A ZF Aftermarket chega à Automec 2025 com um robusto ecossistema digital que promete elevar o padrão de serviços automotivos no Brasil, conectando oficinas, motoristas e fornecedores em uma jornada de inovação, capacitação e rentabilidade.
A ZF Aftermarket revelará, durante a Automec 2025, seu ecossistema exclusivo de soluções para o setor de reposição automotiva. Com foco em digitalização, conectividade e capacitação, a empresa apresentará atualizações nas plataformas ZF [pro]Amigo, ZF [pro]Manager e ZF [pro]Parts, que agora estão mais completas e intuitivas. As inovações têm como objetivo levar as oficinas ao próximo nível, facilitando desde o agendamento de serviços até a compra de peças e gestão de clientes.
O novo portal do ZF [pro]Amigo é um dos grandes destaques. Agora com navegação mais simples e identidade visual renovada, a plataforma gratuita de treinamentos conta com mais de 160 vídeos técnicos e certificados online. Com acessos disponíveis também para outros países da América do Sul, como Argentina, Peru e Chile, o programa deve impactar mais de 5 mil novos usuários somente este ano, com expectativa de emitir 10 mil certificados.
A ZF [pro]Academy complementa essa jornada de aprendizado com treinamentos pagos e aprofundados. Oferecidos de forma presencial e online, os cursos cobrem temas técnicos complexos como diagnóstico eletrônico — um processo que utiliza scanners para verificar sensores e sistemas dos veículos, identificando falhas antes que se tornem problemas graves.
Para conectar oficinas e motoristas de forma mais eficiente, a nova arquitetura da plataforma ZF [pro]Manager facilita o agendamento de serviços e oferece controle total da agenda de mecânicos, além de histórico de manutenção com base na placa do veículo. Em parceria com a ConceptBR, a integração com o Google agora permitirá que o cliente encontre oficinas próximas e agende atendimentos direto nos resultados da busca ou pelo Google Maps.
A experiência do usuário é reforçada por funcionalidades como análise de reputação, respostas a avaliações e envio de lembretes automáticos via WhatsApp. Segundo a ZF, oficinas com presença digital ativa podem aumentar em até 74% a confiança dos clientes, impactando diretamente na escolha do consumidor.
Outra novidade é o ZF [pro]Parts, plataforma de compras de peças que vem se consolidando como uma ferramenta essencial no dia a dia das oficinas. Inicialmente implantado em São Paulo como projeto-piloto, o marketplace já se expande para Santa Catarina e Minas Gerais, e deve ultrapassar 1.500 oficinas cadastradas até o final de 2025.
Com mais de meio milhão de anúncios, o ZF [pro]Parts permite compras com base na placa do veículo — facilitando a identificação correta dos componentes. O sistema lista todas as opções disponíveis com base na proximidade e preço, otimizando tempo e reduzindo erros na seleção de peças.
A logística da plataforma também é pensada para atender com agilidade: as lojas cadastradas estão, em sua maioria, a até 20 km das oficinas compradoras, o que permite entregas em até 90 minutos. A devolução de produtos é descomplicada, com garantia de reembolso rápido para não comprometer o fluxo de caixa das oficinas.
O acesso ao marketplace será exclusivo para oficinas que fazem parte da rede ZF [pro]Tech, mediante cadastro com CNPJ ativo e CNAE vinculado ao setor automotivo. Após a aprovação, o mecânico ou proprietário passará a ter acesso a todas as soluções do ecossistema, que também inclui as redes ZF [pro]Service (linha pesada) e ZF [pro]Tech (linha leve).
Com essas iniciativas, a ZF reafirma seu compromisso com a transformação digital da reparação automotiva, oferecendo não apenas produtos e serviços, mas ferramentas para que oficinas evoluam em eficiência, gestão e relacionamento com os clientes em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico.