Proprietários do GWM Haval H6 PHEV34 2025 começaram a relatar, desde o início de julho, uma falha que resulta na perda de potência do motor em rodovias, forçando a parada completa do carro. A GWM já emitiu um comunicado oficial convocando todos os modelos 2025 para inspeção nas concessionárias.
Desde o início de julho, proprietários do GWM Haval H6 PHEV34 2025 têm enfrentado um problema grave ao trafegarem em rodovias com o ar-condicionado ligado. Relatos apontam que o motor perde potência até a parada total do veículo, um cenário preocupante especialmente em altas velocidades. As reclamações surgiram na comunidade do aplicativo My GWM, onde os usuários compartilham experiências e problemas com seus veículos.
A GWM, diante do aumento no volume de reclamações, emitiu um comunicado oficial na última segunda-feira (12), reconhecendo o problema e convocando os proprietários a levarem seus veículos às concessionárias para uma inspeção detalhada.
O problema foi identificado como uma falha na válvula termostática do sistema de refrigeração da bateria de alta tensão. Quando essa válvula defeituosa falha, o fluido refrigerante não é adequadamente enviado para resfriar as baterias, levando ao superaquecimento e ativando o Modo de Proteção do veículo. Esse modo de segurança reduz drasticamente a potência do motor, exibindo uma luz-espia no painel com o desenho de uma tartaruga e forçando o motorista a parar.
Em muitos casos relatados, os proprietários não conseguiam religar o veículo imediatamente, sendo necessário esperar cerca de uma hora até que as baterias esfriassem e o Modo de Proteção fosse desativado. Todos os relatos ocorreram em rodovias, onde as condições de alta velocidade e uso do ar-condicionado aumentam a demanda energética sobre as baterias, levando ao aquecimento excessivo.
Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais e governamentais da GWM, explicou que a primeira solução adotada foi a substituição da válvula termostática. “Ao todo, 24 unidades já passaram pelo reparo em nossa rede de concessionárias, com sucesso,” afirmou Bastos. No entanto, uma nova solução foi desenvolvida pela equipe de engenharia da GWM, que envolve apenas uma atualização de software para o gerenciamento das baterias. Bastos destacou que essa atualização, que leva apenas 18 minutos, deve ser realizada nas concessionárias e não pode ser feita remotamente por questões de segurança.
A rapidez na resposta, que levou apenas 25 dias, foi atribuída ao bom relacionamento com os clientes por meio do aplicativo My GWM. “Nossa comunidade ativa é valiosa para a marca. Todos os clientes têm acesso ao app, e as reclamações são monitoradas em tempo real pelo nosso time de atendimento”, completou Bastos.
A GWM ressalta que essa falha foi identificada apenas nos modelos 2025 do Haval H6 PHEV34, sendo que o modelo 2024 não foi afetado, pois utilizava uma válvula termostática diferente. A verificação e o reparo devem ser realizados exclusivamente na rede de concessionárias.