Em uma classificação que refletiu o alto equilíbrio apresentado em todos os treinos livres no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), Victor Franzoni, pela Pro, e Bia Figueiredo, pela Super, ficaram com as pole positions para a quinta etapa da Copa Truck na temporada 2023, que acontece neste domingo a partir das 12h40 com transmissão ao vivo da Band, SporTV, CATVE e canais digitais oficiais.
Na Pro, a primeira fase da classificação teve dez pilotos no mesmo segundo e todos os oito no Top Qualifying, com Franzoni registrando a marca de 1:18.574, superando Raphael Abbate, outro piloto da nova geração, em apenas 0s038, ambos com Mercedes-Benz.
“Essa foi a primeira vez que tinha um equipamento capaz de andar na frente, o tempo nos treinos livres comprovou isso e, no Top Qualifying, eu tive a sorte de fazer uma volta redonda e pegar o vácuo do caminhão da frente, o que acabou me ajudando muito. Só tenho a agradecer ao time que fez um grande trabalho desde a última etapa”, celebra Franzoni.
Roberval Andrade sai em terceiro com outro Mercedes, seguido pelo Iveco de Danilo Dirani e pelo quarteto da Volkswagen formado por André Marques, Beto Monteiro, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano, que acabou desclassificado por excesso de emissões e cedeu o oitavo posto para o . piloto da casa e atual vice-líder da tabela, Jaidson Zini.
Na Super, a disputa não foi inferior, com seis dos oito melhores dentro do mesmo segundo. A grande briga foi entre Bia Figueiredo e Felipe Tozzo, que liderou a maior parte dos treinos livres, mas acabou desbancado em apenas 0s054 por Bia, que partirá da posição de honra pela segunda vez no ano. Os líderes do campeonato dividirão a terceira fila, com Fabio Fogaça à frente de Evandro Camargo.
“Desde o início dos treinos nosso caminhão estava muito bem. Por ser minha primeira vez de caminhão aqui, sabia que precisava de um tempo de adaptação. Encaixamos a volta e estou muito feliz por mais esta pole na Copa Truck. Era nosso objetivo. Aqui é uma pista muito rápida e com poucas possibilidades para ultrapassagem, então largar na frente é muito importante, além de estar do lado de dentro, o que traz uma segurança a mais”, resume a ex-piloto de Fórmula Indy.
Confira abaixo os seis melhores de cada categoria (os tempos completos estão nos documentos em anexo).
Pro
- Victor Franzoni (Mercedes), 1:18.574
- Raphael Abbate (Mercedes), a 0s038
- Roberval Andrade (Mercedes), a 0s398
- Danilo Dirani (Iveco), a 0s629
- Andre Marques (Volkswagen), a 0s650
- Beto Monteiro (Volkswagen), a 0s673
Super
- Bia Figueiredo (Mercedes), 1:19.67
- Felipe Tozzo (Iveco), a 0s054
- Daniel Kelemen (Mercedes), a 0s541
- Felipe Gama (Mercedes), a 0s616
- Fabio Fogaça (Mercedes), a 0s622
- Evandro Camargo (Mercedes), a 0s752
A Tiger Team fez história na Copa Truck neste sábado. Principal time independente e sem apoio de fábrica, o time liderado por Leandro Camargo desbancou todas as rivais com suporte de montadora e fez a pole position para a etapa de Cascavel, que acontece neste domingo, com Victor Franzoni na boléia.
Com um equipamento espetacular, Victor apenas refletiu na tomada de tempos o bom desempenho dos treinos livres, registrando as duas melhores marcas do fim de semana e uma delas, em 1:18.574, foi suficiente para garantir ao estreante Franzoni e ao time, em seu segundo ano de vida, a primeira pole position de sua história.
“Essa foi a primeira vez que tinha um equipamento capaz de andar na frente, o tempo nos treinos livres comprovou isso e, no Top Qualifying, eu tive a sorte de fazer uma volta redonda e pegar o vácuo do caminhão da frente, o que acabou me ajudando muito. Só tenho a agradecer ao time que fez um grande trabalho desde a última etapa”, celebra Franzoni.