segunda-feira, 25 novembro , 2024
28 C
Recife

Renault avança 3,2% nas vendas mundiais: volume global de 2,7 milhões de unidades

Em 2014, as vendas de veículos de passeio e comerciais leves do grupo Renault aumentaram 3,2%, com 2,7 milhões veículos licenciados, em um mercado automobilístico mundial em alta de 3,5% – Na Europa, a participação de mercado do grupo Renault atingiu o patamar dos 10%, em progressão de 0,6 ponto percentual. Com 1.464.611 vendas, os volumes do Grupo estão em alta de 12,5%, com uma progressão duas vezes maior do que a do mercado. Impulsionada pelo sucesso do Clio, Captur, Duster e Sandero, esta performance das marcas Renault e Dacia permite que Grupo compense a desaceleração de suas vendas fora da Europa.

Apesar das crises econômicas e financeiras em seus principais mercados emergentes, o Grupo Renault apresenta participações de mercado recorde no Brasil (7,1%) e na Rússia (7,9%), seus 2º e 3º maiores mercados. Todavia, os emplacamentos fora da Europa recuaram 5,9%.

- Publicidade -

Em resumo, em 2014:

As vendas do Grupo Renault (automóveis e comerciais leves) aumentaram de 3,2% com um volume global de 2,7 milhões de unidades.
O Grupo Renault ganhou participações de mercado em 9 de seus 10 principais mercados.
Na Europa, a participação de mercado do Grupo é de 10%: a marca Renault ganhou 0,2 ponto percentual de participação de mercado e a marca Dacia ganhou 0,4 ponto. Em veículos utilitários, a Renault mantém sua liderança pelo 17º ano consecutivo, com uma participação de mercado de 14,2%.
Fora da Europa, o Grupo obteve ganhos de participação de mercado em 6 de seus 7 principais mercados, dentre os quais o Brasil (7,1%) e a Rússia (7,9%).
« Em 2014, as vendas da Renault aumentaram 3,2%, ficando em 2,7 milhões de unidades e realizando 10% de participação de mercado na Europa. O Grupo dá mais um passo adiante no âmbito de seu plano de médio prazo, o Renault Drive the Change » declarou Jérôme Stoll, Membro do Comité Executivo, Diretor Delegado de Performance e Diretor Comercial do Grupo.

EUROPA – Em 2014, o Grupo Renault registrou uma progressão de seus emplacamentos de 12,5%, em um mercado em alta de 5,9%, e ultrapassou o patamar dos 10% de participação de mercado (+0,6 ponto percentual). O grupo teve um aumento em volumes e participações de mercado na quase totalidade dos países. Suas maiores progressões foram registradas no Reino Unido (41,9%), Portugal (42,1%), Espanha (30,2%) e Itália (28,9%).

- Publicidade -

– A marca Renault ocupa o 3º lugar do mercado de automóveis e comerciais leves, com 7,6% de participação de mercado (aumento de 0,2 ponto percentual). A Renault é líder na França e se tornou a 2ª marca na Espanha. Os modelos Clio e Captur permitiram que a Renault assumisse o 1º lugar do mercado dos compactos urbanos (segmentos A+B). Em comerciais leves, a marca mantém sua liderança pelo 17º ano consecutivo (14,2% de participação de mercado).

– Pelo segundo ano consecutivo, a marca Dacia registrou o maior crescimento de participação de mercado na Europa: 2,5% (avanço de 0,4 ponto). Na França, onde é a 5ª marca do mercado, a Dacia ganhou 0,5 ponto percentual de penetração, ficando com 4,9%, impulsionada principalmente pelo sucesso dos modelos Duster e Sandero (3º veículo mais vendido para pessoa física). Na Espanha, graças ao Sandero, aDacia teve um ganho de participação de mercado de 0,7 ponto, ficando com 4,7% de participação de mercado, para 45.986 emplacamentos. A Dacia também atingiu volumes e participações de mercado recorde na quase totalidade dos países da Europa, como Itália (2,7% de participação de mercado e aproximadamente 40.000 emplacamentos) ou no Reino Unido, onde, após apenas 2 anos de comercialização, a Dacia já conquistou quase 1 ponto de participação de mercado (23.862 novos clientes em 2014).

– Na França, o grupo Renault ganhou 1,3 ponto de participação de mercado, com 26,6% e volumes em alta de 5,5% em relação a 2013. Com mais de 105.000 emplacamentos, o Clio é o veículo mais vendido do mercado francês e o Captur é o primeiro crossover. O Grupo tem 5 veículos entre os 10 veículos de passeio mais vendidos. A marca domina amplamente o mercado de comerciais leves, com 31,7% de participação de mercado e emplacamentos em alta de 1,3%.

- Publicidade -

FORA DA EUROPA – Em um contexto de declínio de seus principais mercados emergentes, a Renault resiste com ganhos de participação de mercado na Rússia, Brasil, Turquia e Argélia. Os emplacamentos do Grupo estão contudo em declínio de 5,9% fora da Europa, para 1.247.821 unidades. Eles representam 46% dos emplacamentos totais do Grupo, contra 50% em 2013.

Região Américas – Com 416.934 emplacamentos, os volumes do Grupo perderam 10,7%, em um mercado em declínio de -7,5%, em grande parte devido à situação econômica na Argentina. O Grupo Renault mantém uma participação de mercado de 6,4% (-0.2 pt), graças ao seu sucesso no Brasil.

– O Brasil continua sendo o 2º mercado do Grupo. Apesar de um mercado em queda de -7,1%, a Renault emplacou 237.187 unidades (alta 0,3%). A marca conquistou uma participação de mercado recorde de 7,1% (avanço de 0,5 ponto percentual).

– Na Argentina, em um contexto financeiro local difícil, a Renault decidiu limitar sua exposição ao Peso Argentino e, consequentemente, seus volumes de importação. Os emplacamentos foram penalizados e recuaram 39,8% em relação a 2013, para uma participação de mercado de 12,9% (2,5 pontos percentuais).

– Na Colômbia, a Renault é a 2ª marca do mercado, com um recorde de vendas de 50.362 unidades (+13,5%) e uma participação de mercado de 16,6% (alta de 0,5 ponto).

Região Eurásia[1]

Em 2014, a participação de mercado do grupo Renault teve um aumento de 0,7 ponto percentual e ficou em 10,3%. O Grupo fez mais que o mercado, com emplacamentos em declínio de 5,4%, em um mercado em queda de 11,5%, graças às suas performances na Rússia e Turquia.

– Na Rússia, seu 3º mercado, impulsionada pelo sucesso do Duster (mais uma vez posicionado como primeiro SUV do mercado em 2014) e o lançamento bem-sucedido do Novo Logan e Novo Sandero, a Renault registrou uma participação de mercado recorde de 7,9% (alta de 0,3 ponto percentual), em um contexto econômico e monetário difícil.

– A Renault também segue sua expansão nos países CEI (Comunidade dos Estados Independentes), com volumes em alta de 42,5%, para uma participação de mercado de 5,9%, em evidente progressão (1,7 ponto percentual).

– Na Turquia, em um mercado em recuo de 10,0%, o Grupo ganhou 0,4 ponto percentual de participações de mercado (17,4%). A Renault é a 2ª marca do país.

– Na Romênia, a Dacia se mantém líder do mercado como montadora nacional. No total, o grupo Renault totalizou 38,6% de participação de mercado no país, com vendas em alta de 21,3%.

Região África, Oriente Médio, Índia

Com 308.012 emplacamentos, os volumes do Grupo recuaram 9,2% em 2014 na região, com uma participação de mercado que ficou em 3,8% (queda de 0,7 ponto percentual). Alguns dos mercados mais importantes para o Grupo estão em declínio, como o Magrebe (-13,2%) e a Índia (-0,8%).

– O Grupo se afirma como líder do mercado argelino,com 26,9% de participação de mercado, em alta de 0,7 ponto em um mercado em declínio de 19,8%. Esta performance posiciona as marcas Renault e Dacia em 1º e 3º lugares. Inaugurada em novembro de 2014, a fábrica Renault de Orã fortaleceu a posição da Renault como grande player do mercado automobilístico argelino.

– No Marrocos, em um mercado estável (alta de 1,1%), o Grupo Renault domina o mercado com 37% de participação de mercado e posiciona mais uma vez suas marcas Dacia e Renault no topo das vendas, com 45.174 veículos vendidos.

– Na Índia, a Renault se mantém a primeira marca europeia, com 1,5% de participação de mercado e 44.849 emplacamentos, apesar de um declínio em seu ciclo de produtos.

Região Ásia-Pacífico – Com 133.172 unidades, os volumes do Grupo apresentaram aumento de 23%, em um mercado em alta de 4,6%. Na Coreia, o Plano de Recuperação da Renault Samsung Motors impulsiona o crescimento.

