Na Automec 2025, a Cummins reforça sua liderança no setor de energia e reposição automotiva com um portfólio voltado à sustentabilidade, economia circular e proteção contra peças falsas, incluindo lançamentos da linha ReCon e um novo sistema de embalagem com rastreio digital.
A Cummins está pronta para marcar presença de forma estratégica na Automec 2025, o maior evento de reposição automotiva da América Latina. Em um momento crucial para o setor, no qual sustentabilidade, segurança e eficiência operacional ocupam o centro das atenções, a multinacional apresenta um conjunto robusto de soluções voltadas ao pós-venda, com destaque para o combate à falsificação de peças, lançamentos da linha ReCon e tecnologia Euro VI.
A falsificação de peças automotivas ainda representa um desafio significativo no Brasil, especialmente no segmento de motores. Estima-se que o mercado de reposição de peças aplicadas a motores Cummins movimente R$ 1,1 bilhão por ano, sendo que entre 15% e 20% desse valor corresponde a componentes não genuínos — o que pode significar até R$ 220 milhões em peças de procedência duvidosa, comprometendo a segurança, eficiência e vida útil dos motores.
Para enfrentar esse problema, a Cummins apresenta uma nova embalagem com etiqueta holográfica de segurança, capaz de rastrear e validar cada componente diretamente pelo site oficial da marca. Desenvolvida por um fornecedor global exclusivo, a tecnologia impede a reutilização da etiqueta, adicionando uma camada extra de proteção contra fraudes.
Segundo Mariana Marcondes, líder do Negócio de Peças da Cummins Brasil, “temos identificado práticas no mercado que oferecem componentes como genuínos, mas que não são. Isso compromete diretamente o desempenho dos motores e a segurança dos clientes. A nova embalagem reforça nosso compromisso com a procedência e a qualidade.”
A empresa orienta que as compras sejam feitas exclusivamente pelos seis distribuidores autorizados no Brasil, que asseguram cobertura nacional, garantia de 12 meses sem limite de quilometragem ou horas, e o respaldo técnico da marca. Produtos adquiridos fora desses canais podem anular garantias e comprometer a integridade dos equipamentos.
A Cummins também investe na capacitação de sua rede, composta por mais de 30 pontos próprios, além de concessionárias e revendas autorizadas. Essa estrutura é apoiada por oficinas especializadas, treinamentos técnicos e workshops, que ajudam a identificar fraudes e a preservar a operação dos motores.
As peças genuínas Cummins são projetadas para suportar condições severas, com tolerâncias e materiais rigorosamente validados. Isso inclui itens como pistões, anéis, válvulas e camisas de cilindro, todos desenvolvidos com a mesma engenharia utilizada nos motores originais. Cada atualização técnica é refletida nos componentes de reposição, garantindo máxima performance e durabilidade.
Em contraste, o uso de peças não genuínas pode causar desgaste prematuro, perda de potência, aumento no consumo de combustível e falhas graves, o que eleva consideravelmente os custos operacionais com manutenções não programadas.
Outro grande destaque da Cummins na Automec é a linha de peças remanufaturadas ReCon, que reforça o compromisso da empresa com a economia circular. Entre os lançamentos estão injetores ReCon para motores Euro V ISB 4.5 e 6.7, e a ampliação da linha Backbone ReCon, que agora atende também os motores ISF e ISL.
A linha Backbone é uma solução de remanufatura padronizada, que reduz o número de part numbers ao reaproveitar componentes externos não críticos, o que diminui o estoque e simplifica a operação — um único código pode atender até 14 aplicações diferentes.
Com mais de 35 anos de presença no Brasil e 75 anos de atuação global, a ReCon representa uma solução ambientalmente responsável: a produção desses componentes consome 85% menos energia elétrica que uma peça nova e evita a emissão de mais de 90 mil toneladas de CO₂ por ano em escala mundial. Mais de 27 mil toneladas de material são recolhidas para reaproveitamento nos processos da Cummins.
Cada componente ReCon passa por um rigoroso processo de desmontagem, limpeza, inspeção e remanufatura, incluindo a substituição de todos os itens de desgaste, com garantia de 12 meses de fábrica e até 30% de economia em comparação com peças novas.
Fechando o pacote de soluções, a Cummins Emission Solutions (CES) apresenta o sistema de pós-tratamento Single Module, acoplado ao motor B6.7, que atende aos requisitos da norma Euro VI, em vigor no Brasil desde 2022. O módulo traz componentes como DOC, DPF, Mixer e SCR, todos disponíveis na rede autorizada e com foco em performance e manutenção simplificada.
Com patente modular, o sistema permite a substituição individual dos componentes, sem a necessidade de trocar o conjunto completo, resultando em redução de custos e agilidade na manutenção. O módulo também se destaca pelo tamanho compacto e baixo peso — 60% menor em volume e 40% mais leve que soluções convencionais.
Segundo Daniel Malaman, gerente de vendas da CES Brasil, “desenvolvemos essa tecnologia para aumentar a eficiência, reduzir os custos operacionais e simplificar a manutenção, especialmente para frotistas e operadores que priorizam o desempenho e a disponibilidade dos veículos.”