Em 2003 a Ford apresentou o primeiro utilitário esporte compacto no mercado brasileiro, o EcoSport, que viveu sem concorrentes até 2011.
Encerrada a produção, a marca trouxe da China o Territory, que passa por uma grande evolução, a começar pelo estilo, com muito mais esportividade, aliás, muito mais Ford que antes.
E a outra boa novidade, é que o modelo oferece mais, por menos, quer saber melhor em nossa avaliação?
Eu já vou logo destacando a carroceria mais larga e alta do que a do Jeep Compass e pouco menor que o Commander. A Ford afirma que o Territory é o SUV para quem busca espaço interno de Commander, mas sem a necessidade dos sete lugares.
Quem viaja no banco traseiro tem mais espaço e a vantagem do assoalho plano.
Os bancos dianteiros elétricos são confortáveis e ventilados, com 10 regulagens para o motorista e 4 para o passageiro.
Temos o quadro de instrumentos digital e sistema multimídia com carregador por indução e conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de quatro portas USB.
A qualidade do acabamento é vista em todo o interior do modelo e o outro item que ganhou espaço foi o porta-malas.
O ganho no volume aumentou em 100 litros de capacidade, totalizando 448 litros de volume.
Outro destaque do SUV da Ford é o seu pacote de segurança robusto, incluindo câmera 360 graus, sensores dianteiros e traseiros, e frenagem autônoma de emergência, embora não detecte pedestres e bicicletas.
Quando o assunto é Mecânica Online o modelo é equipado com um motor 1.5L turbo a gasolina, proporcionando 169 cv e 25,5 kgfm.
O veículo demonstrou desempenho ágil durante nossa avaliação, com destaque para o novo câmbio automatizado de sete marchas.
Com um preço reduzido de R$ 209.990, acreditem, a Ford baixou o valor do novo Territory, com muita mais tecnologias que a versão anteriormente vendida por aqui, em 10 mil reais.
O modelo é uma opção mais acessível em comparação aos concorrentes da Jeep Compass, Commander e Volkswagen Taos.