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Vendas de veículos eletrificados no Brasil crescem 6,6% no quadrimestre com destaque para híbridos plug-in

Com a liderança dos híbridos plug-in, o mercado brasileiro de veículos eletrificados avança, mesmo com mudanças nas regras e queda pontual em abril.

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil atingiram 54.683 unidades no primeiro quadrimestre de 2025, um crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionadas pela forte alta dos híbridos plug-in (PHEV), que representaram metade de todos os emplacamentos eletrificados.

O mercado brasileiro de veículos eletrificados segue em expansão, com destaque para os modelos híbridos plug-in (PHEV). No acumulado entre janeiro e abril de 2025, foram comercializadas 54.683 unidades de veículos eletrificados leves, um avanço de 6,6% sobre os 51.296 vendidos no mesmo período de 2024. O crescimento é ainda mais expressivo em comparação com 2023, quando foram emplacadas apenas 19.579 unidades — um salto de 180% em dois anos.

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Em abril, foram comercializados 14.759 veículos eletrificados, número que representa um leve crescimento de 2,6% sobre março de 2025 (14.380 unidades). Apesar disso, houve uma pequena queda de 2,9% em relação a abril de 2024, quando o total de vendas foi de 15.206. Essa retração pontual foi atribuída a fatores sazonais, como feriados prolongados em abril de 2025, e também à nova metodologia da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que passou a excluir os modelos micro-híbridos (MHEV) das estatísticas oficiais de eletrificados.

O grande destaque de 2025 tem sido o crescimento dos veículos PHEV, que combinam propulsão elétrica com motor a combustão interna, permitindo ao motorista rodar boa parte do tempo no modo elétrico, mas contar com o motor convencional quando necessário. Essa tecnologia tem conquistado os consumidores brasileiros por oferecer autonomia estendida e menor dependência da infraestrutura de recarga, ainda limitada em muitas regiões do país.

No primeiro quadrimestre de 2025, os PHEV representaram 50% das vendas de eletrificados no Brasil, com 27.442 unidades emplacadas. Isso representa um crescimento de 91% em relação ao mesmo período de 2024, quando esse tipo de veículo somou 14.367 unidades vendidas. O desempenho expressivo confirma a consolidação dos PHEV como a principal tecnologia eletrificada no país.

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Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o consumidor brasileiro já pode escolher a tecnologia mais adequada ao seu perfil de uso, algo impensável há poucos anos. Ele destacou que os motoristas de PHEV tendem a realizar a maior parte dos deslocamentos diários no modo 100% elétrico, utilizando o motor a combustão apenas em situações excepcionais, como viagens mais longas. Esse comportamento resulta em baixo consumo de combustível fóssil e maior eficiência energética no uso cotidiano.

A chegada dos modelos PHEV Flex, que utilizam etanol em vez de gasolina no motor a combustão, promete ampliar ainda mais a atratividade dessa tecnologia. Atualmente, a Caoa Chery já comercializa modelos com essa configuração, e a GWM se prepara para lançar suas opções em breve, apostando no apelo ambiental e econômico da combinação entre energia elétrica e biocombustível renovável.

Em termos de participação de mercado, os eletrificados responderam por 7,5% de todos os veículos leves vendidos no Brasil em abril de 2025, com 197.076 unidades totais no mês, segundo a Fenabrave. Os elétricos plug-in (BEV e PHEV) lideraram entre os eletrificados, com 85,5% do total (12.615 veículos). Desse total, os PHEV responderam por 53,5% (7.913 unidades), enquanto os elétricos puros (BEV) ficaram com 32% (4.702 unidades).

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Os BEV apresentaram uma queda de 30% em relação a abril de 2024, reflexo da transição tecnológica e da preferência crescente por veículos híbridos. Já os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 14,5% do total de eletrificados em abril de 2025, com 2.144 unidades. Entre eles, os HEV Flex — que podem ser abastecidos com etanol — representaram 8,9% (1.314 unidades), e os HEV, 5,6% (830 unidades), ambos com queda em relação a março.

Mesmo com a exclusão dos micro-híbridos das estatísticas oficiais da ABVE, os veículos MHEV continuam ganhando espaço. Foram 5.064 unidades vendidas em abril, alta de 43,5% sobre março. Desse total, 78% foram modelos com sistema de 12V e 22% com sistema de 48V. O MHEV representa uma hibridização leve, em que o motor elétrico auxilia o motor a combustão em momentos específicos, como partidas e retomadas, resultando em economia de combustível.

A distribuição das vendas também mostra a geografia da eletromobilidade brasileira. Em abril de 2025, 15 estados (56% do total) registraram crescimento nas vendas de eletrificados, enquanto 12 estados tiveram retração. São Paulo liderou o ranking municipal com 1.913 unidades, seguido por Brasília (1.467), Campinas (612), Rio de Janeiro (589) e Belo Horizonte (500).

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PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle): Veículo híbrido que combina motor elétrico e motor a combustão, com bateria que pode ser recarregada na tomada. Oferece autonomia elétrica para trajetos curtos e flexibilidade para viagens longas.

BEV (Battery Electric Vehicle): Veículo 100% elétrico, movido apenas por baterias. Necessita de recarga em estações específicas e não possui motor a combustão.

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle): Também conhecido como micro-híbrido, é um sistema leve que utiliza um pequeno motor elétrico para ajudar o motor a combustão em partidas e acelerações, sem rodar apenas no modo elétrico.

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