segunda-feira, 25 novembro , 2024
28 C
Recife

Ônibus elétrico Mercedes-Benz é destaque na Arena ANTP em São Paulo

Totalmente desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, o ônibus elétrico urbano a baterias eO500U estará exposto no estande da marca, que também apresenta portfólio de peças e serviços para empresas de transporte de passageiros.

Com destaque para a exposição do seu ônibus elétrico urbano a baterias, o modelo eO500U, a Mercedes-Benz leva as soluções da marca em produtos e serviços para a Arena ANTP 2023 – Congresso de Mobilidade Urbana, que será realizado em São Paulo, capital, no Transamérica Expo Center, nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Esta é a 22ª edição do congresso bianual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), que, após quatro anos, volta a ser realizado de forma presencial.

Temas como mobilidade urbana, transição energética, eletromobilidade, descarbonização, sustentabilidade, segurança no trânsito, políticas públicas e vários outros assuntos compõem a vasta programação de palestras.

- Publicidade -

A Mercedes-Benz terá representantes em três dos painéis da Arena ANTP. Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus, será um dos debatedores sobre “A indústria de ônibus no Brasil” e também sobre “A renovação de frota e as perspectivas dos combustíveis renováveis na visão da ABRATI”. Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais e Comunicação, participará do painel sobre “Reforma tributária: impacto na indústria e na prestação e custo do serviço de transporte público”.

No início deste mês de outubro, a Mercedes-Benz anunciou a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos deverão entrar em operação no início do próximo ano.

“A entrega desse expressivo volume de ônibus elétricos representa o novo marco de progresso na entrada da Empresa na era da eletromobilidade no País”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

- Publicidade -

“É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

Compromisso com os pilares ESG – De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes.

“Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Achim Puchert.

- Publicidade -

“Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG. Este é o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que temos pela frente”.

Solução com a qualidade e a confiabilidade da marca para as cidades – “Nosso chassi de ônibus elétrico traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte”.

“E reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, informa Walter Barbosa. “O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente, à qualidade do ar nas cidades e à sociedade como um todo”.

50 unidades do eO500U serão entregues a três empresas de São Paulo, começando a circular, em 2024, na maior cidade do Brasil e da América Latina

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica – O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção, motores elétricos, eixos e outros itens.

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade – Como sempre acontece, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica.

A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Dará apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos.

A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.

Tecnologia BlueTec reduz as emissões de poluentes – A linha 2023 de chassis de ônibus Mercedes-Benz – com diversos modelos urbanos e rodoviários das linhas LO, OF e O 500 – se destaca no mercado pela exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6). Esta solução robusta, eficiente e confiável da marca assegura redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5).

O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução eficaz de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.

“A tecnologia BlueTec 6 traz contribuição muito importante para a qualidade do ar e preservação do meio ambiente. Estes benefícios são especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que desfrutam de um ar mais limpo”, diz Walter Barbosa. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável”.

FleetBus para ônibus elétricos – No contexto de serviços inovadores, a marca está dando novos passos na consolidação do FleetBus, solução exclusiva de telemetria e conectividade da Mercedes-Benz no Brasil para gestão de frota das empresas de ônibus, que vem sendo utilizada de forma piloto por algumas empresas.

Esse serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO.

Disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários, essa ferramenta traz para o mercado um grande diferencial: monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.

Ônibus elétrico e soluções de mobilidade são atrações da Mercedes-Benz na Lat.Bus & Transpúblico 2021

Movimento A Voz Delas também estará presente na Arena ANTP – A presença da Mercedes-Benz na Arena ANTP ganha evidência também pela presença do Movimento a Voz Delas, iniciativa que amplia o olhar para as mulheres que atuam no segmento de transporte de cargas e que, este ano, passou a intensificar ações de engajamento pela causa de igualdade de condições de trabalho também para as motoristas de ônibus.

O Movimento A Voz Delas foi criado em 2019 pela Mercedes-Benz com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero.

“Vamos ouvir motoristas, executivas e empresárias a fim de conhecer as características e os desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e, principalmente, qual a participação das mulheres em suas atividades”, ressalta Walter Barbosa.

“Queremos conhecer os problemas de infraestrutura e operação para as motoristas, tanto nas estradas, quanto nas paradas e trajetos do transporte urbano, assim como as questões de assédio e machismo em suas rotinas de trabalho. Depois, o Movimento irá buscar soluções, sensibilizando para isso todos aqueles que atuam no transporte, incentivando a participação do maior número de parceiros”.

Um importante fruto já derivado desse movimento é a ação “Coletivo de Respeito”, que conta com vários parceiros e busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos. Trata-se de um canal de denúncia e acolhimento, coordenado pelo Projeto “Justiceiras”, que presta atendimento on-line para combate à violência contra a mulher nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn