A maior competição monomarca do automobilismo nacional, a Copa Shell Hyundai HB20, realiza neste fim de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a primeira etapa de sua temporada 2023.
A grande novidade é a chegada da versão de corrida do Novo Hyundai HB20, modelo lançado no último mês de julho, que conquistou em 2022 o segundo ano consecutivo de liderança geral em vendas entre carros de passeio no Brasil.
A categoria corre pelos principais autódromos brasileiros, reunindo grids com mais de 40 carros, sempre com grandes disputas.
Desde sua criação, em 2019, a Copa Shell Hyundai HB20 tem comprovado toda qualidade e confiabilidade dos motores Hyundai. Para se ter uma ideia, a competição já realizou 64 provas em toda sua história, com aproximadamente 40 carros no total em cada temporada, registrando, durante os quatro anos de disputas, zero intercorrências referentes a motorização da fabricante sul-coreana.
A competição é também a série que mais cresce na história do automobilismo nacional e tem se mostrado uma excelente plataforma dentro e fora dos circuitos, com disputas emocionantes na pista e atraindo mais de 130 marcas que alavancam a iniciativa B2B, com ações de relacionamento e engajamento de clientes.
A Copa Shell Hyundai HB20 segue dividida em três categorias: Super, para iniciantes e pilotos de trajetórias mais recentes; Elite, com foco em competidores de nível intermediário; e Pro, dedicada aos pilotos mais experientes e com maior histórico de competições.
Quanto custa uma temporada da Copa Shell Hyundai HB20? O investimento previsto para a temporada completa da Copa Shell Hyundai HB20, por veículo inscrito, é de R$ 240 mil, o que contempla um pacote de serviços que permite ao piloto simplesmente “sentar e acelerar”, com base no conceito seat and drive.
O que é oferecido para cada piloto? O valor de R$ 240 mil pela temporada contempla o veículo durante o período do campeonato, sua manutenção e a preparação para cada etapa; o suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; a logística do veículo para cada autódromo; a estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana.
Como é a preparação dos carros? O carro utilizado na competição é o HB20 equipado com motor 1.6 aspirado e câmbio automático com paddle shift. Os veículos que vão compor o grid devem ser rigorosamente idênticos entre si e apresentar o desempenho e a segurança exigidos pela Hyundai.
Todos foram produzidos em um lote único, na fábrica de Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe também única chamada H-Racing, com os mesmos equipamentos resistentes e duráveis, para garantir que nenhum piloto fique em desvantagem e, principalmente, proporcionar maior sinergia dos custos envolvidos.
A configuração recebida vai possibilitar atingir com a “potência máxima de roda” uma cavalaria 20% superior à original – cerca de 160 cv –, podendo alcançar 200 km/h. Todos os carros são abastecidos com Etanol.
Como os carros saem da fábrica? Saem de fábrica pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.
O que é acrescentado nos carros pela H-Racing? A H-Racing acrescenta reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15×6. Também são acrescentados banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.
Quantos carros foram preparados no total? 40 carros.
Quantas etapas serão realizadas? A Copa Shell Hyundai HB20 terá oito etapas que acontecerão aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. A meta é reduzir custos, já que os pilotos utilizarão as mesmas estruturas e logística, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato. O total será de 16 provas na temporada.
Como será a transmissão das corridas para o público fora dos autódromos?
Haverá transmissão ao vivo pela RedeTV! da corrida do domingo com resumo da prova do sábado em cada etapa.
Calendário da Copa Shell Hyundai HB20
30/04, em São Paulo (SP)
21/05, em Tarumã (RS)
09/07, em São Paulo (SP)
06/08, em Mogi Guaçu (SP)
27/08, em Goiânia (GO)
27/10, em Nova Santa Rita (RS)
26/11, em Brasília (DF)**
17/12, em São Paulo (SP)
**a confirmar
O que acontece no fim de semana da corrida? Para a Copa, a programação começará na sexta-feira com treinos livres. No sábado, serão realizados os treinos classificatórios, seguidos das duas provas do fim de semana – uma no sábado e outra no domingo. Os horários das corridas poderão variar conforme os locais, em função da programação da transmissão ao vivo pela TV.
MOTOR | Gamma 1.6l 16V DOHC CVVT Flex | |
TRANSMISSÃO | Automática | |
MOTOR | ||
Configuração dos cilindros | 4 em linha | |
Posição do motor | Transversal anterior | |
Bloco e cabeçote do motor | Alumínio | |
Diâmetro (mm) X curso dos pistões (mm) | 77,0 X 85,4 | |
Cilindrada (cm³) | 1.591 | |
Potência máxima (cv @ RPM) | 160 (E) @ 6.500 RPM | |
Torque máximo (m.kgf @ RPM) | 17,8 (E) @ 5.400 RPM | |
ALIMENTAÇÃO | ||
Comando de válvulas | DOHC CVVT Comando duplo, variável na admissão | |
Tipo de alimentação | Eletrônica esportiva –Injeção ProTune PR4 | |
Combustível | Etanol aditivado | |
TRANSMISSÃO | ||
Tração | Dianteira | |
Número de marchas | 6 a frente e 1 a ré | |
FREIOS | ||
Dianteiro | Disco ventilado | |
Traseiro | Tambor | |
PNEUS E RODAS | ||
Pneus | 195/55 R15 | |
Rodas | 15×6 | |
Suspensão (dianteira e traseira) | McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira), com amortecedores e molas de competição, calibrados para cada circuito | |
DIMENSÕES E CAPACIDADES | ||
Comprimento (mm) | 3.920 | |
Largura (mm) | 1.680 | |
Altura (mm) | 1.405 | |
Entre eixos (mm) | 2.500 | |
Altura livre do solo (mm) | Varia conforme a pista | |
Volume do tanque de combustível (litros) | 50 | |
PESO | ||
Peso mínimo em ordem de marcha (kg) | 950 | |
DESEMPENHO | ||
Velocidade máxima (km/h) | ~ 200 (E) | |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) | <10,2 (E) | |
SEGURANÇA* | ||
Arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos e extintor de incêndio. * Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA. | ||
TECNOLOGIA | ||
Sistema de telemetria incorporado | ||