A Nissan está impulsionando a energia limpa em larga escala no Aeroporto Fiumicino, em Roma, fornecendo 84 baterias de segunda vida do Nissan LEAF para um Sistema de Armazenamento de Energia de Bateria (BESS) de 10 MWh. A iniciativa “Pioneer”, cofinanciada pelos Fundos de Inovação da União Europeia, faz parte do objetivo do aeroporto de atingir zero emissões líquidas até 2030, reforçando o potencial da tecnologia de veículos elétricos em “fim de vida” para além do uso automotivo. As baterias, requalificadas para alto desempenho, são projetadas para operar por mais 6 a 7 anos, e a Nissan assume total responsabilidade por sua reciclagem final.
A Nissan está desempenhando um papel fundamental na transição para a energia limpa no Aeroporto Fiumicino (Aeroporti di Roma – ADR), o maior centro de transporte internacional da Itália. A montadora está fornecendo baterias de segunda vida para um Sistema de Armazenamento de Energia de Bateria (BESS) de última geração, com capacidade total de 10 MWh. A Nissan contribuiu com 84 baterias de segunda vida do Nissan LEAF, totalizando 2,1 MWh de armazenamento de energia.
Essa iniciativa, denominada “Pioneer” e cofinanciada pelos Fundos de Inovação da União Europeia, integra o objetivo do Aeroporto Fiumicino de atingir zero emissões líquidas até 2030. O projeto demonstra o vasto potencial da tecnologia de veículos elétricos em “fim de vida” para fornecer energia limpa e flexível, extrapolando o uso veicular.
As baterias reutilizadas, modelos LEAF Gen 3 de 30 kWh e Gen 4 de 40 kWh, foram recuperadas de veículos com alta quilometragem e devoluções em garantia. Elas foram cuidadosamente requalificadas para atender a rigorosos padrões de segurança e desempenho. A Nissan estima que essas baterias permanecerão operacionais por mais de 6 a 7 anos no aeroporto, mesmo sob uso diário intensivo.
Soufiane El Khomri, diretor de energia da Nissan para a região da África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania (AMIEO), destacou: “Este projeto não apenas demonstra a viabilidade a longo prazo de baterias de veículos elétricos reaproveitadas em ambientes exigentes, mas também ressalta o compromisso da Nissan com o gerenciamento sustentável de baterias no fim de sua vida útil.” Ele enfatizou ainda que a Nissan está envolvida na integração técnica, simulação da vida útil e fornecimento de garantias de desempenho, além de assumir total responsabilidade pela reciclagem das baterias ao final do projeto.
O BESS da “Pioneer” está acoplado a um parque solar de 55.000 painéis solares, que fornecerá 31 GWh de energia renovável, confiável e limpa por ano aos terminais do aeroporto, além de serviços flexíveis para o local.
A Nissan possui um histórico de colaborações bem-sucedidas com a Loccioni, integradora de sistemas responsável pela integração das baterias no sistema da Enel, e a fornecedora de energia Enel. Projetos anteriores, como o ESS de Melilla (Espanha) e o sistema ESS do Nomadic Lab, já comprovaram a eficácia e confiabilidade da tecnologia de baterias de segunda vida da Nissan em fornecer soluções de energia estáveis e renováveis.
El Khomri conclui: “Estamos transformando resíduos potenciais em ativos energéticos valiosos. Nossa estratégia de reutilização não só apoia projetos industriais de grande porte, como o Aeroporto Fiumicino de Roma, mas também demonstra potencial para uso residencial, como reserva durante cortes de energia. À medida que continuamos a expandir a reutilização e a reciclagem de baterias, estamos avançando em nossa missão mais extensa rumo a um futuro mais limpo e com maior eficiência energética.”
Enrico Loccioni, presidente e fundador da Loccioni, ressaltou: “Com a Pioneer, construímos uma ponte entre dois mundos rumo à descarbonização: energia e mobilidade. No centro está sempre a qualidade, das pessoas, dos projetos, das inovações, o que é outra forma de dizer sustentabilidade.”
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BESS (Battery Energy Storage System) – Sistema de Armazenamento de Energia de Bateria, que acumula energia elétrica para ser utilizada posteriormente, ajudando a estabilizar a rede e integrar fontes renováveis.
Baterias de segunda vida – Baterias de veículos elétricos que, após atingirem o fim de sua vida útil em aplicações automotivas, são reaproveitadas para outras finalidades, como sistemas de armazenamento de energia estacionários.
Nissan LEAF – Um dos carros elétricos mais vendidos globalmente, conhecido por sua tecnologia de bateria.
Emissões líquidas zero – Meta de reduzir a emissão de gases de efeito estufa para o mínimo possível e compensar as emissões restantes por meio de remoção de carbono, resultando em um balanço zero.