger têm muito potencial para o futuro: o teste provou isso. Além disso, o mercado de energia de compensação não é o único para o qual um sistema de compartilhamento desse tipo pode ser utilizado”, diz Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.

“Soluções avançadas e ecológicas de carregamento, e outras aplicações do veículo para a rede também são viáveis. E isso não é tudo: se os veículos elétricos forem capazes de retroalimentar energia elétrica para a rede, no futuro, por exemplo, com um sistema fotovoltaico privado, que contribua para a expansão da energia renovável, aumentará ainda mais a adesão à mobilidade elétrica”.

Com a expansão das energias renováveis, a energia de compensação se tornará ainda mais importante para uma operação segura da rede. Isso ocorre porque a rede elétrica deve permanecer sempre estável, ainda que o vento e o sol nem sempre estejam produzindo quantidades consistentes de energia.

Se as redes elétricas não forem estabilizadas em uma frequência de energia constante de 50 Hz, haverá o risco de falta de energia.

Até agora, as usinas convencionais de energia, em particular, têm sido responsáveis por atenuar essas flutuações.

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Utilizar baterias de alta tensão como uma reserva seria uma situação vantajosa para todos: motoristas de carros elétricos poderiam ser compensados financeiramente por sua contribuição com a energia de compensação.

O sistema de compartilhamento controla e coordena os processos de carregamento em tempo real
O principal elemento da comunicação de dados utilizado no teste piloto é um sistema de compartilhamento baseado em nuvem desenvolvido pelo IE2S.

Isso coordena e controla os processos de carregamento dos veículos elétricos em tempo real, traduzindo os pontos de ajuste da energia de compensação do operador da rede em sinais específicos do veículo.

O sistema de compartilhamento também controla a transmissão bidirecional síncrona e de alta frequência de dados.

Para testá-lo, este sistema foi conectado ao principal centro de controle da TransnetBW em Wendlingen, próximo à Stuttgart.

“Um verdadeiro marco mensurável: a equipe do projeto conseguiu implementar a complexa infraestrutura de comunicação entre nosso sistema de controle e diversos veículos elétricos. Ao mesmo tempo, as especificações rigorosas para armazenamento e fornecimento de energia de compensação foram atendidas. Isso nos permitirá integrar a eletromobilidade na rede elétrica inteligente do futuro”, explica o Dr. Rainer Pflaum, Diretor Financeiro da TransnetBW.

Por razões de segurança, a energia de compensação está sujeita à normas rígidas na Alemanha. Durante o teste piloto, medições detalhadas mostraram que os valores-alvo do sistema de controle da rede foram atendidos.

Isso se aplica tanto à energia de compensação primária (FCR: reserva de contenção de frequência) quanto à secundária (aFRR: reserva de restauração automática de frequência). A FCR é necessária para estabilizar a rede rapidamente, enquanto a aFRR leva cinco minutos para ficar totalmente disponível.

As medições foram realizadas no sistema de controle, nos ativos (o Taycan, o Mobile Charger e o HEM) e, no sistema de compartilhamento. Para a FCR, as funções HEM foram ampliadas para incluir a medição de frequência local.

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