A Toyota Hilux SRX Plus 2024 chegou ao mercado brasileiro como uma opção robusta e confortável para quem busca o equilíbrio entre força e tecnologia. Com novas soluções na suspensão e itens de série avançados, a picape se destaca pela estabilidade em terrenos irregulares e aprimoramentos no conforto de condução.
A nova Hilux SRX Plus 2024, versão intermediária da icônica picape da Toyota, foi projetada para quem deseja robustez sem abrir mão do conforto. Com preço a partir de R$ 335.300, essa versão chegou ao mercado com melhorias significativas na suspensão, visando proporcionar mais estabilidade e dirigibilidade. A Toyota adicionou uma barra estabilizadora traseira exclusiva e aumentou a altura do solo em 2 cm, características que melhoram a resposta da picape em curvas e terrenos difíceis.
Externamente, a SRX Plus mantém um design clássico e elegante, com detalhes cromados e itens como santantônio de fibra, capota marítima e estribos. Internamente, o conforto é reforçado por bancos de couro e um sofisticado sistema de som JBL. Mas é no desempenho que a Hilux continua a brilhar: equipada com o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm de torque, tração 4×4 e transmissão automática de seis marchas, ela mantém a robustez tradicional da linha, agora com uma condução ainda mais suave.
O ponto alto desta versão é o conjunto de suspensão. A bitola aumentada — 140mm na dianteira e 150mm na traseira —, aliada a novas molas e amortecedores bitubo, proporciona maior estabilidade em alta velocidade e em terrenos desafiadores. Testes dinâmicos confirmaram uma significativa melhora na estabilidade e uma redução no ruído dos pneus, tornando a condução mais prazerosa.
No quesito segurança e tecnologia, a Hilux SRX Plus 2024 oferece um pacote completo, com itens de série como bloqueio do diferencial traseiro, controle de tração e assistência de subida e descida, além de sistemas avançados como frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
Em termos de consumo, a picape apresentou uma média de 10,5 km/l em testes realizados em diferentes condições, reforçando sua eficiência para longas viagens. A Hilux SRX Plus surge como uma alternativa interessante para quem busca uma picape completa, com melhorias no desempenho e estabilidade, sem o custo elevado das versões esportivas como a GR-Sport.
Aqui está a avaliação da Toyota Hilux SRX Plus 2024 com base nos critérios sugeridos:
- Motor (4.5/5): O motor 2.8 turbodiesel de 204 cv continua confiável, oferecendo excelente torque de 42,8 kgfm e bom desempenho tanto na cidade quanto fora de estrada. É robusto, mas a potência poderia ser um pouco maior comparado a algumas concorrentes mais recentes.
- Transmissão (4/5): A transmissão automática de seis marchas é suave e eficiente, complementando bem o motor. No entanto, uma caixa de marchas com mais relações poderia melhorar ainda mais o desempenho e a economia.
- Itens de Série (5/5): A Hilux SRX Plus vem muito bem equipada, com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo, bloqueio do diferencial, assistência de subida/descida e sistema multimídia JBL. A lista de equipamentos é bastante completa.
- Espaço Interno (4.5/5): O interior é espaçoso, confortável, com bancos de couro e acabamento de qualidade. Apesar disso, não traz grandes inovações comparado às versões anteriores.
- Conforto (4.5/5): O conforto foi melhorado, especialmente com a nova suspensão, que absorve bem as irregularidades. A posição de dirigir elevada e a qualidade do sistema de som JBL também adicionam ao conforto.
- Segurança (5/5): A Hilux SRX Plus é equipada com todos os principais itens de segurança ativa e passiva, como frenagem autônoma, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, além de airbags múltiplos.
- Eficiência Energética (4/5): Com uma média de 10,5 km/l, a SRX Plus mantém um consumo eficiente para uma pick-up diesel deste porte, alinhando-se bem com o que se espera do segmento.
- Manutenção (4/5): A Hilux tem uma reputação sólida de durabilidade e fácil manutenção, com ampla rede de concessionárias e serviços disponíveis, o que ajuda a reduzir o custo de manutenção a longo prazo.
- Design (4/5): O design externo segue a tradição da Hilux, com linhas robustas e detalhes cromados, mas sem mudanças significativas. A inclusão dos alargadores na caixa de roda e a bitola mais larga dão um visual mais imponente.
- Conectividade (4/5): O sistema multimídia JBL com tela sensível ao toque oferece boas funcionalidades, como conectividade Bluetooth e USB, mas poderia incluir mais recursos modernos de integração com smartphones.
- Custo x Benefício (4/5): O preço de R$ 335.300 oferece um bom pacote de equipamentos e desempenho, sendo uma escolha equilibrada entre as versões SRX e GR-Sport. A adição das melhorias de suspensão sem o aumento expressivo de preço torna a SRX Plus uma excelente opção para quem busca desempenho off-road e conforto.
Média geral: 4.5/5
A Toyota Hilux SRX Plus 2024 se destaca pela robustez, confiabilidade e melhorias significativas na suspensão, proporcionando mais conforto e estabilidade. É uma escolha sólida para quem busca uma pick-up bem equipada e estável, sem o custo elevado da versão esportiva GR-Sport.