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Stellantis investe US$ 29,5 milhões em túnel de vento avançado para otimizar aerodinâmica de veículos elétricos

Principal diferencial do túnel de vento MGP é sua capacidade de simular condições reais de condução, mantendo os veículos estáticos durante os testes.

Stellantis investe US$ 29,5 milhões em tecnologia avançada de túnel de vento Moving Ground Plane (MGP) para melhorar a aerodinâmica de seus veículos elétricos.

A Stellantis, gigante automotiva, anunciou um investimento de US$ 29,5 milhões para aprimorar sua infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento com a instalação de um túnel de vento Moving Ground Plane (MGP) no centro técnico de Auburn Hills, Michigan, EUA. Essa nova tecnologia será fundamental para otimizar a aerodinâmica dos veículos elétricos da marca, o que impacta diretamente na eficiência energética e no aumento da autonomia das baterias, fatores cruciais para o futuro da mobilidade elétrica.

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O principal diferencial do túnel de vento MGP é sua capacidade de simular condições reais de condução, mantendo os veículos estáticos durante os testes. O sistema utiliza correias suspensas por almofadas de ar que permitem o movimento das rodas, além de uma correia adicional que simula o movimento longitudinal, replicando o comportamento do veículo nas ruas. Essa abordagem inovadora permite medições e melhorias mais precisas no desempenho aerodinâmico, uma vez que a resistência do ar gerada pelas rodas e pneus pode representar até 10% da resistência total ao avanço do veículo.

A eficiência aerodinâmica é um dos principais fatores que afetam a autonomia de veículos elétricos. Ao reduzir a resistência ao ar, a Stellantis consegue otimizar o consumo de energia dos seus veículos, proporcionando uma maior autonomia aos motoristas e, ao mesmo tempo, possibilitando uma redução no tamanho e peso das baterias, o que pode resultar em redução de custos. Mark Champine, vice-presidente sênior e chefe dos centros técnicos de engenharia da Stellantis na América do Norte, destacou a importância do investimento: “Reduzindo o arrasto aerodinâmico, melhoramos a autonomia dos veículos elétricos e, por consequência, a experiência de condução dos nossos clientes.”

Com o novo túnel de vento, a Stellantis estará ainda mais capacitada a testar a aerodinâmica de veículos de diferentes plataformas, incluindo os maiores modelos das linhas STLA Large e STLA Frame. A tecnologia MGP será especialmente útil para testar modelos híbridos e totalmente elétricos, que exigem um desempenho aerodinâmico altamente otimizado para alcançar maiores distâncias com menos consumo de energia.

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Outra inovação importante trazida pelo novo túnel de vento é a automação do processo de medição. No passado, ajustar as especificações de distância entre eixos e pista de rodagem poderia levar até duas horas em um túnel de vento tradicional. Agora, com a tecnologia MGP, esses ajustes podem ser feitos em apenas alguns minutos, com coleta de dados em tempo real e aumento da eficiência nos testes, o que acelera o processo de desenvolvimento dos veículos.

O túnel de vento da Stellantis, capaz de gerar ventos de até 257 km/h (160 mph), tem estado em operação contínua desde 2002 e agora passa a contar com um sistema ainda mais avançado. Sua capacidade de suportar testes de veículos maiores, como os da plataforma STLA Large, torna o centro de Auburn Hills um local chave para o desenvolvimento da próxima geração de veículos elétricos e híbridos da marca.

A estrutura do túnel é composta por uma plataforma de medição e uma mesa giratória, que juntas pesam 137 toneladas e estão apoiadas sobre uma fundação de concreto e uma estrutura de aço especialmente projetada. Com essa atualização, a Stellantis reforça sua posição como líder no desenvolvimento de veículos elétricos mais eficientes e sustentáveis.

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