O Renault Group, a Nissan Motor Co. e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram, no dia 6 de fevereiro, um novo capítulo da Aliança visando uma evolução de seu modelo de colaboração, para aumentar a agilidade e fortalecer a competitividade. O novo esquema é baseado em uma nova governança mais equilibrada, equitativa e eficiente, para maximizar a criação de valor para cada empresa membro da Aliança. Os acordos definitivos foram firmados em 26 de julho de 2023 e a conclusão da transação deve ocorrer durante o quarto trimestre deste ano 1.
Neste contexto e no âmbito de suas tratativas com as entidades representativas do pessoal, o Renault Group compartilhou hoje o novo processo de trabalho para todas as suas funções e projetos relacionados à Aliança.
Até o fim de 2023, a organização da Aliança vai passar de um modelo padronizado em escala mundial para uma cooperação com foco em projetos, permitindo a tomada de decisão com mais rapidez e agilidade, adaptando-se às particularidades de cada região. Esta nova organização vai se apoiar nas vantagens estratégicas, recursos técnicos e expertise de mercado de cada empresa parceira, para dar sustentação aos seus respectivos planos estratégicos.
Estas evoluções foram concebidas para se adaptar a uma nova tendência na indústria automotiva: os mercados estão se tornando cada vez mais regionalizados, tendo em vista as diferenças nas regulamentações, ritmos na adoção dos veículos elétricos e necessidades em termos de conectividade.
A organização das compras da Aliança vai evoluir como organizações distintas, com uma estratégia focada para cada projeto. A empresa líder de um projeto específico terá autonomia para definir as especificações e processos para atender as exigências de cada empresa em matéria de produtos, respeitando as regulamentações da região específica. Esta nova organização permitirá tomar decisões de forma mais rápida e melhorar a eficiência operacional em várias áreas, desde mercados e tecnologias até veículos e muito mais, para apoiar a implementação de projetos comuns da Aliança para a Europa, América Latina e Índia.