Durante a revisão do sistema de freios, é crucial verificar não só as pastilhas, discos, sapatas e tambores, mas também as pinças e pinos deslizantes, garantindo a segurança e eficiência nas frenagens, conforme orienta Luciano Costa, gerente da Jurid.
O sistema de freios dos veículos é composto por diversas peças essenciais para garantir segurança e eficiência nas frenagens. Entre as mais conhecidas estão pastilhas, sapatas, discos e tambores. No entanto, componentes como as pinças de freio e pinos deslizantes também desempenham um papel crucial e devem ser verificados durante as revisões. Luciano Costa, gerente da Jurid, fabricante de componentes de freio, ressalta a importância de checar as condições de todos os itens, pois estão interligados e sofrem desgaste ao longo do tempo.
Pastilhas de freio, sendo feitas de material abrasivo, tendem a se desgastar mais rapidamente que os outros componentes. Costa explica que a substituição das pastilhas no momento certo evita danos adicionais aos discos. A identificação do desgaste das pastilhas é facilitada quando estas possuem sensores eletrônicos ou mecânicos. Além da troca das pastilhas em pares, é fundamental limpar as pinças, pinos deslizantes e componentes de borracha como sanfonas e guarda-pós.
A lubrificação dos pinos deslizantes é essencial para evitar o travamento das pinças de freio. Luciano Costa recomenda o uso de produtos adequados, como o BL-20 da Jurid, que suporta temperaturas extremas (-50°C a 1650°C) e não agride as borrachas. Este lubrificante evita desgaste, corrosão e oxidação, além de prevenir travamentos que podem causar superaquecimento, ruídos e perda de eficiência do freio. Assim, garante-se a preservação das pastilhas e a proteção contra contaminação por substâncias como água e sal.