A busca pelo transporte limpo e sustentável movimenta as vendas de veículos eletrificados, que só no primeiro quadrimestre de 2022 cresceu 78% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Até abril o mercado contabiliza 12.976 unidades comercializadas no ano, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021.
Para contribuir com o desenvolvimento de infraestrutura para carregamento de veículos elétricos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), acaba de publicar a Norma Técnica ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de veículos elétricos.
O documento especifica os requisitos para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia elétrica aos veículos elétricos e/ou a receber energia elétrica a partir dos veículos elétricos.
“Os Veículos Elétricos e Híbridos (VEH) caracterizam os veículos que são propelidos a eletricidade em alguma situação. São muitas as possibilidades de eletrificação de veículos, total ou parcial. Pode ser um veículo elétrico puro movido exclusivamente por motor/bateria, elétrico híbrido, com alguma combinação do uso de motor/bateria e motor a combustão”, explica José Luiz Albertin, Chefe de Secretaria do Comitê Brasileiro Automotivo — ABNT/CB-005.
Segundo ele, para atender esse mercado, a ABNT/ISO conta com rico arcabouço normativo atendem desde a bateria dos veículos (desempenho e segurança), eletrificação por categoria de veículos (leves, comerciais, motos, triciclos, quadriciclos e bicicleta elétrica), Infraestrutura da Qualidade (normas para produtos, serviços e laboratórios), Consumo e emissões (autonomia), Manutenção e Reparo (qualificação profissional ao mecânico), Segurança Veicular e Infraestrutura (Abastecimento).
A coleção de normas sobre Infraestrutura para carregamento em VEH é composta pelos documentos:
- ABNT NBR IEC 62196-1:2021: Plugues, tomadas, tomadas móveis para veículos elétricos e plugues fixos para veículos elétricos – Recarga condutiva para veículos elétricos
Parte 1: Requisitos gerais
Parte 2: Requisitos dimensionais de compatibilidade e de intercambiabilidade para os acessórios com pinos e contatos tubulares em corrente alternada
- ABNT NBR IEC 61851-1 e 21 & 22:2013
Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos
Parte 1: Requisitos gerais – Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos.
Parte 2: Requisitos aplicáveis aos veículos elétricos para conexão por condução a uma alimentação em corrente alternada ou em corrente contínua — Requisitos de compatibilidade eletromagnética (EMC) para sistemas de recarga não embarcados para veículos elétricos
- ABNT NBR IEC 61851-23:2020: Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte 23: Estação de recarga em corrente contínua para veículos elétricos.
- ABNT NBR IEC 61851-24:2021: Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte 24: Comunicação digital entre a estação de recarga em corrente contínua, para veículos elétricos e o veículo elétrico para o controle da recarga em corrente contínua.
- ABNT NBR IEC 61000-4-3:2014: Compatibilidade eletromagnética (EMC)
Parte 4-3: Ensaios e técnicas de medição — Ensaio de imunidade a campos eletromagnéticos de radiofrequências irradiado
- ABNT NBR ISO 11452-2:2006: Veículos rodoviários automotores – Métodos de ensaio de componentes para distúrbios elétricos causados por energia eletromagnética emitida em banda estreita – Parte 2: Compartimento blindado com absorvedores
A coletânea pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link.