quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Volkswagen Meteor Híbrido – Novo caminhão com eixo elétrico promete economia de combustível

Modelo estreia eixo traseiro elétrico de 200 cv, desenvolvido em parceria com a Suspensys, para contribuir com a descarbonização.

A Volkswagen apresentou seu novo caminhão híbrido Meteor, equipado com um inovador eixo traseiro elétrico de 200 cavalos, fornecido pela Suspensys, do Grupo Randon. A novidade integra a estratégia da montadora de reduzir as emissões e aumentar a eficiência energética no setor de transporte.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou um avanço significativo em sua linha de pesados com o lançamento do Meteor híbrido. O modelo, que combina motor a combustão com um eixo auxiliar elétrico de 200 cv, promete reduzir o consumo de combustível, proporcionando uma alternativa mais sustentável e econômica para o transporte rodoviário.

- Publicidade -

Desenvolvido em parceria com a Suspensys, empresa do Grupo Randon especializada em soluções para o transporte, o eixo traseiro elétrico utiliza tecnologia de ponta para capturar e armazenar energia em momentos específicos, como frenagens. A energia recuperada é usada para impulsionar o veículo em trechos onde a potência extra é necessária, reduzindo assim a dependência do motor a combustão.

A Volkswagen destaca que essa solução é um marco no setor de caminhões pesados no Brasil, sendo uma alternativa de transição para a eletrificação total. “O novo Meteor híbrido é nossa resposta para o desafio de descarbonizar o setor de transportes, mantendo a eficiência que nossos clientes precisam”, afirma o porta-voz da VWCO.

Além de trazer benefícios ambientais, o eixo elétrico de 200 cv representa uma melhoria de desempenho ao fornecer torque adicional nas subidas e partidas em aclives. Esse sistema híbrido é particularmente vantajoso para operações de transporte de longa distância, onde a economia de combustível tem impacto direto nos custos operacionais.

- Publicidade -

Segundo dados preliminares da Volkswagen, o novo Meteor híbrido pode reduzir o consumo de combustível em até 15% em condições ideais de operação. Esse ganho é obtido graças à sinergia entre o motor a diesel e o eixo elétrico, que atuam em conjunto de forma estratégica, maximizando o rendimento do veículo.

O processo de descarbonização tem sido uma prioridade para a Volkswagen, e o lançamento do Meteor híbrido reforça o compromisso da montadora com a sustentabilidade. O modelo chega em um momento crucial, em que o setor de transportes enfrenta pressão para reduzir as emissões e buscar alternativas mais ecológicas.

A Suspensys, responsável pelo fornecimento do eixo elétrico, é reconhecida por seu papel no desenvolvimento de componentes de alta tecnologia para o mercado de transporte pesado. A empresa explica que o sistema foi projetado para ser durável e eficiente, atendendo aos requisitos rigorosos de operação dos caminhões Volkswagen.

- Publicidade -

Com a introdução do eixo elétrico, o Meteor híbrido se destaca como uma das alternativas mais inovadoras do mercado nacional, representando uma nova etapa para a mobilidade sustentável. Essa parceria entre Volkswagen e Suspensys exemplifica a união entre tecnologia e sustentabilidade em prol de um futuro com menor impacto ambiental.

A expectativa é que o novo modelo esteja disponível para comercialização em breve, e a Volkswagen já sinaliza que pretende expandir a oferta de veículos híbridos em sua linha de pesados, visando consolidar sua posição de liderança no mercado de caminhões sustentáveis.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn