domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil

O mês de outubro de 1997 tem importância especial na existência da Stuttgart. Foi quando a empresa passou a atuar em caráter definitivo como importadora oficial da Porsche no Brasil.

Um acontecimento tão significativo que a empresa passou a celebrá-lo como marco zero de uma série de comemorações.

- Publicidade -

Nesse aspecto, a história da Stuttgart tem semelhança com a da marca que representa.

Ferry Porsche iniciou o projeto e a construção do 356/1, o primeiro carro esporte de rua construído com a marca Porsche, muitos meses antes de receber das autoridades austríacas a permissão para que o modelo pudesse circular em vias públicas.

O documento foi emitido em 8 de junho de 1948, data adotada por Ferry como sendo de fundação da Porsche.

- Publicidade -

A Stuttgart, por sua vez, iniciou suas atividades em 1994 como concessionária autorizada Porsche no Rio de Janeiro e em Curitiba.

A Dacon, então importadora da Porsche no Brasil (desde 1968), encerrou suas atividades no fim de 1995.

O trabalho desenvolvido pela Stuttgart como concessionário autorizado (que incluiu a abertura de um showroom na Avenida Europa, em São Paulo, em agosto de 1996) recebeu da matriz o devido reconhecimento e transformou a Stuttgart em candidata natural a representar a Porsche no Brasil.

- Publicidade -

Depois de um período de transição, a homologação da Stuttgart como importadora oficial foi anunciada em outubro de 1997. Esse é considerado o ponto inicial da trajetória que transformou a Stuttgart em referência Porsche no Brasil.

Regis Schuch, fundador e presidente da Stuttgart até 2005, atualmente diretor da empresa e presidente do Porsche Club Brasil, recorda: “Em 1997, a Porsche havia acabado de colocar o Boxster no mercado e se preparava para lançar o 911 com motor de refrigeração líquida.

A linha Porsche se resumia a esses dois modelos, mas a força da marca já era muito grande e a Stuttgart foi concebida para representá-la à altura”.

Em 2002, Marcel Visconde, já cliente da marca, associou-se a Schuch. Três anos depois, tornou-se presidente da Stuttgart, cargo que ocupa até hoje.

“Entrei quando a empresa se preparava para o lançamento do Cayenne, que aconteceu no Salão de Paris. Nós queríamos ter o carro no Salão do Automóvel de São Paulo, menos de dois meses depois do Salão de Paris. Por questões logísticas, isso só seria possível se a fábrica enviasse um carro para cá antes da apresentação do modelo em Paris. Recebemos um Cayenne S e tivemos que deixar o carro escondido até o evento de lançamento no Brasil”, recorda.

“Foi uma das muitas vezes em que a Porsche AG demonstrou sua confiança na Stuttgart”, conta.

O lançamento do Cayenne foi um dos fatores mais importantes para o crescimento da Porsche no Brasil e no mundo.

Em 2004, primeiro ano completo do novo modelo nas concessionárias, foram entregues 128 Porsches no País – foi a primeira vez que esse número chegou aos três dígitos.

Até o fim da década, a linha Porsche foi ampliada com o lançamento dos modelos Cayman e Panamera, que se juntaram ao 911, Boxster e Cayenne, e a Stuttgart ampliou sua atuação para outras cidades, estando presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

O resultado dessa expansão foi a venda de 1.134 Porsches em 2011, tendo se tornado o maior importador da marca na América Latina.

Em 2015, entrou em operação a Porsche Brasil, subsidiária da Porsche AG, da qual a Stuttgart foi associada durante cinco anos.

Com o foco concentrado nos pontos de venda, a Stuttgart agregou novos territórios. Abriu Porsche Centers em Recife, Campinas, Florianópolis (todas em 2016) e Ribeirão Preto (2018), além de transferir a filial do Rio de Janeiro para um novo e amplo espaço.

Em março deste ano, a Stuttgart inaugurou seu nono endereço: o Stuttgart Service | Body & Paint, um moderno centro de tecnologia, único da América Latina capacitado para fazer reparos em carrocerias de alumínio e único do Brasil apto a fazer reparo e manutenção de baterias de carros elétricos (como o Taycan, que chegou ao Brasil em 2021) e híbridos.

Desde 2014, a matriz da Stuttgart (que inclui a Pre-owned, multimarca de carros Premium seminovos; o Porsche Club Brasil, reconhecido oficialmente pela Porsche AG; e a Stuttgart Motorsport, divisão de corridas) funciona em um conjunto de edifícios no bairro de Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo.

O Porsche Center São Paulo é considerado Flagship Dealer e é o único com certificação Exclusive Manufaktur Partner, a mais refinada divisão de personalização da Porsche para seus clientes.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008