sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars abre novo Centro de Testes de Software na Suécia

A Volvo Cars inaugurou, na última semana, um novo Centro de Testes de Software em Gotemburgo, na Suécia. Com um investimento equivalente a 150 milhões de reais, o local possui mais de 22 mil metros quadrados e se torna o maior Centro de Software da empresa, que também possui unidades em Lund, na Suécia e em Shanghai, na China.

- Publicidade -

Com o novo centro, a empresa pretende reforçar a estratégia de produzir e testar internamente os seus próprios softwares. “O novo centro amplia nossa capacidade de testar softwares em todos os níveis. A nova geração de carros elétricos da Volvo é criada em cima de um hardware, mas evolui em cima de softwares. Esse novo centro nos deixa pronto para evoluirmos e deixarmos os nossos carros melhores com o passar do tempo, por meio de atualizações over-the-air”, explicou Anders Bell, head global de pesquisa e desenvolvimento.

O EX30, lançamento mais recente da empresa e o EX90, que será lançado em breve, já foram criados seguindo esse novo direcionamento da companhia. A chegada do EX90, principalmente, mostra as intenções da companhia de continuar liderando as mudanças na indústria. O carro será elétrico, vendido cada vez mais de forma online e com uma tecnologia de ponta que deixará o carro cada vez mais completo e atualizado.

Por isso, a inauguração do novo centro é fundamental para as ambições da empresa, que inclui se tornar referência no setor em tecnologia de ponta e desenvolver somente carros elétricos até 2030.

“Este novo centro tem tudo para se tornar um benchmark na indústria automotiva. Com a chegada dele, desenvolvedores do mundo inteiro poderão fazer testes remotos aqui 24 horas por dia, 365 dias por ano”, explica Bell.

- Publicidade -

Inicialmente, o centro terá cem funcionários e a expectativa é de que ele tenha até 300 posições de trabalho quando estiver operando em capacidade máxima. Atualmente a Volvo possui capacidade de 200 plataformas de teste e, com este novo centro, a marca ganha mais 300 plataformas, ampliando para 500 equipamentos.

O Centro de Gotemburgo irá trabalhar muito próximo de outros centros de engenharia ao redor do mundo e executar um papel central no desenvolvimento de softwares. Mês passado, foi inaugurado um novo hub de tecnologia em Singapura. A empresa anunciou ainda planos para a inauguração de um outro hub focado em softwares, em Cracóvia, na Polônia.

“Nossos engenheiros de software têm trabalhado em projetos cada vez mais variados e desafiadores”, comentou Alwin Bakkenes, head global de engenharia de software. “O objetivo é aumentar a velocidade de inovação dos carros da Volvo, por meio do desenvolvimento de softwares em áreas-chave para nossos produtos. Em segurança, por exemplo, conseguiremos entender de forma muito mais profunda o que causa os acidentes, além de melhorar nossos algoritmos de assistência ao motorista e desenvolver softwares para que, no futuro, tenhamos carros prontos para a direção autônoma”.

Além dos recém lançados centros em Cracóvia e Singapura, a Volvo possui hubs de tecnologia em Estocolmo e em Lund, na Suécia, assim como em Bagalore, na Índia. A empresa tem ainda centros de engenharia em Shanghai, na China e em Gotemburgo, na Suécia. Cada um desses centro tem focos específicos para, de maneira conjunta, criar uma rede de inovação estrategicamente dividida ao redor do mundo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança