O mês de abril de 2025 marcou a primeira queda nas vendas de veículos em comparação com o ano anterior desde o fim da pandemia, com retração de 5,5%, mas ainda apresentou alta de 7% em relação a março, impulsionada pela maior média diária de emplacamentos e pelo avanço dos veículos eletrificados.
Abril registra a primeira retração anual pós-pandemia – Com 196.454 veículos emplacados, o mercado automotivo brasileiro sentiu em abril de 2025 a primeira queda anual desde o fim da pandemia. O número representa recuo de 5,5% em relação a abril de 2024, reflexo do menor número de dias úteis (20 contra 22). Ainda assim, os dados apontam para um avanço de 7% frente a março, mês que teve o feriado de Carnaval em sua primeira quinzena.
Alta na média diária e impulso nas vendas diretas
A média diária de vendas teve desempenho positivo em abril, tanto no showroom (vendas de varejo nas concessionárias), que cresceu 7,4% com 103.176 unidades, quanto nas vendas diretas, que subiram 6,5% e somaram 93.278 veículos. Esses dados confirmam a resiliência do setor, mesmo diante de comparações anuais desfavoráveis.
Hyundai e Fiat se destacam entre as montadoras
No recorte por montadoras, a Hyundai foi o grande destaque, aumentando sua participação de 6,9% para 8,4%, um ganho expressivo de 1,5 ponto percentual. A Fiat, mesmo com avanço mais modesto (+0,7 p.p.), segue na liderança com 21,8% de participação, seguida por Volkswagen (16,4%), GM/Chevrolet (10,5%), Hyundai (8,4%) e Toyota (8,3%).
Renault, Nissan e GM registram queda de participação
Enquanto algumas marcas cresceram, outras perderam espaço. A Renault caiu 1,2 ponto percentual, seguida por Nissan (-1 p.p.) e GM (-0,5 p.p.), evidenciando uma redistribuição de forças no mercado nacional, com marcas asiáticas — especialmente as chinesas — ganhando cada vez mais relevância.
Vendas diretas seguem relevantes, mas showroom perde força
As vendas diretas representaram 47,5% do total em abril, praticamente estáveis em relação a março (47,7%) e acima dos 43,9% de abril de 2024. O dado mostra que, enquanto as empresas mantêm ritmo de renovação de frota, as vendas para o consumidor final nas concessionárias enfrentam maior dificuldade.
Veículos eletrificados alcançam quase 10% do mercado
Um dos destaques do mês foi o desempenho dos veículos eletrificados, que somaram 19.314 unidades, um crescimento de 9,7% em relação a março e impressionantes 28,5% frente a abril de 2024. Eles já respondem por 9,8% das vendas totais, mostrando forte aceitação do consumidor brasileiro por tecnologias mais limpas.
Destaques por tipo de eletrificação e modelos campeões
Entre os eletrificados, os híbridos plug-in (PHEV) lideram com 7.394 unidades (38,3%), seguidos pelos elétricos puros (BEV) com 4.869 (25,2%), híbridos leves (MHEV) com 4.804 (24,9%) e os híbridos convencionais (HEV) com 2.247 (11,6%). O BYD Dolphin Mini dominou entre os elétricos (44,7% da categoria), seguido pelo Fiat Fastback entre os híbridos leves (50,9%) e o Toyota Corolla Cross entre os híbridos convencionais (42,3%).
Marcas chinesas avançam no mercado nacional
As marcas chinesas continuam em trajetória ascendente no Brasil, com 7,9% de participação em abril — ligeiramente acima dos 7,7% registrados em março. A consolidação de nomes como BYD e GWM evidencia a força das fabricantes da China no segmento de eletrificados, reforçando uma transformação no cenário automotivo brasileiro.
Análise realizada pela Bright Consulting – Plataforma AutoDash. Consultoria especializada em inteligência competitiva, com foco na análise e projeção de dados do setor automotivo brasileiro.
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Showroom:
Refere-se às vendas feitas diretamente ao consumidor final nas concessionárias. Representa a comercialização tradicional, voltada para o varejo.
Vendas diretas:
São negociações feitas diretamente entre montadoras e empresas ou frotistas, com volumes maiores e menor margem por unidade, mas importante para o giro do mercado.
Powertrain:
Conjunto de sistemas responsáveis pela geração e transmissão de força nos veículos, incluindo motor, transmissão e, nos eletrificados, os componentes elétricos. A composição do powertrain define o tipo de propulsão do veículo (como BEV, PHEV, MHEV, HEV).