– Na Coreia, em um mercado de automóveis em alta de 9,0%, a Renault Samsung Motors registrou novamente uma forte progressão de seus volumes (alta de 33,3%) e de sua participação de mercado (avanço de 1 ponto percentual para 5,7%), principalmente graças ao grande sucesso do QM3, que teve aproximadamente 20.000 unidades vendidas desde o início de sua comercialização, ao final de 2013.

– Na China, o Grupo totalizou 34.067 emplacamentos. Um ano após a criação da Dongfeng Renault Automotive Company (DRAC), sua joint venture com a Dongfeng, a Renault segue sua trajetória para realizar, em 2016, o lançamento bem-sucedido de seus principais veículos fabricados localmente.

Perspectivas comerciais para o grupo Renault em 2015 – Em 2015, o mercado mundial deve ter um crescimento moderado de 2% em relação a 2014. Também se espera um crescimento de 1 a 2% no mercado europeu, ficando a França estável.

« Em 2015, em um contexto de mercado ainda incerto, manteremos nosso avanço no âmbito de nosso plano de médio prazo, o Renault Drive the Change. Prevemos um aumento de nossos volumes mundiais, fortalecer nossa posição na Europa e melhorar nossas posições em nossos principais mercados emergentes. Nosso crescimento será mantido por um planejamento de produto em aceleração, com 5 novos modelos » declarou Jérôme Stoll, Membro do Comitê Executivo, Diretor Delegado de Performance e Diretor Comercial do Grupo.

[1] Novo perímetro da Região Eurásia inclui Turquia, Romênia, Moldávia e Bulgária, que antes faziam parte da Região Euromed.

Total das vendas VP+VU (veículos de passeio + utilitários) do grupo por região

 

Ao final de dezembro de 2014

Ao final de dezembro de 2013

% variação

França

577.601

547.694

5,5

Europa* (exceto França)

887.010

754.202

17,6

Total França + Europa

1.464.611

1.301.896

12,5

Eurásia

389.703

411.870

-5,4

Américas

416.934

466.891

-10,7

África, Oriente Médio, Índia

308.012

339.289

-9,2

Ásia Pacífico

133.172

108.237

23,0

Total exceto França + Europa

1.247.821

1.326.287

-5,9

Mundo

2.712.432

2.628.183

3,2

* Europa = UE (28 países – Bulgária & Romênia) + Balcãs (5 países) + Islândia, Noruega & Suíça

Total de vendas por marca

Ao final de dezembro de 2014

Ao final de dezembro de 2013

% variação

RENAULT
VP

1.811.343

1.837.737

-1,4

VU

307.501

293.753

4,7

VP+VU

2.118.844

2.131.490

-0,6

DACIA

 

 

 

VP

474.624

399.605

18,8

VU

36.841

29.991

22,8

VP+VU

511.465

429.596

19,1

RENAULT SAMSUNG MOTORS

 

 

 

VP

82.123

67.097

22,4

GRUPO RENAULT

VP

2.368.090

2.304.439

2,8

VU

344.342

323.744

6,4

VP+VU

2.712.432

2.628.183

3,2

 

15 principais mercados do Grupo ao final de dezembro de 2014

  País

Vendas

VP + VU

Participações de mercado

  País

Vendas

VP + VU

Participações de mercado

1 FRANÇA

577.601

26,6%

9

ARGÉLIA

91.800

26,9%

2 BRASIL

237.187

7,1%

10

ARGENTINA

84.946

12,9%

3 RÚSSIA

194.531

7,9%

11

COREIA DO SUL

80.003

4,9%

4 ALEMANHA

173.479

5,3%

12

BÉLGICA + LUXEMBURGO

77.303

13,0%

5 TURQUIA

133.212

17,4%

13

COLÔMBIA

50.362

16,6%

6 ITÁLIA

130.996

8,9%

14

MARROCOS

45.174

37,0%

7 ESPANHA

127.666

13,2%

15

ÍNDIA

44.849

1,5%

8 REINO UNIDO

109.014

3,9%

 

5 melhores vendas de VP do Grupo ao final de dezembro de 2014

1 Duster (Renault + Dacia) 395.350

234.883 Renault.

160.467 Dacia

2 Renault Clio IV 378.526

3 Novo Logan (Renault + Dacia) 234.766

137.357 Renault.

97.409 Dacia

4 Novo Sandero (Renault + Dacia) 227.036

58.927 Renault

168.109 Dacia.

5 Captur (Renault + RSM) 196.592

178.401 Renault

18.191 RSM

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn