Você é o convidado de Tarcisio Dias para conhecer na prática o Volkswagen Polo 2023. O modelo passa por uma atualização no mercado brasileiro com mudanças na dianteira, retoques na traseira e também no interior. Mas a grande novidade fica por conta dos equipamentos de série, aliás, da falta de alguns.
Em termos visuais, o Polo traz as mudanças que já eram esperadas. Imitando o irmão europeu, embora não integralmente, o hatch tem faróis reestilizados em LED, para-choque reformado e nova grade. Frente ao similar vendido no Velho Mundo, ele não fica devendo os conjuntos ópticos mais complexos, que virão no esportivo GTS, e a faixa luminosa na grade, aqui substituída por um filete cromado. As laterais exibem rodas redesenhadas, enquanto na traseira as lanternas recebem apenas nova distribuição interna e o para-choque tem retoque sutil, ganhando faixa reflexiva nas “quinas”.
Por dentro observamos revestimentos com melhor qualidade dos materiais.
O volante é o mesmo utilizado pelo Nivus, enquanto a alavanca de câmbio retroiluminada é similar à apresentada pelo T-Cross.
Nos equipamentos, o Polo 2023 tem duas portas USB-C e carregador de celular sem fio, além da frenagem automática pós-colisão. Porém, não ganhou os airbags tipo cortina e acabou perdendo os discos de freio traseiros, substituídos por tambor.
Quando o assunto é Mecânica Online temos o motor 1.0 turbo que produz 109/116 cv e 16,8 kgfm, ante os 116/128 cv e 20,4 kgfm gerados no Nivus. Com transmissão automática de seis velocidades.