Enriquecer a vida das pessoas. Com essa missão, a Nissan está inserindo o DNA de inovação em todas as fases do processo de criação de seus veículos, além de explorar continuamente as novas oportunidades.
Neste caminho, a montadora japonesa tem utilizado tecnologias digitais e realidade virtual em seus projetos de design há vários anos.
Atualmente, as equipes do Centro de Design da Nissan América Latina (NDLA) estão explorando este mundo virtual com a plataforma em 3D “Gravity Sketch”, que permite que os especialistas criem, trabalhem de forma colaborativa com outros profissionais de qualquer região no mundo, façam revisões e interajam nos modelos em tempo real.
“Os processos digitais de design evoluíram muito nos últimos anos. A tecnologia nos permite ver na tela uma tradução perfeita do desenho virtual no mundo real. Nós chamamos este processo, que combina experiências digitais e físicas, de “Phygital Design”, explicou John Sahs, Designer-Chefe do NDLA.
Por meio do uso de realidade virtual, o Phygital Design permite ver o veículo em três dimensões a partir de sketches feitos à mão no mundo virtual, pelos designers.
Apesar de os modelos em argila e outros materiais sólidos ainda serem usados nas etapas finais do projeto, o mundo virtual permite encontrar novas soluções, de forma mais ágil.
Entre outros benefícios, estas ferramentas aumentam a eficiência do tempo de trabalho, promovendo um maior nível de detalhes, refletindo numa nova interpretação de detalhes corriqueiros.
Além disso, elas oferecem novas formas de testar projetos nas áreas de experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI), combinando os dois mundos para tirar proveito daquilo que pode ser feito em termos de criatividade, explorando todas as possibilidades.
“O processo Phygical está eliminando as barreiras entre o metaverso e o mundo real. Ao não limitar a nossa expressão, nós podemos explorar novas alternativas com total liberdade criativa”, resume Sahs, que, em conjunto com sua equipe, está evoluindo na utilização da plataforma Gravity Sketch.
“Fiquei impressionado pela velocidade com que podemos explorar nossas ideias por meio desta ferramenta”, complementou.
Novas realidades – Gravity Sketch é uma plataforma de design intuitiva em 3D para uso por equipes interdisciplinares, por meio da qual eles podem expressar suas ideias em tempo real e em qualquer escala, desde sketches de conceitos até modelos detalhados, fazendo criações com o uso de ferramentas digitais em realidade virtual e aplicativos compatíveis para tablets, além de visualizar e gerenciar projetos de uma forma totalmente nova.
E como isso é feito? Primeiro, os designers fazem um esboço no papel. Depois, eles selecionam as melhores ideias e as levam para o mundo virtual, desenhando na plataforma Gravity Sketch, onde podem ver as linhas em 3D.
Assim que esta etapa é finalizada, o software realiza a modelagem final, para seguir para a produção em escala.
Esta plataforma se une a outras já utilizadas pela Nissan no mundo desde 2019. A empresa foi a primeira montadora no Japão a usar as luvas HaptX para criar vários projetos de design de veículos por meio do uso do toque, incluindo o veículo 100% elétrico Nissan LEAF.
Esta tecnologia associa a velocidade e flexibilidade de softwares de desenho assistido por computador (CAD) ao valor da testagem e interação física, permitindo um fluxo de trabalho mais eficiente em realidade virtual e reduzindo os prazos de lançamento no mercado.
A Nissan olha para o futuro para criar seus carros. E o mundo virtual oferece uma oportunidade para a marca se conectar com novos públicos e inovar por meio de estratégias digitais para tornar realidade estes modelos criados para seus clientes de todo o mundo, integrando a beleza do design à funcionalidade desejada em seus veículos.