O sistema de direção sem as mãos da Ford, BlueCruise, está conquistando cada vez mais adeptos na América do Norte e em breve vai ganhar uma versão atualizada, chamada 1.2, com novos recursos.
Hoje, mais de 114.000 clientes já adotam a tecnologia que permite conduzir o veículo de forma semiautônoma, sem as mãos no volante, em mais de 200 km de rodovias do continente identificadas como “Hands-Free Blue Zones”.
O BlueCruise 1.2 traz três novos recursos: assistente de mudança de faixa, sistema de reposicionamento na faixa e assistente preditivo de velocidade. O assistente de mudança de faixa facilita as ultrapassagens e é acionado quando o motorista toca na seta. Ele anuncia a manobra por viva-voz e pode até sugerir a troca para uma faixa mais livre em tráfego lento.
O assistente preditivo de velocidade ajusta suavemente a velocidade do carro ao se aproximar de uma curva fechada e avisa o motorista com antecedência do que há pela frente. Já o sistema de reposicionamento na faixa muda sutilmente a posição do veículo, especialmente ao se aproximar de veículos maiores, para aumentar a margem de segurança.
Sensores e alertas – O BlueCruise vem como item de série nas versões atuais da F-150 e do Mustang Mach-E, além de modelos da Lincoln nos EUA. Ele também pode ser instalado em versões anteriores desses veículos equipadas com tecnologias de assistência ao motorista, por meio de atualização de software. Em ambos os casos, é preciso aderir a um plano de serviço que inclui atualizações regulares de mapas.
Essa tecnologia é classificada como assistência ao motorista de Nível 2 da SAE. Ela comanda automaticamente a direção, o acelerador e os freios do veículo, mas o motorista deve manter a atenção na pista e estar pronto para assumir o volante em caso de necessidade. Mais de 67 milhões de quilômetros já foram rodados com o seu uso desde o lançamento, em 2021.
Ao identificar uma estrada pré-qualificada, o BlueCruise confirma se as linhas da pista estão visíveis e se o motorista mantém os olhos na estrada antes de ativar a direção sem as mãos. Para mostrar que o sistema está ativo o painel exibe mensagens animadas e uma iluminação azul – visível até para pessoas com daltonismo. E se o motorista precisar retomar a atenção ou o controle do veículo, a câmera e os sensores disparam um alerta visual e sonoro.
Os engenheiros da Ford continuam a refinar o desempenho, o visual e os sensores do BlueCruise para oferecer uma experiência cada vez mais próxima da direção humana, melhorando também os mapas com atualizações na nuvem.