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Pesquisa CNT: 21 melhores rodovias do País são concedidas

Divulgada nesta quarta-feira, 04, a Pesquisa CNT de Rodovias 2015 aponta que as 21 melhores rodovias do Brasil são administradas por concessionárias. No ranking com 109 ligações rodoviárias, as rodovias concedidas à iniciativa privada apresentaram avaliação superior às que são administradas pelo poder público: 78,3 % da malha concedida pesquisada teve avaliação ótima ou boa, enquanto as rodovias sob administração pública tiveram apenas 34,1 % de avaliação positiva.

A pesquisa da CNT avaliou um total de 100.763 quilômetros de rodovias, dos quais 19.804 quilômetros (19,7%) estão concedidos. “Mais uma vez, o estudo confirma que estamos no caminho certo para a consolidação do processo de concessão de rodovias. Porém, ainda há muito a ser realizado para ampliar e melhorar a limitada malha pavimentada do País que continua sendo a menor em relação ao território entre as 20 maiores economias do mundo”, afirma Ricardo Pinto Pinheiro, presidente-executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR

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Gestão das rodovias

Com relação aos resultados por tipo de gestão, que avalia o estado das rodovias em diversas categorias (Estado Geral, Sinalização, Pavimento e Geometria da Via), as diferenças entre as rodovias concedidas e administradas pelo poder público são ainda mais evidentes.

Ao analisar os resultados, é possível compreender a importância da participação do ente privado no que se refere à melhoria da qualidade nas rodovias brasileiras.

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Considerando as vias concedidas, 78,3% da extensão avaliada obtiveram avaliação positiva do Estado Geral, sendo classificados como Ótima ou Boa. Por sua vez, somente 34,1% da extensão pública receberam avaliação positiva.

ESTADO GERAL Gestão Concedida Gestão Pública
Positivo Ótimo 37,40% 6,50%
Bom 40,90% 27,60%
Negativo Regular 19,20% 38,70%
Ruim 2,50% 19,40%
Péssimo N/A 7,80%

 

As 21 melhores rodovias do Brasil são concedidas

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Pos. Rodovias Ligação Concessionária
1 SP-310/BR-364, SP-348 São Paulo SP – Limeira SP AutoBan
2 SP-225/BR-369 Bauru SP – Itirapina SP Centrovias
3 SP-070 São Paulo SP – Taubaté SP Ecopistas
4 SP-330/BR-050, SP-333 Ribeirão Preto SP – Borborema SP Triângulo do Sol
5 SP-255, SP-280/ BR-374 São Paulo SP – Itaí SP – Espírito Santo do Turvo SP SPVias, ViaOeste e Colinas
6 BR-050, SP- 330/BR-050 São Paulo SP – Uberaba MG AutoBan, Intervias, Autovias e Vianorte
7 SP-326/BR-364 Barretos SP Triângulo do Sol e Tebe
8 SP-310/BR-364, SP-310/BR-456, SP-330/BR-050 Limeira SP – São José do Rio Preto SP Triângulo do Sol, Centrovias e AutoBan
9 SP-209, SP-300, SP-300/BR-154, SP-300/BR-262 Engenheiro Miller SP – Jupiá SP Rodovias do Tietê e ViaRondon
10 SP-255, SP-318, SP-334, SP-345 Araraquara SP – São Carlos SP – Franca SP -Itirapuã SP Triângulo do Sol e Autovias
11 SP-147, SP-147/ BR-373 Piracicaba SP – MojiMirim SP Intervias
12 SP-065, SP-340 Campinas SP – Jacareí SP S Rota das Bandeiras
13 SP-055/BR-101, SP-150/BR-050, SP-160 São Paulo SP – São Vicente SP (Imigrantes/ Anchieta) Ecovias
14 SP-075, SP-340, SP-342, SP-344 Sorocaba SP – Cascata SP – Mococa SP Colinas, Renovias e Viaoeste.
15 SP-322, SP-322/ BR-265, SP-323, SP-330/BR-050, SP-351 Catanduva SP – Taquaritinga SP – Ribeirão Preto SP Tebe e Via Norte
16 SP-215/BR-267, SP-350, SP-350/ BR-369 São Carlos SP – S. João Boa Vista SP – S. José Rio Pardo SP Intervias
17 SP-127/BR-373, SP-258, SP-270/ BR-272 Cotia SP – Itararé SP SPVias e ViaOeste
18 BR-050, BR- 040, BR-365, DF-001/BR-251 Brasília DF – Uberaba MG MGO Rodovias
19 MG-290, SP-191, SP-352 Campo do Coxo SP – Eleutério SP Intervias
20 SP-127, SP-127/ BR-373 Rio Claro SP – Itapetininga SP Colinas e SPVias
21 BR-116 Rio de Janeiro RJ – São Paulo SP CCR Dutra

A pesquisa

20 equipes de pesquisadores trabalharam em 13 de capitais para a coleta das informações, avaliando toda a malha federal pavimentada e as principais rodovias estaduais pavimentadas. Foram levadas em consideração as condições do estado geral, do pavimento, da sinalização e da geometria da via. Também foram apontados os pontos críticos. Foram analisadas, ainda, as situações viárias por tipo de gestão (pública ou concedida), por estado e regiões geográficas, por corredores rodoviários e por tipo de rodovias (federais ou estaduais).

O material auxilia nos estudos para que as políticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de pesquisa promovam o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do país.

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