Vamos considerar que você tenha no bolso os R$ 244.890 pedidos pela Ford para quem deseja comprar uma picape Maverick.
Chegou na concessionária e descobriu que a montadora acaba de lançar uma versão híbrida – por sinal, a primeira picape híbrida no mercado brasileiro que combina motor de combustão interna 2.5 litros aspirado de 164 cavalos de potência e um elétrico de 128 cv – juntos produzem 194 cv e 21,4 kgfm de torque e câmbio automático CVT.
A tração na versão híbrida é apenas na dianteira e temos rodas de 18 polegadas e suspensão com eixo de torção.
A concorrência dentro da própria Ford é a versão Lariat FX4 que possui motor turbo 2.0 litros de 253 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral. As rodas aqui são de 17 polegadas e a suspensão é multilink, uma das melhores.
A lista de equipamentos é idêntica onde temos central multimídia com tela de 8″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, sete airbags, câmera de ré, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos de couro com dois tons, faróis de LED, controles de estabilidade e tração, controle automático em descida, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e piloto automático, assim como o tamanho e o painel interno.
Apesar do preço, a capota marítima, a mola de sustentação e até mesmo o sensor de ré não são oferecidos no pacote. Tem câmera de ré, mas falta o alerta sonoro na hora de manobrar uma picape desse tamanho.
E só destacando, a Maverick é uma picape totalmente para o uso urbano e seu comportamento dinâmico é muito parecido ao dirigir um SUV.
Falando em dirigir, a versão híbrida já inicia no modo elétrico, ou seja, silêncio total e facilidades no trânsito urbano.
Num comparativo rápido, o famoso 0-100 km-h, a versão híbrida é mais lenta em mais de 1 segundo que a versão com motorização turbo.
Agora, se você procura eficiência energética pode sentar que o comparativo foi bem desigual. A Maverick híbrida pode chegar aos 35,4 km/l na cidade e 17,3 km/l na estrada durante nossas primeiras impressões. Considerando o tanque com 57 litros de gasolina, é possível rodar 2.000 quilômetros com a versão híbrida, a minha recomendação para sua escolha.
Considerando os dados do INMETRO, temos na cidade 15,7 km/l e na estrada 13,6 km/l, um consumo combinado de 14,6 km/l.
Com Waldomiro Filho, de São Paulo, SP, atendendo convite da Ford Brasil.