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ZF lança eixo TSA Narrow para tratores estreitos e celebra 700 mil eixos produzidos no Brasil

Fabricado em Sorocaba (SP), o novo eixo TSA Narrow foi desenvolvido para evitar danos às culturas e aumentar a produtividade no campo; transmissão TPT 20, sistema eTrac e novos componentes também estreiam na feira.

A ZF apresentou na Agrishow 2025 o TSA Narrow, novo eixo dianteiro estreito desenvolvido no Brasil para tratores de até 105 HP, voltado a culturas como café e frutas, marcando também a produção de 700 mil eixos na fábrica de Sorocaba (SP).

A ZF, fornecedora global de soluções para mobilidade, apresentou um novo produto estratégico durante a Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP): o TSA Narrow, um eixo dianteiro tracionado e estreito desenvolvido 100% no Brasil. O equipamento foi projetado especialmente para tratores utilizados em culturas de café e frutas, onde o espaço entre fileiras de plantio exige máquinas mais compactas e precisas.

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Com largura total de 1.340 mm e ângulo de esterçamento de 55°, o TSA Narrow se destaca pela capacidade de operar em lavouras com passagens estreitas, evitando o pisoteio das culturas e otimizando a produtividade. O novo eixo, voltado para tratores de até 105 HP, mantém a modularidade da família TSA (TerraSteerAxle), com estrutura leve, manutenção facilitada e alta eficiência energética.

O lançamento acontece em um momento especial para a ZF, que comemora quatro décadas da nacionalização dos eixos produzidos no Brasil e o marco de 700 mil unidades fabricadas na planta de Sorocaba (SP). “Esse resultado é fruto de um trabalho próximo ao campo, que nos permitiu desenvolver soluções sob medida para o produtor brasileiro”, afirma Silvio Furtado, vice-presidente da ZF América do Sul.

O Centro de Competência da ZF em Sorocaba, responsável pelo novo TSA Narrow, dispõe de estrutura de testes com mil metros quadrados, onde são simuladas condições reais do campo para validar a robustez dos produtos. A família TSA cobre tratores entre 60 e 260 HP e conta com recursos como sensores de esterçamento integrados ao GPS agrícola, maior distância do solo e menor consumo de combustível.

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Além do TSA Narrow, a ZF apresentou na Agrishow o eixo TSA23, que pode ter bitola reversível de até 3 metros, atendendo à cultura da cana-de-açúcar. O portfólio inclui ainda os eixos APL335 (até 90 HP) e AS3050 (135 HP), todos produzidos no Brasil com foco em robustez, economia operacional e adaptabilidade.

Outro destaque da feira foi a estreia no Brasil da transmissão TPT 20, projetada para tratores de até 205 HP. Com 30 marchas à frente e 15 à ré, ela oferece ainda modo overdrive, permitindo deslocamentos a 50 km/h com apenas 1.500 rpm, ideal para operações de transporte agrícola com menor consumo.

A ZF também apresentou o sistema eTrac, um acionamento elétrico auxiliar para implementos, como arados e transbordos. A tecnologia distribui a tração entre trator e implemento, garantindo maior eficiência, menor consumo e menos compactação do solo, podendo permitir o uso de tratores menores com o mesmo desempenho.

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Com foco em segurança e desempenho, a empresa revelou ainda uma linha completa de componentes hidráulicos e pneumáticos inéditos na Agrishow, incluindo pedal de freio modulador, válvulas eletro-hidráulicas e o sistema ECAS de suspensão eletrônica para pulverizadores, que aumenta a estabilidade mesmo com barras mais longas.

A ZF também trouxe para a feira eixos voltados ao setor de construção, como o Multisteer MS-B 3000 (dianteiro) e o Multitrac MT-B 3000 (traseiro), que resistem a altos picos de estresse operacional. As transmissões ERGOPOWER, conhecidas por sua flexibilidade e fácil manutenção, também foram exibidas, com design modular e até quatro velocidades no modelo exposto.

Com mais de 300 m² de exposição, a ZF demonstrou não apenas sua capacidade tecnológica, mas também o papel central que o Brasil desempenha no desenvolvimento de soluções para o agronegócio, do plantio à logística de transporte e manutenção.


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  • Eixo tracionado: componente que transmite potência às rodas dianteiras de um trator 4×4, garantindo melhor tração e desempenho em terrenos irregulares.
  • Overdrive: relação de marcha que permite o veículo operar em alta velocidade com rotações mais baixas, economizando combustível.
  • Suspensão ECAS: sistema eletrônico que controla automaticamente a suspensão a ar, melhorando estabilidade e conforto operacional em máquinas agrícolas.
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