A Volvo Cars inaugurou, na última semana, um novo Centro de Testes de Software em Gotemburgo, na Suécia. Com um investimento equivalente a 150 milhões de reais, o local possui mais de 22 mil metros quadrados e se torna o maior Centro de Software da empresa, que também possui unidades em Lund, na Suécia e em Shanghai, na China.
Com o novo centro, a empresa pretende reforçar a estratégia de produzir e testar internamente os seus próprios softwares. “O novo centro amplia nossa capacidade de testar softwares em todos os níveis. A nova geração de carros elétricos da Volvo é criada em cima de um hardware, mas evolui em cima de softwares. Esse novo centro nos deixa pronto para evoluirmos e deixarmos os nossos carros melhores com o passar do tempo, por meio de atualizações over-the-air”, explicou Anders Bell, head global de pesquisa e desenvolvimento.
O EX30, lançamento mais recente da empresa e o EX90, que será lançado em breve, já foram criados seguindo esse novo direcionamento da companhia. A chegada do EX90, principalmente, mostra as intenções da companhia de continuar liderando as mudanças na indústria. O carro será elétrico, vendido cada vez mais de forma online e com uma tecnologia de ponta que deixará o carro cada vez mais completo e atualizado.
Por isso, a inauguração do novo centro é fundamental para as ambições da empresa, que inclui se tornar referência no setor em tecnologia de ponta e desenvolver somente carros elétricos até 2030.
“Este novo centro tem tudo para se tornar um benchmark na indústria automotiva. Com a chegada dele, desenvolvedores do mundo inteiro poderão fazer testes remotos aqui 24 horas por dia, 365 dias por ano”, explica Bell.
Inicialmente, o centro terá cem funcionários e a expectativa é de que ele tenha até 300 posições de trabalho quando estiver operando em capacidade máxima. Atualmente a Volvo possui capacidade de 200 plataformas de teste e, com este novo centro, a marca ganha mais 300 plataformas, ampliando para 500 equipamentos.
O Centro de Gotemburgo irá trabalhar muito próximo de outros centros de engenharia ao redor do mundo e executar um papel central no desenvolvimento de softwares. Mês passado, foi inaugurado um novo hub de tecnologia em Singapura. A empresa anunciou ainda planos para a inauguração de um outro hub focado em softwares, em Cracóvia, na Polônia.
“Nossos engenheiros de software têm trabalhado em projetos cada vez mais variados e desafiadores”, comentou Alwin Bakkenes, head global de engenharia de software. “O objetivo é aumentar a velocidade de inovação dos carros da Volvo, por meio do desenvolvimento de softwares em áreas-chave para nossos produtos. Em segurança, por exemplo, conseguiremos entender de forma muito mais profunda o que causa os acidentes, além de melhorar nossos algoritmos de assistência ao motorista e desenvolver softwares para que, no futuro, tenhamos carros prontos para a direção autônoma”.
Além dos recém lançados centros em Cracóvia e Singapura, a Volvo possui hubs de tecnologia em Estocolmo e em Lund, na Suécia, assim como em Bagalore, na Índia. A empresa tem ainda centros de engenharia em Shanghai, na China e em Gotemburgo, na Suécia. Cada um desses centro tem focos específicos para, de maneira conjunta, criar uma rede de inovação estrategicamente dividida ao redor do mundo.