O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) retorna a São Paulo entre os dias 12 e 14 de julho, e a Peugeot traz novidades emocionantes, incluindo o Hypercar 9×8 e uma experiência imersiva com o Novo E-2008, prometendo enriquecer a vivência dos fãs de automobilismo.
Após uma pausa de dez anos, São Paulo recebe novamente uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance, e a Peugeot não poderia ficar de fora. O evento contará com a presença do inovador Hypercar 9×8, que foi preparado para a competição que reúne nove fabricantes e dezenove protótipos.
O Peugeot 9×8, que estreou em 2022, foi desenvolvido com base em regulamentos técnicos da FIA e agora vem equipado com um motor híbrido V6 2,6l bi turbo, além de um motor elétrico no eixo dianteiro. Seu design inovador, que eliminou o aerofólio traseiro, otimiza a aerodinâmica e destaca a fluidez das linhas do veículo.
Para a temporada 2024, a equipe Peugeot TotalEnergies, composta por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne, competirá com o 9×8 nº 93, enquanto Paul Di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne estarão no carro nº 94. O retorno da Peugeot a Interlagos é histórico; sua primeira participação no autódromo foi em 2007, quando conquistou a vitória com os protótipos 908 HDI FAP.
Tradição em Velocidade
A Peugeot possui uma rica história em competições automobilísticas. Desde a vitória do Type 7 na Paris-Bordeaux-Paris em 1895 até os sucessos em Le Mans com o 908 HDi FAP, a marca consolidou seu lugar no mundo da velocidade. O 208 T16 Pikes Peak, pilotado por Sébastien Loeb, também fez história ao quebrar o recorde da tradicional corrida de subida de montanha em 2013.
Experiência Imersiva
Na Fan Zone do Autódromo de Interlagos, os visitantes poderão conhecer o Novo E-2008, que traz design impactante e motor 100% elétrico. Com potência aumentada e novas capacidades de bateria, o modelo promete impressionar. Além disso, atividades interativas, como o simulador de corrida Le Mans Ultimate e desafios de habilidades em jogos touchscreen, estarão disponíveis para os fãs.
A Peugeot convida todos a celebrarem a tradição e inovação da marca, garantindo uma experiência inesquecível no Campeonato Mundial de Endurance.
Curiosidades sobre o carro – Em sua primeira versão, o PEUGEOT 9X8 foi projetado de acordo com os regulamentos técnicos estabelecidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para 2020/2021.
No entanto, entre sua fase de projeto e sua estreia na competição em 2022, os regulamentos evoluíram, liberando novas áreas de desempenho e certos parâmetros de projeto foram revisados para aproveitá-los ao máximo e atingir os ambiciosos objetivos estabelecidos pela Equipe PEUGEOT TotalEnergies.
Para a temporada 2024 da WEC, o PEUGEOT 9×8 veio equipado com um sistema de motor híbrido: um V6 2,6l, bi turbo, 500 kW e um motor elétrico no eixo dianteiro, de 200 kW em conjunto com uma bateria de alta tensão (900 V).
O relacionamento entre o pioneirismo da Marca do Leão com eletrificados e aplicação do conhecimento e tecnologia extraídos das pistas está também no nome do carro, onde:
- 9 – Significa as iniciais que caracterizam os veículos de extrema competição da marca, como o PEUGEOT Endurance 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011);
- X – Referência às tecnologias de tração nas quatro rodas e a hibridização adaptada ao novo PEUGEOT Hypercar;
- 8 – Número que pontua todas as denominações contemporâneas da PEUGEOT: 208, 2008 e 3008, por exemplo, são modelos que passaram pelas mãos do mesmo time de engenheiros e designers do Hypercar.
Na parte traseira do 9×8 que correu na temporada anterior, havia os dizeres “We need no rear wing” (em português, “não precisamos de aerofólio”). A ausência deste item permitiu uma melhoria em termos de engenharia e design, já que uniu maior fluidez na aerodinâmica e linhas mais harmoniosas e dinâmicas.
Para a edição deste ano da WEC, a equipe PEUGEOT TotalEnergies é formada por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne no 9X8 nº 93. Paul Di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne irão partilhar as tarefas de condução no carro nº 94. Destes nomes, apenas Jensen nunca pilotou no icônico circuito.
A PEUGEOT volta a Interlagos com grandes objetivos. A primeira presença da marca no tradicional autódromo ocorreu em 2007, em uma dobradinha com os protótipos 908 HDI FAP LMP1 pilotados por Nicolas Minassian e Marc Gené e também pela dupla Stephane Sarrazin e Pedro Lamy.