terça-feira, 30 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Avaliação do Toyota Yaris Sedã XLS

Lançado logo no início desse ano, o Toyota Yaris passou por uma atualização para se manter competitivo no mercado. Será que foi suficiente?

O desafio da Toyota com o Yaris não é nada fácil. Onix, Voyage, Cronos, City e até mesmo o Corolla estão na briga pelo consumidor.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A estética foi renovada na linha 2023 com um novo desenho do para-choque dianteiro e as luzes de rodagem diurnas DRL integradas. Inspiração do Corolla. Inclusive a grade do radiador é nova.

Quando o assunto é sedã a capacidade e acesso ao porta-malas é um dos critérios de compra.
O Toyota oferta 473 litros, sendo maior que o Onix Sedã (469) e fica atrás dos concorrentes da Honda (521), da Hyundai (475), da Nissan (482) e da Volkswagen (521).

Quando o assunto é Mecânica Online temos a motorização aspirada 1.5 litro que produz apenas 110 cavalos de potência, pouco quando comparamos com outros motores concorrentes aspirados e ainda mais crítico com os motores turbo, de menor cilindrada e melhor rendimento.

- Publicidade -

Temos a transmissão automática continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas.
Um conjunto capaz de entregar uma dirigibilidade condizente à proposta, mas livre de qualquer tipo de emoção ao volante.

O torque é de 14,9 kgfm, quando abastecido com etanol para movimentar os 1.190 kg do sedã.

É possível realizar as trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante ou pela alavanca de câmbio.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os modos de condução Eco/Sport mudam as respostas do sedã. No primeiro, ele assume um comportamento suave e focado na eficiência, enquanto no Sport as reações ficam mais rápidas.

A segurança foi um pilar evidenciado na linha 2023 do Toyota Yaris. Afinal, ele recebeu o Toyota Safety Sense de série, o qual é composto por uma câmera no para-brisa e um radar frontal. Estão disponíveis os alertas de pré-colisão (não freia o automóvel por completo) e visual/sonoro de mudança de faixas (não atua no volante).

O Yaris tem boa pegada ao volante e as suspensões filtram e absorvem muito bem as irregularidades do nosso asfalto.

A segurança é o principal destaque na linha 2023. O modelo ganha o Toyota Safety Sense de série, composto por uma câmera no para-brisa e um radar frontal. Estão disponíveis os alertas de pré-colisão (não freia o automóvel por completo) e visual/sonoro de mudança de faixas (não atua no volante).

Além disso, também estão presentes os sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), controles eletrônicos de estabilidade/tração e assistente partida em rampas. O sensor de chuva deu adeus por conta da vinda da câmera do para-brisa.

Consumo nota B
Cidade: 12,9 km/l (g) e 8,9 km/l (e)
Estrada: 14,7 km/l (g) e 10,5 km/l (e)
Atualizado, o Toyota Yaris Sedan 2023 ganhou um fôlego extra para enfrentar os rivais do segmento, agora mais equipado e com itens de segurança a mais.

Confira matéria completa de avaliação no vídeo abaixo:

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Câmbio
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x benefícios
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil
Lançado logo no início desse ano, o Toyota Yaris passou por uma atualização para se manter competitivo no mercado. Será que foi suficiente? O desafio da Toyota com o Yaris não é nada fácil. Onix, Voyage, Cronos, City e até mesmo o Corolla estão na...Avaliação do Toyota Yaris Sedã XLS