A Volkswagen revelou hoje sua estratégia de longo prazo para 2030, destacando a produção de um modelo elétrico de entrada com preço de cerca de €20.000, além de planos para modernizar suas instalações e se tornar líder em mobilidade sustentável.
Em um encontro realizado hoje em Wolfsburg, Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen Passenger Cars, apresentou os detalhes de um plano audacioso para o futuro da marca, com ênfase em veículos elétricos acessíveis e em inovação na produção. A grande novidade foi a primeira prévia do modelo elétrico de entrada, que terá um preço de cerca de €20.000, prometendo tornar a mobilidade elétrica mais acessível ao público em geral.
“Com a conclusão das negociações em dezembro, colocamos o maior plano futuro da história da Volkswagen em ação. Nosso objetivo é tornar a e-mobilidade atraente para todos, o que é a nossa promessa de marca”, afirmou Schäfer, destacando o compromisso da Volkswagen com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. A marca planeja apresentar o show car do novo modelo elétrico em março de 2025, com o lançamento mundial da versão de produção programado para 2027.
O novo modelo será parte de uma família de veículos elétricos compactos, desenvolvidos com base na plataforma SSP (Scalable Systems Platform), a qual será a espinha dorsal da nova geração de carros da marca. De acordo com Schäfer, a produção deste modelo marcará um marco na fábrica de Wolfsburg, que será a pioneira na produção desta nova classe de veículos elétricos compactos.
Além do modelo elétrico de entrada, a Volkswagen também lançará, até 2027, nove novos modelos, incluindo a versão de produção do ID.2all, com preços a partir de menos de €25.000. A marca já vendeu mais de 1,35 milhão de veículos ID. desde 2019, incluindo cerca de 500.000 unidades do ID.3, e a projeção é de que os modelos elétricos representem uma parcela crescente das vendas da marca.
A Volkswagen também reafirmou seu compromisso com a fábrica de Wolfsburg, que continuará a ser o centro de inovação e produção para a marca, especialmente com o uso da plataforma SSP para a produção de novos modelos elétricos, como a versão elétrica do Golf e o T-Roc. O objetivo é tornar Wolfsburg o polo de produção da nova classe compacta totalmente elétrica, com metas de produção superando as 500.000 unidades por ano.
A estratégia da Volkswagen é parte do plano “Triple A” (Acelerar, Atacar e Alcançar), que busca tornar a marca líder tecnológica no segmento de veículos de volume até 2030. A meta é fortalecer a competitividade da marca, aumentando a eficiência de custos, expansão do portfólio de modelos e criando novas parcerias estratégicas. A empresa prevê que o futuro será dominado por carros elétricos acessíveis, com o objetivo de tornar a Volkswagen a líder global em mobilidade sustentável.