Os sensores ABS desempenham um papel crucial na segurança automotiva, prevenindo o travamento das rodas e garantindo controle direcional do veículo, especialmente em condições de frenagem extrema e em pisos escorregadios. A NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa conhecida por sua expertise em sistemas de ignição e sensores automotivos, explica como esses sensores funcionam e como contribuem para a segurança dos motoristas.
Os sensores ABS são responsáveis por monitorar individualmente a velocidade de cada roda do veículo. Essa informação é enviada para um módulo eletrônico, que avalia a necessidade de intervenção do sistema ABS. Quando o freio é acionado e há risco de travamento de uma roda, o sistema reduz temporariamente a pressão do fluido de freio, evitando o bloqueio. Esse processo se repete várias vezes por minuto, o que pode ser sentido como uma leve trepidação no pedal do freio — uma indicação normal de que o ABS está em funcionamento.
Além disso, mesmo sem o pedal de freio acionado, os sensores ABS podem ativar outros sistemas de segurança, como o controle de estabilidade, tração e assistente de descida em rampas. Essas tecnologias trabalham em conjunto para aplicar o freio em rodas específicas, conforme necessário, sem a intervenção direta do motorista.
Variações na Velocidade das Rodas – Diferenças na velocidade das rodas são comuns durante curvas, onde as rodas internas giram mais devagar que as externas devido ao raio da curva. Essas variações também podem ocorrer devido a pneus novos ou usados, que apresentam diferenças na altura. No entanto, essas variações normais não acionam a luz de anomalia do ABS. Por outro lado, se houver problemas no sinal do sensor ABS, a luz de alerta permanecerá acesa no painel, indicando a necessidade de reparo imediato do veículo para evitar riscos à segurança.
Diagnóstico e Soluções para Problemas nos Sensores ABS – Os sensores ABS podem ser danificados por vários fatores, incluindo infiltração de água, danos por acidentes, manutenção inadequada, ou falhas na coroa dentada. Em alguns casos, a manutenção inadequada nos rolamentos de roda também pode comprometer o funcionamento do sensor. Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra do Brasil, destaca que a substituição de um sensor ABS danificado é relativamente simples, mas deve ser realizada por um profissional qualificado, que deve identificar a falha, aplicar o sensor correto, e realizar testes para garantir a eficácia do reparo.
Os sensores ABS NTK são desenvolvidos para atender às rigorosas exigências do mercado de reposição, com uma ampla gama de produtos que inclui sensores de nível de combustível, temperatura, rotação, velocidade, e outros componentes essenciais para a segurança e desempenho veicular.