O preço ainda não foi revelado, mas o carro sim. Com duas versões, uma de 5 e outra de 7 lugares, a marca francesa promete conquistar uma fatia do mercado com o novo Citroën C3 Aircross 2024, mas não agora, porque ele só estará disponível no segundo semestre.
O SUV Compacto foi apresentado quase que de maneira simultânea na índia e no Brasil, países responsáveis pela sua produção. No Brasil foi confirmada e será na cidade de Porto Real, RJ.
Com relação ao Design a marca manteve a identidade do modelo C3 hatch, porém ele cresceu 34cm no comprimento, ficando com 4,32m, 13 cm maior entre eixos, finalizando com 2,54m. Além disso, ele está com 20cm de altura em relação ao piso.
Entre as duas verões, não há diferença externamente, pelo menos por enquanto. O porta-malas tem capacidade para 511 litros para o modelo de 7 lugares, isto rebatendo os bancos da terceira fileira e 482 litros para a versão de 5 lugares.
Segundo Laurente Barria, Diretor de Marketing Citroën Global, o novo SUV atende o que os clientes hoje buscam, que são: robustez; espaço; versatilidade e valor. Ainda segundo Laurente, os clientes procuram design único, presença imponente nas ruas, alto nível de conforto, tecnologia embarcada e acessibilidade.
A primeira vista o time de Design conseguiu, sim, atribuir os desejos dos clientes. O carro é imponente e possuidor de um desenho único. Porém, percebi que ele obteve inspiração nos conceituados carros da marca, o Oli Concept 2022 e o Citroën Ami 2021.
Com essa apresentação Citroën pretende acelerar crescimento na Índia, Sudeste Asiático e América do Sul
A dianteira do carro mantém a identidade formando a logo como uma assinatura mediante dois frisos cromados que ligam os DRLs dos faróis e das lanternas em Led, onde juntos os DRLs formam uma seta, símbolo da marca. Ainda na dianteira, foi aplicado um plástico com acabamento preto brilhante, sendo interrompido pelo para-choque, a famosa “boca”, que possui grades em formatos trapezoidais e quadrados. A linha de todo o carro é bem reta com bordas arredondadas, seguindo a tendência. Lembrando muito o conceito de um veículo nacional de marca italiana.
O conjunto ótico é o mesmo visto no C3 Hatch, com faróis acima em Led e o principal com lâmpadas halógenas. Ele conta também com dois faróis auxiliares, que não ficam bem nas extremidades dianteira, mas sim tendendo levemente mais para o centro, isto dá uma sensação de verticalidade.
Para deixar o carro mais imponente, foi usado uma roda de aro 17 polegadas. Acima dela existe um vinco que parte do para-choque e acaba dando uma pequena subida, continuidade com a coluna A. Já a linha de cintura vem do para-brisa, e finaliza na coluna C.
E por falar nisso, a coluna C segue a uma tendência de mercado que é a parte onde limita as duas cores aplicadas no veículo. O modelo de 7 lugares foi apresentado na cor branca com teto em preto e a versão para 5 lugares estava em vermelho com teto em branco, sempre cores contrastantes. Para não dar claustrofobia aos ocupantes da terceira fileira, surgiu uma pequenina janela entre o contorno do vidro traseiro e a tampa do porta malas. Acredito que esta poderia ser um pouco maior.
Seguindo para a traseira do novo Citroën C3 Aircross 2024, a marca foi ousado no design. Foi desenhada uma lanterna no formato C, com linhas retas, baixo e alto relevos e com bastante robustez, fazendo com que o item se destacasse, criando assim uma determinada assinatura.
As linhas retas continuam através de um friso largo em black piano que une as duas lanternas. Paralelamente a este há um vinco forte. Tanto no friso, bem como nas lanternas traseira, possui vários traços na diagonal em baixo relevo, remetendo à logo. A placa foi posicionada ao para-choque, deixando a tampa do porta-malas sem elementos que interrompa a horizontalidade, passando a sensação de que o carro é mais largo.
Quanto ao estilo e acabamento do interior é praticamente igual ao modelo hatch. A marca manteve a central multimídia de 10 polegadas na horizontal com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento wireless. Ainda no interior, o que diferencia das duas versões é que no modelo de 7 lugares, possui saídas de ar-condicionado na parte superior, juntamente com um botão que controla a intensidade do vento e da temperatura, mais portas USB, para os ocupantes da terceira fileira.
O que deu para observar externamente, pois como se tratava de um protótipo o carro que foi apresentado de 7 lugares não poderia ter acesso ao seu interior, foi que ele possui duas tomadas USB para os ocupantes dos dois bancos traseiros, encosto de cabeça e sinto de três pontos para todos os ocupantes. Para ter acesso a última fileira o encosto dos bancos dos dois lados da segunda fileira são rebatidos, mas eu creio que fica meio desconfortável para adultos com mais de 1,7m, tanto para acessar quanto para se acomodar de maneira confortável. Na verdade, é recomendado mesmo para crianças, ficarem acessando seus smartphones e tablets.
Não sei se acontecerá na versão de 7 lugares, mas na versão de 5 lugares, os acionamentos dos vidros elétricos traseiro fica posicionado logo após o freio de estacionamento, acredito que é para diminuir custos com cabeamentos, porém não sei se é prático para os ocupantes de trás e se for uma pessoa no banco central.
Bom! Mas, o último carro que vi isto foi no primeiro Renault Logan lançado no Brasil. Pensando na praticidade de carregar os aparelhos celulares, a marca francesa disponibilizou duas portas USBs, logo após aos botões de acionamento dos vidros traseiro.
Acredito que este novo Citroën C3 Aircross fará sucesso, pois ele atende aos gostos do brasileiro, mas não sei se vai atender ao quesito principal, que é o bolso. Vamos ter certeza no segundo semestre que é quando ele será disponibilizado à venda. Por enquanto, ficaremos apenas na expectativa.
Com Willames Verçoza, de São Paulo, SP, atendendo convite da Citroën do Brasil.