Sabe aquela história quando você encontra o filho de um amigo e diz: esse eu vi nascer? É bem assim que começamos a falar do Fastback, mais novo e importante lançamento da Fiat nos últimos anos, que foi revelado como conceito no salão do automóvel de São Paulo, em 2018, sobre a plataforma da picape Toro e agora ganha vida real na mesma plataforma utilizada no Fiat Pulse, de porte menor.
Segmento preferido dos brasileiros com cerca de 36% de presença no acumulado das vendas no ano de 2022, o SUV Fastback chega para completar o reposicionamento da marca Fiat no em nosso mercado.
Se você observar bem, o posicionamento da Fiat tem mudado desde sua integração com o grupo Stellantis. A Citroën passa a ser a marca de entrada no grupo, seguida pela Peugeot, Fiat e depois Jeep.
O Fastback procura oferecer as características de um SUV combinando design fluido, temos um SUV Coupé, esportividade com motorização 100% turbo e ao mesmo tempo uma melhor performance dinâmica quando comparada com a concorrência.
Entre os diferenciais temos uma boa altura em relação ao solo, o que também garante posição elevada na condução. A versatilidade do modelo ganha forma em seu interior amplo, envolvente, com destaque na boa capacidade de 600 litros do porta-malas.
A central multimídia flutuante de 10,1 polegadas com conexão Apple Carplay e Android Auto sem fio completa a boa ergonomia que o modelo oferece, inclusive com o console central integrado, facilitando o acesso aos comandos em um só lugar.
O quadro de instrumentos é completamente digital com tela de 7 polegadas, personalizável e ainda mostra entre outras funcionalidades a pressão do turbo, força G e econômetro.
Para quem possui celular com carregamento por indução o modelo oferece essa funcionalidade com um detalhe: para reduzir a temperatura do celular durante o carregamento sem fio, a Fiat disponibilizou uma solução de saída de ar refrigerado dedicada sobre essa área, estando ou não o celular no compartimento, vai haver o resfriamento.
E ainda tem um detalhe característico da Jeep que chega no Fastback: easter eggs. Gravuras espalhadas pelo veículo fazendo alusão na experiência que o usuário pode ter com seu veículo.
Projeto 100% desenvolvido no centro tecnológico do Grupo Stellantis na América Latina, ou seja, produção brasileira.
Um pulse maior? Apesar da base ser a mesma utilizada no Fiat Pulse, a transformação para o Fastback passou por um novo ar-condicionado que garante saída de ar na parte traseira rapidez no resfriamento da cabine, novas suspensões com centro de rolagem mais baixo e nova barra estabilizadora, assim como novos amortecedores e molas. As rodas, pneus, e pavimento posterior também são novos, assim como os bancos na parte traseira.
Estruturalmente temos carroceria composta por 87% de aço de alta e ultra-alta resistência.
Quando o assunto é Mecânica Online® temos duas opções de motorização. A T200, vencedora do prêmio Motor do Ano em 2021, premiação promovida pela Revista AutoEsporte na qual participo do corpo de jurados, entrega 130 cavalos de potência e 200 Nm de torque com etanol, possui injeção direta de combustível e bloco 100% em alumínio, trabalhando com a transmissão automática CVT.
Com essa motorização o modelo precisa de 9,4 segundos para fazer de 0 a 100 km/h. O consumo com gasolina foi de 14,6 km/l na estrada.
E pela primeira vez nessa estrutura temos a motorização T270 que produz 185 cavalos de potência e 270 Nm de torque, combinando com o câmbio automático convencional, com conversor de torque, de 6 velocidades.
São três modos de condução – Normal, Manual e Sport. No modo de condução esportivo o modelo precisa de apenas 8,1 segundos para fazer de 0 a 100 km/h. Uma relação interessante é a peso-potência de 7 kg/cv, destaque na categoria.
Quem procura um SUV normalmente busca uma posição elevada para dirigir e também uma capacidade de carga razoável para quando pegar a estrada com a família, por isso, o porta-malas é sempre considerado no fator de compra.
Mesmo com o estilo coupé, o design do Fastback conseguiu manter uma excelente capacidade de volume. São 600 litros quando considerado o volume bruto e 516 litros no padrão VDA, marca muito superior aos concorrentes em seu segmento. Com o banco rebatido é possível ampliar esse volume para 1.087 litros. Vale considerar o ótimo acesso na hora de colocar uma mala, por exemplo.
A otimização do design fica clara nas funcionalidades. São 15 litros de volume interno distribuídos em 28 porta objetos.
Durante a apresentação realizada para a imprensa especializada tive a oportunidade de dirigir o veículo entre as cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, situada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.
O Fastback mostrou um bom comportamento na dinâmica veicular com baixa rolagem da carroceria em curvas, apesar da elevada altura em relação ao solo que o modelo oferece.
A direção é leve, confortável e progressiva, mantendo a segurança da condução em todas as situações.
No aspecto da segurança temos airbags frontais, laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série em todas a versões.
Os faróis full LED são de série em todas as versões, resultando em redução de consumo energético, maior durabilidade e tecnologias como acendimento automático e comutação automática do farol alto.
Funcionalidade já oferecida no Pulse, o TC+ ajusta os parâmetros do controle de tração para otimizar a transferência do torque. O ABS Off-Road reduz a distância de frenagem em condições de baixa aderência.
A conectividade também marca presença com o Fiat Connect Me e WIFI embarcado que permite internet para até 8 dispositivos. Novidade fica por conta do agendamento das revisões diretamente através do aplicativo.
No âmbito tecnológico temos o freio de estacionamento eletrônico automático com auto hold, acionado automaticamente quando o câmbio muda para parking e liberado automaticamente com o modo Drive ou Reverse. A função auto hold quando acionada mantém o veículo parado mesmo ao retirar o pé do freio.
O ADAS oferece comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência.
O Fiat Fastback chega em três versões. Audace e Impetus com a motorização turbo 200 e a Limited Edition Powered by Abarth com a motorização turbo 270.
Versões e Preços
Fastback Audace Turbo 200 Flex AT
A versão Audace é equipada com o motor Turbo 200 e câmbio CVT. Traz uma ampla lista de itens de série, como ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters (borboleta no volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.
Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):
R$ 129.990
Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT
Além dos itens disponíveis na Audace, a versão Impetus traz bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.
Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):
R$ 139.990
Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT
A edição limitada do escorpião mais famoso do mundo é equipada com o potente motor Turbo 270 e câmbio automático de 6 marchas. Além de todos itens disponíveis nas outras versões, esta configuração possui rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas.
Preço sugerido Brasil (exceto São Paulo e Zona Franca de Manaus):
R$ 149.990
Garantia, Revisões e Acessórios
Com três anos de garantia, o Fiat Fastback tem cesta de peças mais acessível entre os concorrentes (até 47% melhor nas versões com motor Turbo 200 e até 38% melhor na versão com Turbo 270). Ele ainda possui três opções de pacotes de manutenção com utilização de peças genuínas que podem ser adquiridos junto com o veículo para mais tranquilidade e conveniência do cliente. O plano Tranquilidade inclui três revisões programadas. O Proteção traz, além das revisões, a cobertura de itens de desgaste, palheta de parabrisa, oxi-sanitização, alinhamento e balanceamento. O terceiro pacote – Segurança – inclui todos os itens do plano anterior e mais um ano de garantia adicional.
Com produtos testados e homologados pela Mopar, o portfólio de acessórios para o Fiat Fastback traz mais de 35 opções, como rodas 17” em liga escuras, kit farol de neblina, som premium JBL, rebatimento elétrico do retrovisor, frisos pintados, tapete de porta-malas com bordas elevadas, protetor de soleira, engate de reboque integrado e transbike para engate.
Para saber mais detalhes, confira os vídeos relacionados com o lançamento do Fiat Fastback no Brasil.