Por Lucia Camargo Nunes* – Com o fechamento dos números de julho e os dados dos veículos mais vendidos, saltam aos olhos ver o, vamos chamar assim, veterano Volkswagen Gol como o automóvel mais emplacado.
Ao que tudo indica, o compacto segue para o fim de linha, a não ser que a Volks tenha um plano B na manga para que não seja substituído pelo Polo Track. E mesmo em contagem regressiva, o quarentão volta a liderar.
Mas vamos tentar entender se isso é um momento ou tendência.
O Gol teve 11.925 unidades licenciadas em julho, segundo a Fenabrave. Passou até a Strada, que ficou em 2º ao vender 10.897 unidades. Realmente um fenômeno. Confira abaixo.
Top 10 dos mais vendidos no Brasil em julho e no acumulado janeiro a julho de 2022
Julho Unidades Acumulado Unidades
1º Volkswagen Gol | 11.295 | 1º Fiat Strada | 61.942 |
2º Fiat Strada | 10.897 | 2º Hyundai HB20 | 50.990 |
3º Chevrolet Onix | 8.837 | 3º Chevrolet Onix | 42.687 |
4º Hyundai HB20 | 8.156 | 4º Volkswagen T-Cross | 36.404 |
5º Chevrolet Onix Plus | 8.135 | 5º Volkswagen Gol | 35.531 |
6º Fiat Argo | 6.103 | 6º Jeep Compass | 35.429 |
7º Chevrolet Tracker | 5.998 | 7º Chevrolet Onix Plus | 35.075 |
8º Fiat Pulse | 5.300 | 8º Fiat Mobi | 34.946 |
9º Nissan Kicks | 5.221 | 9º Hyundai Creta | 34.378 |
10º Hyundai Creta | 5.125 | 10º Chevrolet Tracker | 32.964 |
Demanda retraída – Mas talvez o pulo do gato tenha a ver com o momento que a indústria vive hoje. Segundo os dados da Anfavea, houve uma certa estabilidade dos licenciamentos em julho (2,2% sobre junho), embora os números tenham caído em relação a maio.
Esse alerta sobre as vendas recai em cima de juros mais altos (ainda sem o reflexo da Selic a 13,75%) e restrições ao crédito, que afastam a classe média do sonho da compra ou troca de um zero-km.
Mas também foi observado em julho um aumento de vendas a frotistas e locadoras, as chamadas vendas diretas.
A demanda de veículos por pessoas físicas parece ter arrefecido diante de preços tão altos e todas as dificuldades com crédito.
Menos de 20% foi no varejo – A partir daí voltamos ao Gol. Olhando mais a fundo as vendas, descobrimos que o compacto da Volkswagen teve 81,3% de suas vendas justamente para frotistas e locadoras. De 11.925 unidades vendidas em julho, apenas 2.228 foram para pessoas físicas.
Se é fogo de palha ou não saberemos em breve, mas essa ascensão do Gol tem tudo a ver com o momento da indústria, que hoje vende 8 em cada 10 Gols a pessoas jurídicas.
Até mesmo o Hyundai HB20 e a Fiat Strada são líderes nas vendas diretas no acumulado do ano. Nas vendas de varejo, para pessoas físicas, o HB20 é apenas o 8º mais vendido, enquanto a Strada ficaria em 10º.
Lembrando ainda, que a Hyundai acaba de renovar seu compacto e julho foi um mês de transição, com as últimas unidades da geração antiga. A atualização, que deixou o carro mais bonito e moderno, tem tudo para melhorar suas vendas.
Por fim, essa análise não tira o mérito da Volks, mas convenhamos: ter um carro como o Gol entre os mais vendidos soa como algo do passado. A indústria evoluiu bastante a ponto de ter modelos mais eficientes, seguros, confortáveis e tecnológicos como líderes do mercado.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: lucia@viadigital.com.br