A Equipe Nissan de Fórmula E tem o prazer de anunciar a chegada do brasileiro Caio Collet como piloto reserva e de simulador para a temporada 2023/24 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
O piloto brasileiro iniciou sua carreira em monopostos em 2017, na Fórmula 4 dos Emirados Árabes, onde conquistou uma vitória e seis pódios. No ano seguinte, ele foi campeão da Fórmula 4 Francesa, com sete vitórias. Na Fórmula Renault Eurocup por duas temporadas, chegou ao segundo lugar na classificação geral em 2020. Graças ao seu desempenho, Collet conquistou um lugar na Fórmula 3 da FIA, na qual obteve três vitórias e 11 pódios em três temporadas do campeonato.
Collet participou da renomada Alpine Academy e mantém contato com o programa até hoje. O brasileiro de 21 anos já se juntou à equipe Nissan na prova de abertura realizada semana passada, durante o E-Prix da Cidade do México.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da equipe Nissan de Fórmula E:
“É um grande prazer dar as boas-vindas ao Caio na equipe em 2024. O papel de um piloto reserva e de simulador é extremamente importante, por vários motivos. As observações que recebemos dele do simulador terão um impacto significativo no nosso desenvolvimento durante a temporada e, consequentemente, no nosso desempenho durante o ano todo. O perfil do Caio como piloto se encaixa perfeitamente nesta nova função. Ele é um jovem talento, com ampla experiência em monopostos e sua participação na Alpine Academy demonstrou que ele é capaz de causar impacto positivo nesta temporada. Ele já demonstrou sinais promissores e absorveu rapidamente as novas informações sobre os principais sistemas da Fórmula E, incluindo a gestão da energia. Pelo talento que ele tem, estou ansioso para vê-lo se desenvolver trabalhando com a equipe durante todo o ano”.
Caio Collet, piloto reserva e de simulador, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estou muito feliz por ter a oportunidade de trabalhar com a Nissan nesta temporada. Esta é uma equipe com fortes credenciais na Fórmula E, além de ser uma marca respeitada mundialmente. Quando fui para o simulador pela primeira fez, fiquei chocado porque a Fórmula E é muito diferente em comparação com as outras categorias, tanto pelos sistemas utilizados como o estilo de pilotagem necessário para maximizar o desempenho. Está sendo um desafio incrível e sou muito grato por esta oportunidade da Equipe Nissan de Fórmula E. Acho que esta experiência vai fazer com que eu seja um piloto mais completo e ajudar no desenvolvimento da minha carreira. O Oliver, o Sacha e toda a equipe já me fizeram sentir em casa e não vejo a hora de desenvolver o meu relacionamento com eles. Assim como todos os pilotos de Fórmula E, eles são extremamente competitivos e profissionais, então posso aprender muito trabalhando com os dois. Agora o meu foco é atingir o melhor desempenho possível e ajudar a equipe a maximizar os resultados neste ano”.
Nissan na Fórmula E – A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados.
A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Fórmula E – Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.