Lançado logo no início desse ano, o Toyota Yaris passou por uma atualização para se manter competitivo no mercado. Será que foi suficiente?
O desafio da Toyota com o Yaris não é nada fácil. Onix, Voyage, Cronos, City e até mesmo o Corolla estão na briga pelo consumidor.
A estética foi renovada na linha 2023 com um novo desenho do para-choque dianteiro e as luzes de rodagem diurnas DRL integradas. Inspiração do Corolla. Inclusive a grade do radiador é nova.
Quando o assunto é sedã a capacidade e acesso ao porta-malas é um dos critérios de compra.
O Toyota oferta 473 litros, sendo maior que o Onix Sedã (469) e fica atrás dos concorrentes da Honda (521), da Hyundai (475), da Nissan (482) e da Volkswagen (521).
Quando o assunto é Mecânica Online temos a motorização aspirada 1.5 litro que produz apenas 110 cavalos de potência, pouco quando comparamos com outros motores concorrentes aspirados e ainda mais crítico com os motores turbo, de menor cilindrada e melhor rendimento.
Temos a transmissão automática continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas.
Um conjunto capaz de entregar uma dirigibilidade condizente à proposta, mas livre de qualquer tipo de emoção ao volante.
O torque é de 14,9 kgfm, quando abastecido com etanol para movimentar os 1.190 kg do sedã.
É possível realizar as trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante ou pela alavanca de câmbio.
Os modos de condução Eco/Sport mudam as respostas do sedã. No primeiro, ele assume um comportamento suave e focado na eficiência, enquanto no Sport as reações ficam mais rápidas.
A segurança foi um pilar evidenciado na linha 2023 do Toyota Yaris. Afinal, ele recebeu o Toyota Safety Sense de série, o qual é composto por uma câmera no para-brisa e um radar frontal. Estão disponíveis os alertas de pré-colisão (não freia o automóvel por completo) e visual/sonoro de mudança de faixas (não atua no volante).
O Yaris tem boa pegada ao volante e as suspensões filtram e absorvem muito bem as irregularidades do nosso asfalto.
A segurança é o principal destaque na linha 2023. O modelo ganha o Toyota Safety Sense de série, composto por uma câmera no para-brisa e um radar frontal. Estão disponíveis os alertas de pré-colisão (não freia o automóvel por completo) e visual/sonoro de mudança de faixas (não atua no volante).
Além disso, também estão presentes os sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), controles eletrônicos de estabilidade/tração e assistente partida em rampas. O sensor de chuva deu adeus por conta da vinda da câmera do para-brisa.
Consumo nota B
Cidade: 12,9 km/l (g) e 8,9 km/l (e)
Estrada: 14,7 km/l (g) e 10,5 km/l (e)
Atualizado, o Toyota Yaris Sedan 2023 ganhou um fôlego extra para enfrentar os rivais do segmento, agora mais equipado e com itens de segurança a mais.
Confira matéria completa de avaliação no vídeo abaixo: